Educação para as relações étnico-raciais: a urgência de diálogos formativos para proposições de práticas pedagógicas nas instituições de educação infantil

Autores

Palavras-chave:

Crianças negras, Formação continuada, Práticas pedagógicas, Relações étnico-raciais

Resumo

Este artigo tem como objetivos problematizar a formação continuada do(a) professor(a) na perspectiva da educação étnico-racial e investigar as possibilidades oferecidas pela formação profissional, enquanto balizadora para a reflexão e organização de proposições, práticas e experiências pedagógicas que contemplem a diversidade e pluralidade das infâncias negras. Esta investigação trata-se de uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico. Os resultados apontam para a presença de ideologias colonizadoras, processos paternalistas, adultocêntricos e de dominação étnico-racial na sociedade e nas instituições de educação infantil. A formação continuada na perspectiva das relações étnico-raciais, quando realizadas, constituem-se em instrumento relevante para a transformação das compreensões profissionais sobre a presença e educação da criança negra. Promove, ainda, a organização de uma práxis transformadora, que possibilite a construção de identidades negras potentes, que questionem as construções sociais estereotipadas e eurocentradas.

Biografia do Autor

Gicelma de Oliveira Cavalcante, Universidade do Estado da Bahia

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - PPGE/UFAL (2014). Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado Filho - UNIVERSO (2000). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus VIII (1997). Técnica em Música com ênfase em Canto Erudito, pela Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas - UFAL/ICHICA (2021). Professora no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia - Campus VIII/ Paulo Afonso desde 2001. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Colegiado de Pedagogia, Coordenadora do Colegiado de Pedagogia (2022-2024). Integrante do grupo de pesquisa FORPEC - Formação de Professores, Educação e Contemporaneidade (UNEB/CAMPUS VIII) e GEPECI (UFAL) - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Infância, atuando nos seguintes temas: Infância e Educação; Estágio Supervisionado na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental; Formação de Professores e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil; Educação etico racial para/na Educação infantil; Sociologia da Infância

Laíse Soares Lima, Universidade Federal de Alagoas

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial pela Universidade Candido Mendes (UCAM/PROMINAS). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL/Campus do Sertão). Professora Adjunta da área de Educação Infantil do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão. 

Cleriston Izidro dos Anjos, Universidade Federal de Alagoas

Professor Associado do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU/UFAL/Brasil), atuando na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CEDU/UFAL). Membro do Corpo Docente do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe (Angola). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2004), Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008), Doutorado em Educação pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (2015), Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2019) e Pós-Doutorado em Estudos da Criança pelo Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (2023). 

Flávio Santiago, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pesquisador em nível de pós-doutorado na Universidade Federal de Juiz de Fora. Realizou estágio de pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Educação na linha Ciências Sociais e Educação (2019) pela Universidade Estadual de Campinas com estágio na Università degli Studi di Milano Bicocca, Itália - com bolsa FAPESP , mestrado em educação na linha Ciências Sociais também pela UNICAMP - com bolsa CAPES, especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pela UNIMAIS (2021), Pedagogo pela Universidade Federal de São Carlos UFSCAR (2011), Geógrafo pela Faculdade Única (2021). Atualmente é pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI/ USP) e no Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI), também é professor de educação básica.

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Publicado

12-09-2025

Como Citar

de Oliveira Cavalcante, G., Lima, L. S., Anjos, C. I. dos ., & Santiago, F. (2025). Educação para as relações étnico-raciais: a urgência de diálogos formativos para proposições de práticas pedagógicas nas instituições de educação infantil . Revista Educação E Cultura Contemporânea, 22. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11399

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