https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/issue/feedRevista Educação e Cultura Contemporânea2025-05-29T00:00:00-03:00Roberto Cardoso Freire da Silvaroberto.csilva@professores.estacio.brOpen Journal Systems<p>The Educação e Cultura Contemporânea Journal (REEDUC)</p> <p>A Educação e Cultura Contemporânea divulga trabalhos inéditos de pesquisadores para ampliar o debate sobre os desafios postos à Educação pelas mudanças que caracterizam a cultura contemporânea. Mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, as publicações em português, inglês, francês e espanhol são ininterruptas desde 2004. Sua periodicidade foi trimestral até 2022, sendo que números extras foram publicados. A partir de 2023, passou a ser uma publicação contínua.</p> <p><br />São aceitos para avaliação resultados de pesquisas de caráter teórico e/ou empírico; revisão crítica da literatura de pesquisa educacional, tanto temática quanto metodológica; ensaios; resenhas críticas de livros; e entrevistas com profissionais da área de Educação ou áreas afins. Seu acesso é livre e gratuito, assim como não são cobradas taxas de autores.</p> <p><strong>Qualis/Capes Educação e Ensino:</strong> A2 (2017-2020)</p> <p><strong>ISSN online</strong> :2238-1279</p>https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1193264 YEARS OF Social Representations Theory in Brazil of Social Commitment2025-05-07T20:12:34-03:00André Felipe Costa Santosandrefelipecostasantos@gmail.comClarilza Prado Souzaclarilza.prado@gmail.comEdna Maria Querido de Oliveira Chamonedna.chamon@gmail.comPatrícia Ortiz Monteiropatricia.ortiz@unitau.br<p><em>Este ensaio examina o desenvolvimento e o compromisso social da Teoria das Representações Sociais (TRS) no Brasil ao longo de 64 anos (1961-2025), com foco na apropriação e reelaboração pela academia, especialmente em Psicologia Social e Educação. A reflexão coloca em relevo o papel da TRS como uma ferramenta crítica e transformadora, apta a desvendar as realidades sociais e, particularmente, a contribuir para as análises das subjetividades no âmbito educacional e da saúde. O manuscrito também explora como os estudos brasileiros em representações sociais se consolidaram por meio de grupos de pesquisa e associações, impulsionando um movimento de resistência intelectual e inovação científica. Ao final, reforça-se o compromisso ético-político da TRS no Brasil, que visa não apenas compreender, mas também modificar as estruturas sociais injustas, com ênfase no papel fundamental da educação para a transformação social.</em></p>2025-05-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/about/submissionshttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11339O trabalho docente como profissão2025-01-17T15:15:39-03:00Ivis Chagas da Silvaivis.chagas@ufpe.brLaêda Bezerra Machadolaeda.machado@ufpe.br<p class="RECC04Resumo">Este artigo, de cunho teórico, discute o trabalho docente na Educação Básica como profissão a partir de seus quatro processos constituintes, a saber: profissionalização, profissionalismo, profissionalidade e professoralidade. Reconhecemos que mesmo sendo processos autônomos, eles sugerem uma tétrade, cuja finalidade é promover o diálogo e a força política docente na luta por valorização social. Com base em fontes primárias como Souza (2004), Freire (2021), Enguita (1991), Tardif (2000), entre outros, destacamos o atual cenário de desencantamento docente no que tange a imagem (e autoimagem) do professor e a fragilidade com a qual os processos constituintes dessa profissão são tratados politicamente no Brasil. Consideramos que essa fragilidade intenta à necessidade de políticas públicas eficazes à força política docente, bem como mais estudos nessa área, reforçando que o professor é um profissional legítimo, e que sua veia política se inicia na formação inicial.</p>2025-06-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/about/submissionshttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11398Interpretando o TikTok: limiar crítico entre o canto das sereias e a obsolescência da escola 2024-10-07T11:10:16-03:00Fernando Lionel Quirogafernando.quiroga@ueg.brDiogo Assis Moreiradiogomoreira@egresso.ufg.brAdriana Sodré de Assis dri.sodre.assis@gmail.com<p>Este ensaio discute o impacto das tecnologias digitais nas sociedades contemporâneas, focando na transmissão algorítmica da cultura e sua capacidade de modelar a cognição. O TikTok é analisado como uma expressão de cultura imagética, destacando seu papel como sucessor de tecnologias como televisores e videogames. A ausência de regulamentação permite uma cultura visual dinâmica e, muitas vezes, descontrolada. O ensaio aborda a necessidade de uma análise crítica do TikTok como uma mídia de cultura imagética, considerando seu impacto na produção e consumo cultural. É crucial promover uma cultura imagética saudável e enfrentar os desafios do uso responsável das tecnologias digitais. A educação tem um papel fundamental na conscientização crítica sobre os usos e consequências dessas plataformas. Famílias, escolas, sociedade e políticas públicas devem se unir para garantir um ambiente online seguro e saudável, especialmente para jovens usuários.</p>2025-06-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/about/submissionshttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11492Crianças indígenas no Brasil:qual a contribuição das pesquisas em educação para a vivência da infância no contexto escolar?2024-11-23T23:51:51-03:00Khadija Xavier dos Santoskhadija.santos@delmiro.ufal.brMônica Regina Nascimento dos Santosmonica.santos@delmiro.ufal.brSuzana Santos Libardisuzana.libardi@palmeira.ufal.br<p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho apresenta como crianças indígenas são retratadas no Brasil em pesquisas científicas da área da Educação. Executamos um recorte de pesquisa aplicado aos dados de um levantamento bibliográfico mais amplo (que contemplou também as áreas da Psicologia, Antropologia e Sociologia). Selecionamos 192 revistas científicas nacionais, sendo 80 da Educação. Oito descritores foram buscados nos resumos dos artigos, gerando mais de 6 mil ocorrências de artigos, sendo mais de 3 mil da Educação. Refinamos os resultados, especificamente da área da Educação: apenas 27 artigos tratam sobre crianças/infâncias indígenas. Analisamos o conteúdo dos artigos detalhadamente para visibilizar tais iniciativas dentre ao volume ainda ínfimo de artigos publicados sobre o assunto.</span></p>2025-06-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/about/submissionshttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11359Educação em Tempos de Pandemia: 2024-05-27T22:11:59-03:00Benilda Miranda Veloso Silvabenildaveloso@hotmail.comJurivaldo Costa Oliveirajurivaldocoliveira@gmail.com<p>O objetivo deste estudo é descrever a perspectiva dos discentes do 3º ano do Ensino Médio Técnico, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/<em>Campus </em>Cametá, em relação ao uso das ferramentas no aplicativo do <em>Google Workspace For Educations</em>, voltadas para o uso no contexto educacional. Para a coleta de dados, foi usado um questionário virtual, elaborado no aplicativo Formulários Google, que gerou um <em>link</em>, disponibilizado no grupo <em>online</em> que os discentes fazem parte. Com propósito de fundamentar a pesquisa foram consultados autores, como Beherens (2000), Vygotsky (1989), entre outros. A pesquisa é qualitativa que permite mostrar os recursos que favorecem a educação, por possibilitar atividades colaborativa, interacionismo entre os agentes e o <em>feedback</em>, no intuito de propor melhorias. Para os discentes, o principal problema está relacionado com a conexão de internet, pois muitos não dispõem de boa conexão que é um fator necessário para o uso dos recursos.</p>2025-06-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/about/submissionshttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11597Para a garantia dos direitos humanos na educação: 2024-11-03T18:43:21-03:00Kylderi Lima dos Santos Domingosdomingos.kylderi@gmail.comDagmar de Mello e Silva dmesilva@id.uff.br<p>As discussões em torno da nova BNCC se constituem por uma multiplicidade de enunciados que apresentam as mais diversas perspectivas do que seja uma educação crítica. Neste artigo procuramos priorizar alguns tensionamentos a respeito do conceito de educação crítica, posto na BNCC, partindo da concepção moderna da Bildung para, em seguida, defendermos uma proposta curricular pós-crítica, a fim de contemplar uma formação humana, que reconheça as diferenças que se apresentam nas experiências de corpos subalternizados e oprimidos socialmente, propondo novas possibilidades epistemológicas engajadas com as questões políticas que atravessam o nosso tempo. Um tempo em que as discussões em torno das normas e dos corpos precisam extrapolar as fronteiras de uma corponormatividade e de afetos aliados à “fabricação dos gêneros inteligíveis”, reiterados por regimes sexuais reguladores da vida. Consideramos importante destacar que esta proposta reflexiva não pretende realizar uma análise aprofundada da BNCC, mas sim, colocar em debate o conceito de educação crítica presente em seu texto. Outrossim, devemos esclarecer que esta escrita, consiste em um ensaio teórico que não tem a intenção de apresentar objetivos e resultados como em uma pesquisa dentro dos princípios cartesianos, pois, entendemos que o ensaio teórico é um modelo acadêmico de escrita stricto sensu que busca realizar uma abordagem reflexiva e exploratória, voltada para o desenvolvimento de ideias.</p>2025-06-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/about/submissionshttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11275A roda de conversa enquanto estratégias de aprendizagem na Educação Popular em Saúde2024-06-06T16:14:55-03:00Ernande Valentin do Pradoernande.prado@gmail.comRenan Soares de Araújosangrelatinoamericano@gmail.comLuciana Moura Mendes de Limalumouramendes@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">A roda de conversa promove o diálogo, a troca de conhecimentos, facilita a comunicação e a aprendizagem coletiva. Ao longo dos anos ela tem se tornado mais popular, ao mesmo tempo em que alguns de seus princípios não estão sendo totalmente considerados. Nessa perspectiva, o objetivo deste artigo é discutir algumas ideias sobre a Roda de Conversa, desenvolvidas na Rede de Educação Popular em Saúde, como parte do Movimento Nacional de Educação Popular em Saúde e propor reflexões sobre o modo de organizar e promovê-la. No artigo destacamos a história e as bases teórica e prática da roda de conversa, sugerimos composições possíveis e realizamos considerações importantes para o entendimento e uso da roda. Além disso, citamos as experiências do Apoio Institucional em saúde da Paraíba, na utilização da roda de conversa como método preferencial em suas ações educativas e pedagógicas. </span></p>2025-06-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/about/submissionshttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11437Qualidade da educação e a formação dos professores: entendimentos e desafios2024-09-19T23:19:43-03:00Filipe Ferreira Martinsfilipesix1234@yahoo.com.brSonia Regina Mendes dos Santosprofsmende@gmail.comLaelia Portela Moreiramoreira.laelia@gmail.com<p>A qualidade da formação que os professores recebem vem sendo associada à qualidade do ensino que é oferecida aos alunos no contexto das escolas e, por consequência, ao sucesso escolar. No escopo da temática da formação de professores, arena de profundos debates e críticas, observa-se no discurso, especialmente de organismos e instituições internacionais, argumentos em defesa da relevância da “boa formação” como imprescindível para a oferta de uma educação dita “de qualidade”. Esse ensaio teórico discute os diferentes posicionamentos sobre a qualidade na educação e as expectativas depositadas na formação continuada dos professores a partir da seleção de autores que contribuem para a reflexão do tema. Observa-se a centralidade da responsabilização dos docentes em detrimento de uma perspectiva mais ampla e integrada dos elementos que envolvem a qualidade. Cabe reiterar a perspectiva de continuidade dos processos formativos como relevantes no que se refere a autonomia docente e quanto aos demais desdobramentos no processo ensino-aprendizagem. Contudo, dada a complexidade da teia de fatores que permeia e perpassa uma educação de qualidade, é preciso ultrapassar os discursos unidimensionais focados na formação continuada exclusivamente como suficiente e com repercussões diretas na qualidade da educação.</p>2025-05-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/about/submissionshttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11800Formação docente no Estado do Rio de Janeiro: 2025-02-21T08:07:03-03:00Andréa Villela Mafra da Silvaandreamafra.iserj@gmail.com<p>Como estão organizados, curricularmente, os cursos de formação de professores no Estado do Rio de Janeiro? Atualmente, quais devem ser os componentes curriculares essenciais no processo formativo docente que contemple o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto de sala de aula? Este trabalho busca responder a estas questões, tendo como objetivo analisar as imbricações entre formação inicial de professores no Estado do Rio de Janeiro, nomeadamente, no que se refere, ao uso intensivo das TDIC na Educação. Metodologicamente, a interpretação do corpus documental está amparada na análise faircloughiana por focalizar não somente as relações de poder no discurso, mas, sobretudo, as práticas discursivas de uma sociedade ou de uma instituição. Os resultados revelam que ainda existem lacunas quanto à articulação entre teoria e prática, baixa oferta de disciplinas no campo das TDIC, além de adequação insuficiente dos currículos às demandas contemporâneas.</p>2025-05-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/about/submissionshttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11645Contradições do direito à educação na Política de ampliação da jornada escolar no Ensino Fundamental (anos iniciais) do Recife2025-01-17T11:39:20-03:00Sarah Porto da Paixão Barbosa Pereirasarah.portop@gmail.comCibele Maria Lima Rodriguescibele.rodrigues@fundaj.gov.br<p><span style="font-weight: 400;">O presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise da contradição do direito à educação na política de jornada ampliada no ensino fundamental anos iniciais na rede municipal do Recife. Trata-se de um estudo de caso. Realizamos entrevistas com: uma parte da equipe da Secretaria de Educação do município; as gestoras das escolas; análise dos documentos da política. Na análise dos dados, utilizamos Análise Textual Discursiva - ATD (Moraes e Galiazzi, 2006). Na atual gestão, o Programa Municipal de Educação Integral foi instituído pela Portaria n° 2103 de 27 de dezembro de 2019. A política de educação integral municipal se baseia nos discursos da Nova Gestão Pública (NGP), lógica neoliberal (Verger e Normand, 2015). O currículo tem como centralidade a “adesão à BNCC” e busca por resultados. Há ausência da perspectiva da formação integral. A educação possibilita mudanças na estrutura social, quando posta como direito, que não é realizada na política em questão.</span></p>2025-05-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/about/submissionshttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11596Tecnologias digitais assistivas para discentes com deficiência visual2024-11-03T21:27:57-03:00Mariluce Groba Andres Ribeiromarilucegrobaandres@gmail.comHaydéa Maria Marino de Sant’ Anna Reishaydeareis@gmail.com<p><span class="s22"><span class="bumpedFont15">O</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15"> uso de tecnologias digitais de acessibilidade (TDA) e a educação inclusiva </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">são</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15"> direitos humanos fundamentais de sujeitos com deficiência visual (DV)</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">, como preconiza </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">a legislação</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15"> e a Organização dos Direitos Humanos</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">, </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">que se empenha pela proteção desses direitos e a extinção de suas violações.</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15"> Para problematizar a temática, este estudo se </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">fundamenta</span></span> <span class="s22"><span class="bumpedFont15">n</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">a legislação nacional referente à educação inclusiva e </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">investiga </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">as TDA em uso por alunos </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">no ensino</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15"> para traçar um panorama sobre os desafios e perspectivas da garantia dos direitos humanos de alunos </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">com DV </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">no Brasil.</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15"> Apesar dos avanços positivos relacionados à educação inclusiva normatizados no Brasil desde a Constituição Federal </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">e, principalmente, </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">n</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">, é possível enxergar barreiras e desafios ao desenvolvimento integral dos alunos com DV</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">: a falta de formação dos profissionais da educação sobre </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">inclusão</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">; </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">pouco </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">conhecimento acerca das TDA para alunos com DV por parte d</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">os</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15"> docentes; </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">e </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">a </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">urgente </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">ampliação dos recursos tecnológicos escolares. </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">Ainda assim</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">, </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">vê-se </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">que a temática é cada vez mais explorada pela comunidade científica, e com o aporte teórico </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">da</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">s políticas públicas de inclusão de alunos com DV, a perspectiva para a garantia dos direitos humanos na área educacional para esses alunos é positiva.</span></span></p>2025-05-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/about/submissions