https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/issue/feed Revista Educação e Cultura Contemporânea 2025-05-29T00:00:00-03:00 Roberto Cardoso Freire da Silva roberto.csilva@professores.estacio.br Open Journal Systems <p>The Educação e Cultura Contemporânea Journal (REEDUC)</p> <p>A Educação e Cultura Contemporânea divulga trabalhos inéditos de pesquisadores para ampliar o debate sobre os desafios postos à Educação pelas mudanças que caracterizam a cultura contemporânea. Mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, as publicações em português, inglês, francês e espanhol são ininterruptas desde 2004. Sua periodicidade foi trimestral até 2022, sendo que números extras foram publicados. A partir de 2023, passou a ser uma publicação contínua.</p> <p><br />São aceitos para avaliação resultados de pesquisas de caráter teórico e/ou empí­rico; revisão crí­tica da literatura de pesquisa educacional, tanto temática quanto metodológica; ensaios; resenhas crí­ticas de livros; e entrevistas com profissionais da área de Educação ou áreas afins. Seu acesso é livre e gratuito, assim como não são cobradas taxas de autores.</p> <p><strong>Qualis/Capes Educação e Ensino:</strong> A2 (2017-2020)</p> <p><strong>ISSN online</strong> :2238-1279</p> https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11932 64 YEARS OF Social Representations Theory in Brazil of Social Commitment 2025-05-07T20:12:34-03:00 André Felipe Costa Santos andrefelipecostasantos@gmail.com Clarilza Prado Souza clarilza.prado@gmail.com Edna Maria Querido de Oliveira Chamon edna.chamon@gmail.com Patrícia Ortiz Monteiro patricia.ortiz@unitau.br <p><em>Este ensaio examina o desenvolvimento e o compromisso social da Teoria das Representações Sociais (TRS) no Brasil ao longo de 64 anos (1961-2025), com foco na apropriação e reelaboração pela academia, especialmente em Psicologia Social e Educação. A reflexão coloca em relevo o papel da TRS como uma ferramenta crítica e transformadora, apta a desvendar as realidades sociais e, particularmente, a contribuir para as análises das subjetividades no âmbito educacional e da saúde.&nbsp; O manuscrito também explora como os estudos brasileiros em representações sociais se consolidaram por meio de grupos de pesquisa e associações, impulsionando um movimento de resistência intelectual e inovação científica. Ao final, reforça-se o compromisso ético-político da TRS no Brasil, que visa não apenas compreender, mas também modificar as estruturas sociais injustas, com ênfase no papel fundamental da educação para a transformação social.</em></p> 2025-05-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/about/submissions https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11437 Qualidade da educação e a formação dos professores: entendimentos e desafios 2024-09-19T23:19:43-03:00 Filipe Ferreira Martins filipesix1234@yahoo.com.br Sonia Regina Mendes dos Santos profsmende@gmail.com Laelia Portela Moreira moreira.laelia@gmail.com <p>A qualidade da formação que os professores recebem vem sendo associada à qualidade do ensino que é oferecida aos alunos no contexto das escolas e, por consequência, ao sucesso escolar. No escopo da temática da formação de professores, arena de profundos debates e críticas, observa-se no discurso, especialmente de organismos e instituições internacionais, argumentos em defesa da relevância da “boa formação” como imprescindível para a oferta de uma educação dita “de qualidade”. Esse ensaio teórico discute os diferentes posicionamentos sobre a qualidade na educação e as expectativas depositadas na formação continuada dos professores a partir da seleção de autores que contribuem para a reflexão do tema. Observa-se a centralidade da responsabilização dos docentes em detrimento de uma perspectiva mais ampla e integrada dos elementos que envolvem a qualidade. Cabe reiterar a perspectiva de continuidade dos processos formativos como relevantes no que se refere a autonomia docente e quanto aos demais desdobramentos no processo ensino-aprendizagem. Contudo, dada a complexidade da teia de fatores que permeia e perpassa uma educação de qualidade, é preciso ultrapassar os discursos unidimensionais focados na formação continuada exclusivamente como suficiente e com repercussões diretas na qualidade da educação.</p> 2025-05-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/about/submissions https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11800 Formação docente no Estado do Rio de Janeiro: 2025-02-21T08:07:03-03:00 Andréa Villela Mafra da Silva andreamafra.iserj@gmail.com <p>Como estão organizados, curricularmente, os cursos de formação de professores no Estado do Rio de Janeiro? Atualmente, quais devem ser os componentes curriculares essenciais no processo formativo docente que contemple o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto de sala de aula? Este trabalho busca responder a estas questões, tendo como objetivo analisar as imbricações entre formação inicial de professores no Estado do Rio de Janeiro, nomeadamente, no que se refere, ao uso intensivo das TDIC na Educação. Metodologicamente, a interpretação do corpus documental está amparada na análise faircloughiana por focalizar não somente as relações de poder no discurso, mas, sobretudo, as práticas discursivas de uma sociedade ou de uma instituição. Os resultados revelam que ainda existem lacunas quanto à articulação entre teoria e prática, baixa oferta de disciplinas no campo das TDIC, além de adequação insuficiente dos currículos às demandas contemporâneas.</p> 2025-05-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/about/submissions https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11645 Contradições do direito à educação na Política de ampliação da jornada escolar no Ensino Fundamental (anos iniciais) do Recife 2025-01-17T11:39:20-03:00 Sarah Porto da Paixão Barbosa Pereira sarah.portop@gmail.com Cibele Maria Lima Rodrigues cibele.rodrigues@fundaj.gov.br <p><span style="font-weight: 400;">O presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise da contradição do direito à educação na política de jornada ampliada no ensino fundamental anos iniciais na rede municipal do Recife. Trata-se de um estudo de caso. Realizamos entrevistas com: uma parte da equipe da Secretaria de Educação do município; as gestoras das escolas; análise dos documentos da política. Na análise dos dados, utilizamos Análise Textual Discursiva - ATD (Moraes e Galiazzi, 2006). Na atual gestão, o Programa Municipal de Educação Integral foi instituído pela Portaria n° 2103 de 27 de dezembro de 2019. A política de educação integral municipal se baseia nos discursos da Nova Gestão Pública (NGP), lógica neoliberal (Verger e Normand, 2015). O currículo tem como centralidade a “adesão à BNCC” e busca por resultados. Há ausência da perspectiva da formação integral. A educação possibilita mudanças na estrutura social, quando posta como direito, que não é realizada na política em questão.</span></p> 2025-05-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/about/submissions https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11596 Tecnologias digitais assistivas para discentes com deficiência visual 2024-11-03T21:27:57-03:00 Mariluce Groba Andres Ribeiro marilucegrobaandres@gmail.com Haydéa Maria Marino de Sant’ Anna Reis haydeareis@gmail.com <p><span class="s22"><span class="bumpedFont15">O</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15"> uso de tecnologias digitais de acessibilidade (TDA) e a educação inclusiva </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">são</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15"> direitos humanos fundamentais de sujeitos com deficiência visual (DV)</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">, como preconiza </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">a legislação</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15"> e a Organização dos Direitos Humanos</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">, </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">que se empenha pela proteção desses direitos e a extinção de suas violações.</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15"> Para problematizar a temática, este estudo se </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">fundamenta</span></span> <span class="s22"><span class="bumpedFont15">n</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">a legislação nacional referente à educação inclusiva e </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">investiga </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">as TDA em uso por alunos </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">no ensino</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15"> para traçar um panorama sobre os desafios e perspectivas da garantia dos direitos humanos de alunos </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">com DV </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">no Brasil.</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15"> Apesar dos avanços positivos relacionados à educação inclusiva normatizados no Brasil desde a Constituição Federal </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">e, principalmente, </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">n</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">, é possível enxergar barreiras e desafios ao desenvolvimento integral dos alunos com DV</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">: a falta de formação dos profissionais da educação sobre </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">inclusão</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">; </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">pouco </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">conhecimento acerca das TDA para alunos com DV por parte d</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">os</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15"> docentes; </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">e </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">a </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">urgente </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">ampliação dos recursos tecnológicos escolares. </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">Ainda assim</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">, </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">vê-se </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">que a temática é cada vez mais explorada pela comunidade científica, e com o aporte teórico </span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">da</span></span><span class="s22"><span class="bumpedFont15">s políticas públicas de inclusão de alunos com DV, a perspectiva para a garantia dos direitos humanos na área educacional para esses alunos é positiva.</span></span></p> 2025-05-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/about/submissions