https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/issue/feedRevista Educação e Cultura Contemporânea2024-12-03T10:06:52-03:00Roberto Cardoso Freire da Silvaroberto.csilva@professores.estacio.brOpen Journal Systems<p>A Educação e Cultura Contemporânea divulga trabalhos inéditos de pesquisadores para ampliar o debate sobre os desafios postos à Educação pelas mudanças que caracterizam a cultura contemporânea. Mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, as publicações em português, inglês, francês e espanhol são ininterruptas desde 2004. Sua periodicidade foi trimestral até 2022, sendo que números extras foram publicados. A partir de 2023, passou a ser uma publicação contínua.<br />São aceitos para avaliação resultados de pesquisas de caráter teórico e/ou empírico; revisão crítica da literatura de pesquisa educacional, tanto temática quanto metodológica; ensaios; resenhas críticas de livros; e entrevistas com profissionais da área de Educação ou áreas afins. Seu acesso é livre e gratuito, assim como não são cobradas taxas de autores.</p> <p>The Education and Culture Contemporary Journal (REEDUC) has been supported by the Graduate Program in Education of Estácio de Sá University since 2004 without interruptions. REEDUC is a scientific journal that publishes results of theoretical or empirical research; critical reviews of educational research literature (thematic and methodological); essays; book reviews; interviews with education professionals or of related areas. The journal is open-access and free. There are no fees for the submission, evaluation and publication of texts.</p> <p><strong>Qualis/Capes Educação e Ensino:</strong>A2 (2017-2020)</p> <p><strong>ISSN online:</strong>2238-1279</p> <p>A <em>REEDUC</em> encontra-se indexada nas seguintes plataformas:</p>https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11470Formação continuada de professores do Ensino Médio: proposições a partir de uma revisão integrativa 2024-12-03T10:06:52-03:00Rita Buzzi Rauschritabuzzirausch@gmail.comNilton Bruno Tomelinniltonbt@sc.gov.brAriane Maira Terhorstariane.terhorst@univille.brAna Clara Lucri Alvesanaclaralucri53@gmail.com<p class="RECC04Resumo">O objetivo desta investigação consiste em elucidar proposições à formação continuada de professores do Ensino Médio a partir de uma revisão integrativa da produção científica da educação, publicada no Brasil nos últimos 10 anos. O suporte teórico sustenta-se, principalmente, nas ideias de Nóvoa (2023, 2022, 2009, 2002) e Imbernón (2011). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de revisão integrativa, com dados gerados no banco de teses e dissertações da CAPES e em artigos da ANPEd e <em>Scielo</em>. Os resultados apontam para a identificação dos movimentos recentes na Formação Continuada, sinalizando tendências metodológicas de investigação e lacunas a serem consideradas em futuras investigações. Apresenta proposições à formação de professores visando ampliar e aprofundar a discussão do futuro da profissão docente, bem como apontar indicadores que poderão subsidiar a enunciação de novas políticas públicas de Formação Continuada de professores do Ensino Médio no Brasil.</p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11354Cartas e amor para além da escravidão: Um diálogo com Isaac Forman, Juana de La Pátria e Esperança Garcia2024-05-03T17:48:40-03:00Mailsa Carla Pinto Passosmailsappassos@gmail.comFrancilene Brito da Silvaartlenha@ufpi.edu.br<p>Nosso objetivo com este artigo é discutir três cartas de pessoas escravizadas: Isaac Forman, um homem escravizado na América do Norte, Juana de La Pátria e Esperança Garcia, mulheres escravizadas na América do Sul. Questionamo-nos sobre qual o caráter responsivo destes discursos; quais responsabilidades evocam essas cartas ao ponto de nos provocar a reler o conceito de amor e de escravidão nas Américas. Para tanto, nos debruçamos sobre as missivas, transcrevendo-as, observando suas imagens e tipos de escrita, trazendo argumentos e contra-argumentos sobre estas responsividades-responsabilidades e amorosidades (BAHKTIN, 2003; hooks<a href="#_ftn1" name="_ftnref1"><sup>[1]</sup></a>, 2020), bem como, argumentando em relação aos elementos extralinguísticos, estabelecendo desta forma um diálogo entre as três cartas. Os resultados desse processo tornaram possível uma estrutura de acabamento textual em cinco atos: Sobre a escravidão nas Américas; Sobre Cartas e responsividades-responsabilidades; Isaac Forman, Juana de La Pátria; Esperança Garcia e Amor-coletivo. Concluímos que a escravidão, mesmo com todo investimento realizado para o processo de desumanização, não nos fez perder o que há de precioso em nossa humanidade.</p> <p> </p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1"><sup>[1]</sup></a> Gloria Jean Watkins escolheu o codinome “bell hooks” para si. A escritora-pesquisadora estadunidense preferia que o escrevêssemos em caixa baixa mesmo, por questões crítico-sociais de autoria, dentro de uma academia ainda classista-racista-machista.</p>2024-05-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11587Percursos da utopia de um projeto2024-08-31T11:50:28-03:00José Walter Silva e Silvasilva.walter@ifpb.edu.brJason Ferreira Mafrajasonmafra@gmail.comMaria Aparecida Costa dos Santoscida_costa@msn.com<p>Este breve estudo tem como objetivo refletir sobre avanços, retrocessos e perspectivas percebidos no campo da educação das relações étnico-raciais (Erer), entre 2003 e 2023, período de muitas expectativas devido à consolidação da Lei n.º 10.639/2003 e de outras tantas conquistas dos movimentos negros do país. Apoiados nos pressupostos da pedagogia do oprimido, em especial, a dialética denúncia/anúncio, indispensável à compreensão freiriana de utopia, momentos históricos importantes da política nacional foram conectados a fim de denunciar as reações da sociedade brasileira ao avanço das conquistas dos seus grupos minorizados, mas, também, para anunciar a superação dessa realidade, a partir, por exemplo, da institucionalização da Erer nas escolas e universidades, do fortalecimento dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas e da judicialização nos casos de descumprimento do acesso à formação socioeconômica, política e cultural nacional, a partir de perspectivas étnico-raciais.</p>2024-11-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11212Applying Problem-Based Learning in Management Schools2024-03-27T23:25:42-03:00Lygia Hryniewiczlygcosta@gmail.comFatima Bayma de Oliveirafatima.oliveira@fgv.brAnderson de Souza Sant'AnnaAnderson.santanna@fgv.brBreno Camisão Loyolabcloyola@gmail.com<p><em>The aim of this article is to discuss the potential of new pedagogical methodologies for enhancing management skills in management schools, as a complement to the traditional method. In this study, we adopted a bibliographic method to explore the concept, characteristics, and use of Problem-Based Learning teaching methodologies (PBL) in higher education courses, particularly in management schools. Moreover, we used a narrative research method, which included interviewing a Brazilian Professor with experience in implementing PBL teaching in a higher education institution. </em><em>Our study also describes a practical application of PBL at the Fundação Getúlio Vargas. The results showed that different methods reflect different multidimensional learning processes, whether intentional or not. In a constantly changing society, everything we share cognitively or emotionally becomes more complicated, as many of the values taught and learned do not correspond to the real world. </em><em>We emphasize that the traditional education method still holds a significant place in higher education courses due to its institutional importance, numerous certifications, and the investments made over the years. </em></p>2024-12-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11720Proposta de análise da pedagogia audiovisual em duas vertentes: mídia-educação e cinema-educação2024-11-23T11:59:09-03:00Mirna Juliana Santos Fonsecamirnajuliana@gmail.com<p class="RECC04Resumo">Atualmente o audiovisual está presente massivamente nas mídias informacionais, por conta do consumo individualizado e direcionado por algoritmos. Por conta disso, a escola é constantemente demandada a pensar pedagogias de letramento voltados para a formação de espectadores-cidadãos. O que altera o modo como os filmes ou vídeos são usados para educar é a existência de objetivos bem definidos e de uma pedagogia que oriente o trabalho a ser realizado com eles. Essa percepção tem levado pesquisadores e professores a desenvolverem o que chamamos neste texto de “pedagogia audiovisual” que, construída a partir de determinadas perspectivas teóricas, trata de metodologias que orientam a escolha dos filmes a serem exibidos em sala de aula, e de que forma fazer isso, além de atividades e objetivos que norteiam a produção audiovisual com estudantes.</p> <p class="RECC04Resumo"> </p>2024-11-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11385Mães podem pesquisar? Um estudo com narrativas digitais sobre maternidade e vida acadêmica2024-06-03T11:00:18-03:00Michelle Viana Trancosomichelle.viana.trancoso@gmail.comTania Lucía Maddalenatlmaddalena@gmail.com<p>O presente estudo se propõe a compreender os desafios enfrentados por mulheres mães na academia, amparados nas teorias feministas (Hollanda, 2018; Rago, 2013; Scavone, 2001) e nas bases teórico-epistemológicas da pesquisa narrativa (Souza, Martins, 2020; Josso, 2004), a partir de uma cartografia on-line (Carvalho; Pocahy, 2020). O artigo apresenta inicialmente os dados estatísticos sobre a parentalidade na ciência brasileira e, em seguida, se debruça sobre a cartografia on-line, que recupera histórias e narrativas de mulheres mães pesquisadoras. Dentre os achados da cartografia estão o dilema entre tornar-se mãe ou ser pesquisadora, além da sobrecarga daquela que decide ser mãe durante a empreitada científica. As hiperescritas de si (Maddalena, 2018) das mulheres mães pesquisadoras na rede social Instagram articulam-se como uma possibilidade de enunciação e visibilidade, revelando um cotidiano impregnado pela desigualdade de gênero nos espaços acadêmicos. Por fim, defende-se a necessidade de recuperar tais histórias para feminizar a ciência (Rago, 2001).</p>2023-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11337Que Educação Pública Queremos? Discussões Sobre Processo Educativo, Conflitos, Disputas e Possibilidades2024-05-22T21:27:19-03:00Francisco André Silva Martinsfrancisco.martins@uemg.brEdgard Leite de Oliveiraedgard.leite@ufv.br<p>O presente trabalho se materializa em forma de ensaio e traz, em seu bojo, um debate, que perpassa a realidade da educação pública brasileira, as instituições escolares e os processos formativos vivenciados cotidianamente, a partir de experiências vividas em salas de aulas da educação básica em Minas Gerais. Com o objetivo de fomentar uma reflexão sobre as potencialidades de uma educação mais humanizada, para formar sujeitos que estejam aptos a construir uma sociedade mais igualitária, partimos da discussão que, aponta o potencial formativo do conflito, da divergência de ideias e de concepções, bem como das disputas simbólicas na arena social. A construção do conhecimento crítico e com fins emancipatórios traz consigo potencialidades formativas da <em>práxis</em> e implica o entendimento das contradições sociais, das lutas empreendidas entre classes antagônicas, das identidades dos sujeitos educandos e dos seus lugares sociais. Possibilita ainda o fomento a intervenções na realidade social, que possam resultar em transformações efetivas.</p>2024-11-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11721A cidade moderna e a formação humana: narrativas de dissolução e resistência nos romances de formação franceses do século XIX 2024-11-23T11:55:42-03:00Thiago Leite Cabreratprcabrera@gmail.com<p>A partir da interpretação de romances de formação (<em>Bildungsromane</em>), este artigo discute, de um ponto de vista filosófico, como a urbanidade moderna moldou as transformações nos modos de formação humana na virada do século XVIII para o século XIX. Nesta tarefa, a hermenêutica gadameriana e as noções mumfordianas de cidade e megatécnica constituem o horizonte interpretativo. Examinam-se as trajetórias educativas de Julien, Lucien e Fréderic, os protagonistas respectivamente em <em>Le rouge et le noir</em>, de Stendhal (1830), <em>Illusions perdues</em>, de Balzac (1836-1846) e <em>Éducation sentimentale</em>, de Flaubert (1869), em que a saída da província rural rumo à cidade grande é um dos aspectos comuns. Sugere-se como os apelos sedutores da megatécnica moderna corporificada pela cidade parecem plasmar a formação dos três personagens</p>2024-12-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11498A dignidade da razão humana e o horizonte ético pela via da prudência2024-08-15T22:38:35-03:00Cintia Chung Marques Corrêacintia.chung@ucp.brFrancisco Juceme Rodrigues do Nascimentofrancisco.42240073@ucp.br<p class="RECC04Resumo">Neste texto, discutimos algumas das possíveis contribuições de Tomás de Aquino para a formação humana no contexto atual, a partir da relevância epistemológica de conceitos como a dignidade da razão humana, o horizonte ético e o itinerário existencial pautado na virtude da prudência. A argumentação foi elaborada com base no livro VIII da Suma Teológica, numa atitude metodológica de contextualizar sua época, as contribuições de Aristóteles e a elaboração de uma síntese da filosofia cristã, com base na unidade entre fé e razão. Apresentamos a perspectiva desse pensador, por ocasião dos 750 anos de sua morte, como um referencial pedagógico para os educadores que buscam na unidade da vida, formar pessoas comprometidas com a retidão de suas ações e o compromisso com o bem que humaniza as relações no cotidiano.</p>2024-11-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11281Contribuições da Educação 5.0 no processo formativo dos indivíduos e da sociedade: uma revisão integrativa de literatura2024-04-27T23:26:46-03:00Michelsch João da Silvamichelsch.joao@ifsc.edu.brCarla Denize Ott Felchercarlafelcher@gmail.comVanderlei Folmervandfolmer@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este estudo tem como propósito a investigação da literatura pertinente à Educação 5.0 e apontar contribuições dessa abordagem no contexto educacional, assim como na formação dos estudantes e da sociedade. Utilizando uma abordagem qualitativa, esta revisão integrativa examina dezessete artigos redigidos em língua inglesa, espanhola e portuguesa. A escolha da amostra foi feita a partir do portal de periódicos da CAPES. O estudo é orientado pela indagação: quais as contribuições da abordagem Educação 5.0 no processo formativo dos indivíduos e da sociedade? Dentre os aspectos destacados, ressalta-se a relevância da adoção de Tecnologias Digitais como instrumento pedagógico para a formação do cidadão e promoção do desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a vida no século XXI. Ao final, sugere-se a realização de novas pesquisas na área, especialmente no que concerne à capacitação dos professores para a utilização efetiva de ferramentas tecnológicas em ambiente escolar.</span></p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11207Cuidado das crianças em narrativas de avós: entre a disponibilidade e a necessidade2024-09-15T22:30:08-03:00Liana Garcia Castrolianagarciacastro@gmail.com<p class="RECC04Resumo">O presente artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado em educação, analisando narrativas de avós sobre o cuidado das crianças. Participaram da pesquisa sete avós e três avôs, moradores da cidade do Rio de Janeiro, e um do município de Niterói. Realizada durante a pandemia de Covid-19, a pesquisa teve como estratégia metodológica entrevista concedida por meio da plataforma Zoom. Nas análises, busca-se colocar duas perspectivas em diálogo: a que parte da compreensão do cuidado como ética, construída principalmente a partir da antropologia filosófica de Martin Buber e da psicanálise de Donald Winnicott; e a do cuidado como um trabalho exercido, em uma sociedade patriarcal, majoritariamente por mulheres, elaborada em estudos feministas desenvolvidos por Flávia Biroli, Nadya Guimarães, Helena Hirata, entre outras.</p>2024-12-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11292O ensino de História por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas2024-06-03T10:51:42-03:00Cinthia Midori Shimadacinthiashimada@gmail.comKellen Folladorkellenjf@usp.brKatiene Nogueira da Silvakatiene@usp.br<p>Este artigo analisa uma prática pedagógica baseada na metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas [ABP] aplicada com alunos do ensino médio no âmbito das disciplinas de História e de Estudos Sociais Brasileiros. Esse estudo abordou pontos relevantes e necessários sobre o conhecimento histórico e a importância da utilização da avaliação formativa. O relato desta experiência traz a descrição e análise da prática pedagógica desenvolvida com os estudantes e discute a avaliação formativa como uma aliada do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais justo e consciente. Ao analisar a prática pedagógica desenvolvida com os alunos, conclui-se que a aplicação de metodologias ativas com alunos do ensino básico é um meio de fomentar uma postura mais ativa e participativa nos estudantes.</p>2024-12-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11364Inteligência artificial na formação docente: uma revisão da literatura2024-06-14T01:25:43-03:00Mayke Franklin da Cruz Santosmayke.santos@estudante.ifgoiano.edu.brCleber Cezar da Silvacleber.silva@ifgoiano.edu.br<p class="RECC04Resumo"><span lang="PT-BR">Na era da informação, a evolução tecnológica impulsiona a presença da inteligência artificial (IA) em diversos setores, incluindo a educação. O objetivo desta pesquisa é analisar a abordagem da IA como conteúdo de formação docente, buscando compreender os métodos adotados e os fundamentos que motivam sua inclusão. Foi realizada uma revisão da literatura, a partir da base de periódicos da CAPES, com descritores "inteligência artificial" e ("formação docente" ou “formação de professores”), incluindo apenas artigos revisados por pares. A análise de sete artigos revelou que a inclusão da IA na formação docente é impulsionada pela crescente influência de ferramentas como o <em>ChatGPT</em>, que têm mudado a maneira como as pessoas ensinam e aprendem. Embora a formação em IA para docentes no Brasil esteja em estágios iniciais, a literatura traz possibilidades para explorar conceitos teóricos e práticos, adaptáveis a diversos contextos e níveis de maturidade de docentes em formação.</span></p>2024-09-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11255Características do bullying escolar: Scoping review2024-06-05T00:38:13-03:00Flavia Fernandes de Oliveiratabininha@gmail.comGiannina do Espírito-Santogiannina.es@gmail.comSilvio de Cassio Costa Tellessilviotelles@terra.com.br<p style="font-weight: 400;">Introdução: <em>Bullying</em> é uma forma de violência que se dá nas relações sociais dentro do campo escolar. No Brasil os estudos sobre <em>bullying</em> escolar começaram a ter uma maior atenção nos anos 2000. Objetivo: Realizar um levantamento das principais características do comportamento <em>bullying </em>escolar em estudos do Brasil e do exterior, através do <em>Scoping Review</em>. Método: Baseou-se no <em>Scoping Review</em> de Arksey & O'Malley (2005) Resultados: Foram encontrados em 20 estudos distribuídos entre quatro continentes: América, Ásia, Europa e Oceania. As principais características do <em>bullying</em> escolar encontradas são as físico-corporais, comportamentais, de gênero, étnico-raciais e socioculturais. Conclusão: As características do <em>bullying </em>escolar destacadas nas pesquisas se tornam um <em>habitus </em>devido à forma como os(as) estudantes agem, percebem e as incorporam dentro do campo escolar.</p>2024-10-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11343Desafios, estratégias e perspectivas de internacionalização em casa: impactos da pandemia em uma universidade alemã 2024-05-27T21:59:18-03:00Isabela Vieira Barbosamissvieira@gmail.comAndreza Ciprianiandrezac@furb.brMarcia Regina Selpa Heinzleselpa@furb.br<p class="RECC04Resumo">Esta pesquisa de natureza qualitativa e exploratória teve como objetivo analisar os impactos da pandemia em dois programas de internacionalização em uma universidade alemã. Utilizamos para a produção dos dados a entrevista semiestruturada em ambiente virtual e a técnica de análise de conteúdo. Participaram do estudo duas coordenadoras dos programas de internacionalização e um diretor do departamento de internacionalização. Como principais resultados destacamos o desafio na implementação de bolsas de estudo, workshops presenciais, e visitas a universidades parceiras durante o período de pandemia, resultando em atrasos e adaptações dos programas em andamento. Contudo, evidenciamos uma ascendência da perspectiva de internacionalização em casa, com estratégias centradas na mobilidade virtual, cursos online, cooperação acadêmica e de pesquisa e conferências virtuais.</p>2024-12-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10770Importância de vivências e experiências lúdicas: as vozes de diferentes personagens2024-06-25T15:25:54-03:00Mayra Emídio da Silvamayraemidio93@gmail.comMaria de Fátima Gomes da Silvafatimamaria18@gmail.comEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa acadêmica que teve por objetivo conhecer experiências lúdicas vivenciadas por pessoas de diferentes faixas etárias. Sobre os procedimentos metodológicos, fizemos opção pela abordagem qualitativa de pesquisa. Para a coleta de dados recorremos à história oral temática e à entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo temático-categorial. Os resultados permitiram concluir que as experiências lúdicas contribuem para melhorar a qualidade de vida de pessoas em diferentes faixas etárias e possibilitam a vivência da alteridade, pois favorecem o reconhecimento coletivo e torna o ser humano aberto à novas aprendizagens, além de possibilitar um envelhecimento mais saudável.2024-10-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10938O Portfólio e a formação docente: o que compreendem discentes em licenciatura em Química?2023-12-11T23:57:35-03:00Fernanda Monteiro Riguefernanda_rigue@hotmail.comTiago Amaral Salestiagoamaralsales@gmail.comAlice Copetti Dalmasoalicedalmaso@gmail.comEste estudo visa identificar e compreender as concepções de discentes na licenciatura em Química acerca da produção do Portfólio. Por intermédio de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou-se do instrumento formulário online, com objetivo de reunir as concepções dos/as mesmos/as acerca do Portfólio. As respostas foram analisadas por meio de Análise de Conteúdo, indo ao encontro das seguintes categorias: O Portfólio como cultivo de experimentação, liberdade e criação; O Portfólio como promotor de autoformação; O Portfólio como instrumento de qualificação de leitura, escrita e pensamento científico; e o Portfólio como instrumento avaliativo. Aponta-se à potência do Portfólio para habitar o espaço universitário sob a ótica de conduzir sentidos múltiplos às palavras, aos gestos, às emoções, às aprendizagens possíveis, assumindo a ampliação das possibilidades de entrelaçar experiências coletivas das disciplinas, do curso, juntamente com a subjetividade dos/as discentes.2024-10-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11353Numérique en formation : des mythes aux approches critiques2024-04-30T15:07:13-03:00 Cédric Fluckigercedric.fluckiger@univ-lille.fr<p>Cet article vise à discuter de la persistance de quelques mythes sur le numérique en éducation : l’existence même du « numérique » ; les effets du numérique ; la transformation des formations par le numérique. Après avoir montré l’existence de ces trois mythes dans un corpus de 9 textes institutionnels français récents (rapports parlementaires, texte de cadrage ministériel…), seront discutées les raisons pour lesquelles le discours bien plus nuancé de la recherche peine à se faire entendre, malgré des résultats de recherche anciens et convergents.</p>2024-04-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11355Tecnologias digitais de informação e comunicação na Educação: dos mitos às abordagens críticas 2024-04-30T16:33:21-03:00Cédric Fluckigercedric.fluckiger@univ-lille.frDiego Ferreiradiego.jorfer@professores.estacio.br<p>Este artigo visa discutir a persistência de alguns mitos sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), com especial foco nos recursos digitais: a existência das tecnologias digitais; efeitos das tecnologias digitais; a transformação das formações pelas tecnologias digitais. Depois de mostrar a existência desses três mitos, com base em 9 documentos institucionais franceses recentes (relatórios parlamentares, textos de orientação ministerial, entre outros), serão discutidas as razões pelas quais o discurso muito mais abrangente das pesquisas sobre o tema não tem sido assimilado pelos formuladores de políticas, apesar dos resultados de pesquisas antigas e convergentes.</p> <p> </p>2024-04-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10634Reflexos de um tempo "remoto" na atuação dos docentes universitários brasileiros2023-08-27T23:11:00-03:00Djanires Lageano Neto de Jesusnetoms@uems.brFlavinês Reboloflavines.rebolo@uol.com.brApós dois anos de implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), provocado pela pandemia da COVID-19, os professores retornaram às atividades presenciais. Nesse contexto, o objetivo geral deste artigo é apresentar resultados de uma pesquisa nacional sobre os reflexos na atuação do professor universitário, incluindo os níveis de estresse e das competências adquiridas com o uso exclusivo dos recursos das tecnologias digitais de informação e comunicação. A metodologia, de natureza quanti-qualitativa, descritiva, exploratória e comparativa, utilizou um questionário respondido por 584 professores em dois momentos distintos: durante e após o ERE. Os resultados apontaram níveis diferentes de estresses provocados pelo uso excessivo das tecnologias e que ao retornar as aulas presenciais; 34,8% dos docentes avaliaram que o ensino presencial poderia ser híbrido e 74,7% dos respondentes defendem o ensino presencial com a continuidade das ferramentas digitais.2024-05-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10460Trabalho no ensino fundamental e as influências na saúde do docente2023-12-08T15:10:37-03:00Vanessa Ramos Lourençolalexca36@gmail.comGeilsa Cavalcanti Valentegeilsavalente@gmail.comAdriana Loureiro da Cunhaadrianacunhaloureiro@gmail.comSuellen Gomes Barbosa Assadsuellengomesbarbosa@gmail.comObjetivo: refletir sobre a relação entre a profissão no ensino fundamental na escola pública e a saúde mental do docente. Método: trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, fundamentada nos conceitos da Psicodinâmica do Trabalho de Christophe Dejours, para compreender as influências do trabalho no ensino fundamental e os impactos na saúde mental do docente. Resultados e Discussão: partindo do conhecimento teórico da Psicodinâmica do Trabalho, as influências apontadas foram: a organização do trabalho, a sobrecarga de tarefas, desgastes do ambiente escolar, a falta de participação dos pais e responsáveis, e as vivências familiares dos discentes. Considerações finais: Identificou-se que os fatores característicos da profissão no ensino fundamental da escola pública, impactam na dinâmica dentro da escola e no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, gerando frustração do trabalho docente, consequentemente afetando a sua saúde mental.2024-04-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10732Grupo escolar Dr. Ubaldino do Amaral - Santo Antônio da Platina (1947-1948) um olhar por meio das fotografias2022-09-08T18:31:49-03:00Simone Garbelini Parro Pialarissisim.pialarissi@uel.brSimone Burioliprof.simone@uel.brProblematizar e apresentar a história das instituições educativas por meio das fotografias é o objetivo deste texto, uma vez que são poucas as possibilidades que se apresentam de contar a história do Grupo Escolar Dr. Ubaldino do Amaral em Santo Antônio da Platina. Enfatizamos a importância do uso da fotografia como fonte de pesquisa na História da Educação e retomamos a memória desta escola por meio de cinco fotografias encontradas no arquivo pessoal do professor Durval Pinto, que ocupou o cargo de diretor na referida instituição no período de 1947/1948. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa. A análise possibilitou identificar elementos presentes nas fotografias que permitiram olhar e interpretar a história e a memória do Grupo Escolar Dr. Ubaldino do Amaral.2024-05-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10726Política educacional e rateio da cota-parte do ICMS em estados do Nordeste2023-10-16T00:01:43-03:00Anderson Gonçalves Costaandersongoncalvescosta0@gmail.comEloisa Maia Vidaleloisamvidal@yahoo.com.brErineuda do Amaral Soareserineudasoares6@gmail.comAna Lúcia Félix dos Santosana.fsantos@ufpe.brO artigo discute a política educacional em cinco estados da região Nordeste que vinculam o rateio da cota-parte do ICMS a indicadores educacionais - Alagoas, Ceará, Pernambuco, Piauí e Sergipe - e analisa as leis que estabelecem os critérios, investigando os instrumentos, os contextos e a associação com as reformas educacionais nesses estados. De abordagem qualitativa, e natureza descritiva e explicativa, recorre a legislação educacional, a documentos técnicos oficiais e a revisão de literatura sobre o ICMS e a política educacional, adotando a perspectiva cognitiva das políticas públicas e a abordagem de instrumentos da ação pública. Conclui que a modernização da gestão educacional, vinculada à gestão para resultados, contribuiu para a decisão de articular economia e educação nesses estados e que as leis confirmam que o ICMS institucionaliza regras e normas precisas e prescritivas para os municípios e instala regimes de forte responsabilização educacional para os gestores municipais.2024-05-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10733Documentação Pedagógica e avaliação em contexto: diálogos na prática de professores da educação infantil2023-08-16T19:43:48-03:00Cleonice Maria Tomazzetticleoufscar@gmail.comGiovana Alonso Botegagyovanaalonso@hotmail.comJuliana Moreirajumoreira.educ@gmail.comEste artigo contempla a questão da avaliação na Educação Infantil abordando sua fundamental contribuição na prática pedagógica no que diz respeito à qualificação do trabalho desenvolvido junto às crianças e à formação dos professores. Buscou-se estabelecer um diálogo a partir de duas pesquisas realizadas em instituições de Educação Infantil em que a Documentação Pedagógica foi abordada visando a avaliação e a auto avaliação de professores e suas práticas. O referencial teórico das duas pesquisas vai ao encontro dos estudos sobre a infância, e a metodologia utilizada em ambas lhes confere um status participante, nas quais os pesquisadores estabelecem relação íntima com seus sujeitos de estudo, neste caso, crianças e professoras da Educação Infantil. Dentre os principais resultados, destaca-se a oportunidade instaurada pela Documentação Pedagógica de olhar para a infância em sua pluralidade, com respeito às crianças e às suas linguagens.2024-05-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11283O uso de uma sequência didática permeada pelas novas tecnologias digitais para o ensino dos números inteiros com foco no campo aditivo2024-06-05T01:02:52-03:00Daniel Mol Machadomachado.mol@gmail.comAna Paula Legey de Siqueiraanapaula.legey@gmail.comYanne Amaral da Silva Ferreirayanneasf@hotmail.comAndré Cotelli do Espírito Santocotelli.andre@gmail.com<p class="RECC04Resumo">Este artigo enfatiza uma pesquisa sobre o ensino-aprendizagem do campo aditivo com números inteiros, associado às dificuldades e metodologias de ensino. Dificuldades de compreender a ampliação dos números naturais para os inteiros, a forma como este conteúdo é repassado para os alunos em sala de aula e a necessidade de novas formas de aprendizagem, justificam o desenvolvimento deste estudo. O objetivo foi propor uma metodologia de ensino para abordar os conteúdos de números inteiros e suas operações no campo aditivo em turmas de 7°ano do Ensino Fundamental por meio da construção de uma Sequência Didática permeada pelo uso das novas tecnologias digitais, tendo como foco a elaboração de um material didático que oriente o docente em suas práticas pedagógicas. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram que as metodologias elaboradas para auxiliar o professor são eficazes, uma vez que a Sequência Didática promove um ensino sequenciado de qualidade</p>2024-06-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10729Educação de Jovens e Adultos: do analfabetismo aos desafios na sociedade capitalista2023-11-12T23:26:52-03:00Alcemir Martins Corrêapantanneiro@hotmail.comCélia Beatriz Piatticeliabpiatti@gmail.comO artigo, derivado de uma pesquisa de mestrado sobre o analfabetismo em territórios de assentamento, tem como objetivo, por meio de análise bibliográfica de autores da pedagogia histórico-crítica, ancorada no materialismo histórico-dialético, analisar os desafios educacionais presentes nas discussões acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Brasil. Para tanto, primeiramente, situamos um breve contexto dos processos históricos que desencadearam os cenários atuais e apresentamos os dilemas que impõem à EJA, uma condição marginalizada no bojo de interesses da classe dominante. Concluímos que o negacionismo instaurado pelo capital financeiro aos menos favorecidos, é traduzido nas desigualdades sociais dessas populações submetidas ao domínio. É necessário, de tal forma, refrear as contrariedades dos interesses econômicos e políticos. Contudo, rever a verdadeira função do professor e oportunizar a educação escolar com garantia do acesso ao conhecimento universalmente construído é o caminho mais viável para a possibilidade de mudanças.2024-06-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/9894Gêneros, Educação e Cultura Escolar: aspectos históricos e teóricos para uma pauta de discussões sobre os direitos das mulheres e a educação no Brasil2023-11-01T00:11:50-03:00Ana Laura Bonini Rodrigues de Souzaana.bonini@unesp.brRosane Michelli de Castror.castro@unesp.brFrancisco Arrais Nascimentofrancisco.arrais.nascimento@gmail.comAs relações dos gêneros no Brasil, onde se reproduz o sistema patriarcal, em um envolvimento capitalista, os quais usam dispositivos de controle social, ressaltando as mulheres nesse processo histórico cultural, as quais foram construídas como seres humanos inferiores do ponto de vista laboral docente. A feminização da profissão docente no Brasil, século XIX, configurou-se inicialmente como oportunidade de vida laboral pública às mulheres brancas e elitizadas, mas, também evidencia-se limitações de qualificação. Realizou-se uso de uma pesquisa bibliográfica, ancorada em relatos orais de professoras. Compreende-se que para a Educação Básica, em seus anos iniciais como um espaço feminino, houve um rearranjo da disposição dos dois gêneros no mundo do trabalho, e, o processo de transição monarquia - república, ressaltam reflexões para o processo de escolarização, abrindo espaço na agenda de dois movimentos sociais e apresentando uma "solução" para as demandas do movimento feminista por espaço e autonomia para as mulheres.2024-06-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10766Ensino de Ciências e Artes a partir da Leitura de Imagem Interdisciplinar: uma proposta formativa emancipadora e humanizadora2023-03-07T23:26:31-03:00Lilian Fávaro Alegrâncio Iwassecoordlilianfavaro@gmail.comCarla Emilia Nascimentocarlaemilia.nascimento@gmail.comJosie Agatha Parrilha da Silvajapsilva@uepg.comMarcos Cesar Danhoni Nevesmacedane@yahoo.comA imagem se impõe como a principal fonte documental da humanidade, isso porque os primeiros registros realizados se deram por imagem, servindo como instrumento de humanização ou de poder nas mãos da indústria cultural. O objetivo desse estudo é analisar a imagem A natureza - mediadora da comunicação entre o homem e o mundo da cultura de Francisco Brennand, a partir da Leitura de Imagem Interdisciplinar (LI²) e compreender suas contribuições para o Ensino de Ciências e de Artes, com vistas a formação crítica, reflexiva e emancipadora, em que a imagem atua como instrumento de humanização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. Os estudos proporcionaram a indicação de possíveis caminhos de discussão de conteúdos em ensino de ciências, a partir de uma abordagem orientada pelo aporte teórico do campo da arte e da interdisciplinaridade.2024-09-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10069Gestão da formação de professores no Brasil: perspectiva político-educacional de empobrecimento cultural2023-10-14T15:09:57-03:00Roberto Francisco de Carvalhocarvalho1917@gmail.comLagares Rosileneroselagares@uft.edu.brDoracy Dias Aguiar de Carvalhodoracy@uft.edu.brO texto aborda a política/gestão de formação de professores no Brasil a partir dos aspectos culturais e político-educacional com base nos resultados de uma pesquisa que abordou a formação de professores considerando o prisma ético-político ancorado na filosofia da práxis. Tem por objetivo explicitar, sob o ponto de vista cultural e político-educacional, a tendência instrumentalizadora na formação de professores sem desconsiderar a existência teórico-prática de perspectiva formativa crítica e emancipadora. O estudo toma como referencial teórico-metodológico a perspectiva crítico-dialética, utiliza-se da pesquisa bibliográfica e empírico/documental. A pesquisa revelou que, em grande medida, a formação dos professores e, consequentemente, de seus alunos, tem uma carga formativa centrada prioritariamente na dimensão instrumental administrativo-pedagógica e menos na dimensão substantiva político-cultural de cunho libertário e emancipador. Palavras-chave: Gestão da Formação de professores. Abordagem cultural e político-educacional. Instrumentalidade formativa. Formação emancipadora.2024-07-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11286Ressignificar a presencialidade:2024-04-07T23:59:18-03:00Renata Santosre.mga@hotmail.comPatrícia Mertzigpatriciamertzig@gmail.comCamila Mendonçateclacamila@hotmail.com<p class="p1">No período atual, pós-pandêmico, é imprescindível olharmos para o Ensino Superior para além de uma educação que se compreende apenas de maneira física e refletir sobre projeções que entendem o uso das tecnologias digitais como potencializadora para um ensino e aprendizagem fora da sala de aula. Nesse sentido, o presente texto discute de forma teórica e documental, o ressignificar da presencialidade física e virtual e corrobora com as tendências mundiais apresentadas no <em>Horizon Report</em> de 2020 e 2021. Concluímos que os modelos híbridos e multidisciplinares, a partir da ecologia de saberes, precisam ser entendidos como alternativas para o desenvolvimento do Ensino Superior no Brasil.</p>2024-08-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11208“Tive medo, mas como o tempo fui driblando os obstáculos": narrativa e constituição identitária docente2024-03-14T15:04:03-03:00Sílvia Adriana Rodriguessilvia.rodrigues@ufms.brVera Luísa Sousavera.luisa@ufms.brAlberto Albuquerque Gomesalbertofctunesp1990@gmail.comLeandro Aparecido de Souzaleandrosouza100@gmail.com<p>Temos o entendimento de que as experiências vividas podem se configurar em uma potente fonte de aprendizagem e de desenvolvimento; bem como que a narrativa delas é fundamental para nossa constituição como seres e para a construção de nossas identidades. Partindo de tais premissas, entre outras, trazemos no presente artigo um substrato da investigação, em andamento, que envereda pelos caminhos da pesquisa narrativa, desenvolvida de forma coletiva, no âmbito do Grupo de Pesquisa XXX, que tem como objetivo principal compreender as características constituintes da identidade e profissionalidade docente, envolvendo aspectos da formação e do desenvolvimento profissional em diferentes níveis de ensino, com a produção dos dados realizada com o uso de cartas. Nesse cenário, a discussão ora trazida apresenta as impressões coletadas com uma das participantes do estudo em pauta, que nos permitiu refletir sobre as vicissitudes da carreira docente, os seus altos e baixos, o confronto entre a idealização e a realidade, as conquistas e as angústias da profissão, assim como os caminhos, por vezes tortuosos, que são trilhados até a estabilização profissional.</p>2024-08-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11159 Entre-lugar nas Teorias de Gramsci e Moscovici: o sujeito psicossocial mediado pelo senso comum2023-09-20T11:29:47-03:00Suzzana Alice Lima Almeidasuzzanaalice@gmail.comMaria de Lourdes Soares Ornellasornellas1@terra.com.br<p>No trabalho apresentado, voltamos o nosso olhar para o senso comum, e, considerando a influência que esse conceito exerce nas obras de Gramsci e Moscovici, fomos em busca do entre-lugar que o sujeito ocupa ao falar e agir como coautor histórico das suas práticas sociais cotidianas, em que acontece a produção do pensamento social, nas obras dos dois autores. Realizamos uma pesquisa teórica, utilizando os livros basilares no desenvolvimento da teoria de cada autor, a exemplo dos <em>Cadernos do Cárcere</em> (GRAMSCI, 1975) e <em>A</em> <em>Psicanálise, sua Imagem e seu Público</em> (MOSCOVICI, 1979). O percurso metodológico teve aderência com paradigmas que comportam a mudança e a historicidade, buscando subsídios na teoria crítica e na filosofia da práxis gramsciana para respaldarem a análise dos dados. Com os resultados alcançados, elaboramos reflexões (des)construindo fundamentos apoiados em oposições e dicotomias, apresentando um sujeito psicossocial mediado pelo senso comum presente nas obras dos dois estudiosos.</p>2024-10-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11124O Assistente Social na Educação Profissional e Tecnológica: representações sociais de estudantes do Ensino Médio Integrado 2023-09-08T11:19:22-03:00Maria Rita Valões da Silvarita.valoes@pesqueira.ifpe.edu.brAndreza Maria de Limaandreza.lima@pesqueira.ifpe.edu.br<p>Atualmente, os Institutos Federais são o espaço de atuação mais ocupado pelos Assistentes Sociais na educação. Neste artigo, analisamos as representações sociais do Assistente Social construídas por estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – <em>campus</em> Belo Jardim. A Teoria das Representações Sociais, originada por Serge Moscovici, orientou a pesquisa. O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado em duas etapas. Na primeira, utilizamos a entrevista semiestruturada. Na segunda, o grupo focal. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Os resultados mostraram que os(as) estudantes representam o Assistente Social como o “profissional da Bolsa”. Esse conteúdo está relacionado à (re)configuração do trabalho desse profissional na educação brasileira. Esta pesquisa poderá favorecer o aperfeiçoamento dessa prática profissional no acompanhamento do percurso formativo dos(as) estudantes.</p> <p> </p>2024-09-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11370A Teoria das Representações Sociais encontra os Estudos Culturais na Indonésia: Buscando novas possibilidades para acomodar estudos emergentes sobre cultura2024-05-09T10:41:22-03:00Risa Permanadeli permana@sr-indonesia.orgAndré Felipe Costa Santosandrefelipecostasantos@gmail.com<p>A produção de conhecimento é sempre contextualizada de acordo com a cultura local. Este artigo aborda os estudos emergentes sobre cultura na Indonésia no final do século XX, conectados à história nacional. Ele destaca um movimento contrário à tendência anterior de adotar abordagens ocidentais em nome da modernização, ignorando cultura e história. O artigo destaca a Teoria das Representações Sociais e os Estudos Culturais, enfatizando como as representações contribuem para a formação da identidade e moldam percepções sociais. Ele explora a interconexão dessas abordagens e a necessidade de uma estratégia metodológica adaptada ao contexto cultural e histórico.</p>2024-05-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11366Social Representation Theory meets Cultural Studies in Indonesia: Seeking new possibilities to accommodate emerging studies on culture2024-05-09T10:05:51-03:00Risa Permanadeli permana@sr-indonesia.org<p>Knowledge production is always contextualized according to local culture. This article discusses emerging studies on culture in Indonesia in the late 20th century, connected to national history. It highlights a movement against the previous trend of adopting Western approaches in the name of modernization, ignoring culture and history. The article emphasizes Social Representations Theory and Cultural Studies, emphasizing how representations contribute to identity formation and shape social perceptions. It explores the interconnection of these approaches and the need for a methodological strategy adapted to cultural and historical context.</p>2024-05-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporâneahttps://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11167Solo e semente da formação de professores do campo: uma investigação sobre representações sociais de meio ambiente 2023-10-25T19:29:06-03:00Francielle Carvalho de Freitas Lima lima98francielle@gmail.comDiógenes Valdanha Neto diogenesvn@gmail.comCamila Lima Mirandacamilamiranda.clm@gmail.com<p class="RECC04Resumo">A Educação do Campo pode ser considerada uma perspectiva educacional com base epistemológica e prática específica, que reivindica políticas públicas para a garantia do direito à educação formal do campesinato. Nesse contexto, foram criados os cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Frente a isso, este estudo investigou representações sociais de meio ambiente de um grupo de camponeses licenciandos de uma universidade federal do interior de Minas Gerais. A abordagem adotada foi a estrutural. Os resultados revelam uma diferença significativa no núcleo central da representação face a outros estudos, sobretudo por não contar com o termo “natureza”. Ademais, a presença da “agroecologia” nos elementos periféricos expressa um potencial de construção de uma representação social de meio ambiente mais complexa que agrega fatores sociais, culturais e econômicos Assim, destaca-se também a atualidade da Teoria das Representações Sociais para questões educacionais contemporâneas.</p>2024-05-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Educação e Cultura Contemporânea