Desafios para a permanência no ensino superior após a pandemia de Covid-19

Autores

  • Helena Sampaio Universidade Estadual de Campinas
  • Eliana Martorano Amaral Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Maria Carneiro Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O artigo discute a permanência e o sucesso estudantil no ensino superior no Brasil no contexto dos desafios trazidos pela pandemia da COVID-19. Nesse novo quadro é necessário alargar o entendimento desses conceitos que derivam, em geral, dos modelos teóricos de Tinto (1988) e de Coulon (2008; 2017). Também é a urgente abordar a evasão estudantil como um problema social, o que requer um olhar detido sobre as desigualdades sociodemográficas e educacionais dos estudantes e sobre a grande segmentação do sistema de ensino superior no paí­s. Por fim, é necessário reconhecer tanto a necessidade de apoio para o desenvolvimento pedagógico dos docentes, bem como seu papel como agentes de permanência. O texto se apoia em pesquisas bibliográfica e análise documental de dados estatí­sticos oficiais e de institucionais. Busca-se assim incorporar novos elementos para ampliar o debate em torno da questão da permanência e sucesso estudantil no ensino superior.

Biografia do Autor

Helena Sampaio, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Ciências Sociais - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (1982), mestre em Antropologia Social (1989) e doutora em Ciência Polí­tica pela Universidade de São Paulo (1998) . Fez estágio de pesquisa de pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) , Paris (2019-2020) . É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) . Desenvolve estudos nos campos de pesquisas sobre ensino superior e sobre antropologia e educação. É membro do Conselho Consultivo do RUF (Ranking da FOLHA ), membro do Conselho Cientí­fico do Núcleo de Estudos de Polí­ticas Públicas (NEPP) da Unicamp e do Conselho Editorial da Editora FE - Unicamp e editora-chefe da Revista Pro-Posições. É bolsista produtividade PQ (2) .

Eliana Martorano Amaral, Universidade Estadual de Campinas

Eliana Martorano Amaral é Professora-Titular de Obstetrí­cia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atua. Concluiu o mestrado (1992) e doutorado em Tocoginecologia (1996) e também fez sua Livre-Docência (2006) na Unicamp. Tem pós-doutorado na London School of Hygiene and Tropical Medicine, em 2001-2, em Pesquisa Aplicada í  Saúde Sexual e Reprodutiva, com o tema da morbidade materna grave (near miss) e especialização na Foundation for Advancement of Medical Education and Research (FAIMER), na Filadélfia, em 2003-4. Coordena o Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Ensino na Saúde (Napes) na FCM/Unicamp desde maio/2021. É presidente do Infection During Pregnancy Committee, da FIGO (Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrí­cia). Facilitadora internacional do programa Faimer-Philadelphia e membro Internacional do National Board of Medical Examiners, nos EUA desde 2018. Docente-convidada do programa de Mestrado em Avaliação Aplicada í  Formação das Profissões de Saúde, Universidade do Minho/Portugal. É consultora do Departamento de Saúde Reprodutiva da Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2002, membro do Comitê Assessor em DST do Ministério da Saúde, da Comissão de Pré-Natal da Federação das Sociedades de Ginecologia e Obstetrí­cia (Febrasgo). Também é membro do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, com mandato até agosto/2023. Foi Pró-Reitora de Graduação da Unicamp de 25/abril/2017 a 26/abril/2021. De 2007 a 2017, foi co-diretora do Programa de Desenvolvimento ente Faimer Brasil, com apoio da Organização Panamericana da Saúde e da FAIMER- Philadelphia. Coordenou a Comissão de Avaliação Profissional de 2008 a 2012, da Febrasgo e participou da Comissão de Normatização de Tí­tulos de Especialista da Associação Médica Brasileira (AMB). Foi presidente da Comissão de Corpo Docente da FCM-Unicamp, membro da Comissão Interna de Desenvolvimento Docente da Unicamp de julho/2013 a abril/2017 e chefe do Departamento de Tocoginecologia da Unicamp de dezembro/2015 a abril/2017. Foi diretora da Divisão de Obstetrí­cia do CAISM-UNICAMP de 05/2003 a janeiro/2011 e assessora da Pró-Reitoria de Graduação da UNICAMP de março/2011 e abril/2013. Atua na área de Medicina, com ênfase em infecções congênitas, saúde sexual e reprodutiva incluindo IST-HIV/aids, assistência í  gestação e parto, gestão de serviços e qualidade de atenção, educação superior e educação para médicos e demais profissionais da saúde. É revisora para periódicos e palestrante convidada para eventos nacionais e internacionais nas diversas áreas temáticas de atuação cientí­fica.

Ana Maria Carneiro, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Polí­tica Cientí­fica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 2007), mestre em Sociologia pela Unicamp (2000) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1997). Possui Pós Doutorado em Avaliação em CT&I. Atualmente é Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Polí­ticas Públicas (NEPP/Unicamp), Professora Participante do Programa de Pós-Graduação em Polí­tica Cientí­fica e Tecnológica (DPCT/IG/Unicamp); Coordenadora Associada do Laboratório de Estudos de Educação Superior (LEES/NEPP) e Coordenadora Associada do Grupo de Estudos Sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (GEOPI/DPCT/IG/Unicamp). Entre março de 2005 e março de 2007 foi Gerente de Pesquisas do Observatório Digital SOFTEX, unidade de pesquisa e planejamento da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro. Tem experiência na pesquisa em Avaliação, Prospecção Tecnológica e Propriedade Intelectual, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, polí­ticas públicas, Ciência Tecnologia e inovação, avaliação de impactos, diáspora cientí­fica.

Downloads

Publicado

01-11-2023

Como Citar

Sampaio, H., Amaral, E. M., & Carneiro, A. M. (2023). Desafios para a permanência no ensino superior após a pandemia de Covid-19. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10585

Edição

Seção

Artigos