Desafios para a permanência no ensino superior após a pandemia de Covid-19
Resumo
O artigo discute a permanência e o sucesso estudantil no ensino superior no Brasil no contexto dos desafios trazidos pela pandemia da COVID-19. Nesse novo quadro é necessário alargar o entendimento desses conceitos que derivam, em geral, dos modelos teóricos de Tinto (1988) e de Coulon (2008; 2017). Também é a urgente abordar a evasão estudantil como um problema social, o que requer um olhar detido sobre as desigualdades sociodemográficas e educacionais dos estudantes e sobre a grande segmentação do sistema de ensino superior no país. Por fim, é necessário reconhecer tanto a necessidade de apoio para o desenvolvimento pedagógico dos docentes, bem como seu papel como agentes de permanência. O texto se apoia em pesquisas bibliográfica e análise documental de dados estatísticos oficiais e de institucionais. Busca-se assim incorporar novos elementos para ampliar o debate em torno da questão da permanência e sucesso estudantil no ensino superior.Downloads
Publicado
01-11-2023
Como Citar
Sampaio, H., Amaral, E. M., & Carneiro, A. M. (2023). Desafios para a permanência no ensino superior após a pandemia de Covid-19. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10585
Edição
Seção
Artigos