Inclusão na educação básica: notas de um discurso e seus efeitos nas subjetividades

Autores

  • Carla Clauber da Silva Universidade da Região de Joinville
  • Silvia Sell Duarte Pillotto Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Jane Mery Richter Voigt Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Resumo

Resumo As polí­ticas públicas dirigidas ao processo de inclusão têm produzido diferentes práticas pedagógicas, que por sua vez geram debates nas instituições educacionais, nas universidades, nas famí­lias e na sociedade de forma geral, evidenciando diferentes concepções acerca do que é inclusão. Com base nessa problematização, o presente artigo analisa os discursos de professores da Rede Pública da região norte de Santa Catarina produzidos nas fichas de encaminhamento dos alunos para o atendimento na sala de apoio. Tais alunos, na perspectiva desses professores, apresentam dificuldades nos processos de aprendizagem. Eles alunos são atendidos no contraturno, visando contribuir para a superação de suas dificuldades de aprendizagem. Para subsidiar conceitualmente as análises, realizou-se um diálogo com diversos autores, como: Bauman (1998; 1999), Canguilhem (2000), Foucault (2001; 2002), Patto (1996), além de documentos oficiais. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de análise documental. Foram analisadas 900 fichas de encaminhamento, redigidas por 75 professores em 15 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. Constatou-se o quanto o processo de aprendizagem se apoia em discursos psicologizantes, criando fronteiras e desafios para os alunos que não aprendem na perspectiva dos professores. Observou-se que os discursos produzidos nas fichas de encaminhamento expressam um processo silencioso que naturaliza a exclusão na prática pedagógica.

Biografia do Autor

Carla Clauber da Silva, Universidade da Região de Joinville

Possui graduação em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino (1990), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí­ (2003) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Joinville. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: curriculo, formação de professores, educação, currí­culo e fracasso escolar.

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currí­culo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artí­stica - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação; Pesquisadora e Coordenadora de Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currí­culo, Avaliação; Infância e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes ní­veis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas.

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Educação, área de concentração Psicologia da Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2004). Licenciada em Matemática pela Fundação Educacional da Região de Joinville - FURJ (1991). Atualmente é professora titular da Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE, atuando como professora permanente no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação, em cursos de graduação e como pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE. Tem experiência na área de ensino de Matemática na educação básica e no ensino superior, na coordenação pedagógica, na formação de professores e na pesquisa de temas como: currí­culo, práticas educativas, arte e educação, formação de professores e Educação Matemática.

Publicado

12-08-2017

Como Citar

da Silva, C. C., Pillotto, S. S. D., & Voigt, J. M. R. (2017). Inclusão na educação básica: notas de um discurso e seus efeitos nas subjetividades. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(35), 214–229. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3210

Edição

Seção

Artigos