Espaço reconfigurado: a casa como sala de aula e um novo imaginário emergencial pela pandemia

Autores

  • Heloisa Juncklaus Preis Moraes Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Luiza Liene Bressan Centro Universitário Barriga Verde
  • Ana Caroline Voltolini Fernandes Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210063

Resumo

A pandemia de Covid-19 em 2020 reconfigurou muitas coisas mundo a fora. A começar pelos espaços e, por consequência, o imaginário social. Esse artigo busca analisar a casa como um espaço reconfigurado para o ensino domiciliar. Mais que só uma questão espacial, há mudanças de sentido que forjam o imaginário sobre as noções de casa e escola. Trazemos as discussões simbólicas de casa em Bachelard e Durand para promover a reflexão sobre um novo imaginário em função das demandas pedagógicas emergenciais pela pandemia. A casa, como espaço de aconchego e descanso - Regime Noturno da Imagem, sendo transformada em espaço laboral (e de disputa) - Regime Diurno da Imagem no imaginário especialmente infantil e infantojuvenil. Palavras-chave: Espaço. Imaginário. Casa. Pandemia.

Biografia do Autor

Heloisa Juncklaus Preis Moraes, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina. Lí­der do Grupo de Pesquisas do Imaginário e Cotidiano.

Luiza Liene Bressan, Centro Universitário Barriga Verde

Doutora em Ciências da Linguagem. Docente do Centro Universitário Barriga Verde. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas do Imaginário e Cotidiano.

Ana Caroline Voltolini Fernandes, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina. Integrante do Grupo de Pesquisas do Imaginário e Cotidiano.

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Publicado

05-05-2021

Como Citar

Moraes, H. J. P., Bressan, L. L., & Fernandes, A. C. V. (2021). Espaço reconfigurado: a casa como sala de aula e um novo imaginário emergencial pela pandemia. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 638–653. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210063

Edição

Seção

Estética e educação contemporânea