Ensino de lí­ngua portuguesa como segunda lí­ngua para alunos surdos: um olhar para o surdo na escrita

Autores

  • Adriana Alves Novais Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Veleida Anahi da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Rita de Cácia Santos Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Yan Wagner Cápua da Silva Charlot Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210107

Resumo

Este artigo objetiva discutir o processo de ensino e aprendizagem de Lí­ngua Portuguesa como segunda lí­ngua para alunos surdos, evidenciando a diferença e não a deficiência. Muitos desses estudantes chegam às séries finais do ensino fundamental com grande defasagem no aprendizado de Lí­ngua Portuguesa, com vocabulário bastante limitado e sem experiências significativas de leitura e produção textual. A pesquisa, de abordagem qualitativa e do tipo descritiva, apresenta uma prática realizada em uma escola pública, tendo como sujeitos três alunas surdas. O trabalho enfatiza a necessidade de se olhar para a produção gráfica do surdo não pela forma ou em comparação à escrita de ouvintes, mas para os aspectos semânticos, que revelam a trajetória, identidade e relações linguí­sticas desse sujeito, numa perspectiva bilí­ngue. Palavras-Chave: Surdez. Diferença. Bilinguismo. Produção escrita.

Biografia do Autor

Adriana Alves Novais Souza, Universidade Federal de Sergipe

doutoranda em Educação e mestra em Educação pale Universidade Federal de Sergipe; Especialista em Libras e em Linguí­stica e ensino de lí­nguas; especialista em Mí­dias na educação professora da rede estadual Atua no Atendimento Educacional Especializado

Veleida Anahi da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris 8, na França, Pós doutorado pela Universidade Federal de Sergipe Professora do Dep. de Educação-DED/UFS Coordenadora Geral do Coloquio Internacional EDUCON/UFS

Rita de Cácia Santos Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela UFBA. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe.

Yan Wagner Cápua da Silva Charlot, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Sergipe. Pós-graduado (lato sensu) em Direito Tributário e bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes.

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Publicado

09-04-2021

Como Citar

Souza, A. A. N., Silva, V. A. da, Souza, R. de C. S., & Charlot, Y. W. C. da S. (2021). Ensino de lí­ngua portuguesa como segunda lí­ngua para alunos surdos: um olhar para o surdo na escrita. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(56), 67–87. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210107

Edição

Seção

Artigos