A utilização de Realidade Aumentada (RA) em histórias de quadrinhos (HQs) aplicadas em contextos educacionais: uma revisão sistemática de literatura

uma revisão sistemática de literatura

Autores

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos, Realidade Aumentada, Revisão sistemática de literatura

Resumo

As histórias em quadrinhos (HQs) tornaram-se recursos pedagógicos importantes, capazes de promover a contextualização de conteúdos a partir de atividades lúdicas, além de incentivar a reflexão crítica. Com os avanços tecnológicos, tecnologias imersivas amplificam a experiência do leitor, facilitando a compreensão da narrativa e seus elementos. Este trabalho, por meio de uma revisão sistemática da literatura, investiga o uso de HQs com realidade aumentada (RA) em contextos educacionais, analisando artigos científicos e trabalhos em anais de eventos internacionais nas bases de dados: DOAJ, ERIC, IEEE Xplore, JSTOR, ScienceDirect, SciELO, Springer, Scopus, Taylor & Francis e Web of Science. Verificou-se um aumento de publicações sobre RA em HQs entre 2019 e 2022, com 33 instituições de ensino e pesquisa envolvidas. As HQs com RA mostraram eficácia na conscientização sobre violência de gênero, aplicações educacionais, e desenvolvimento de competências. Softwares como Augin, It Real e Immerse-AR são destacados como ferramentas viáveis para integrar RA em HQs para fins educacionais.

Biografia do Autor

Pedro Bruno Silva Lemos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutorando da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza. Técnico Administrativo em Educação – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus Liberdade, Av. da Abolição, 3 - Centro, Redenção - CE, 62790-000. E-mail: pedrolemos@unilab.edu.br.

Jonathan Felipe da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutorando da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza. Técnico Administrativo em Educação – IFCE, Campus Morada Nova, R. Pref. Raimundo Jose Rabelo, 2717 - Morada Nova, CE, 62940-000. E-mail: jonathan.silva@ifce.edu.br.

Sandro César Silveira Jucá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em Engenharia Elétrica - Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do campus Fortaleza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60040-531. E-mail:  <sandrojuca@ifce.edu.br>.

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em Educação - Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do campus Fortaleza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60040-531. E-mail:  <solonildo@ifce.edu.br>.

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Publicado

30-12-2024

Como Citar

Lemos, P. B. S., da Silva, J. F. ., Silveira Jucá, S. C. ., & Almeida da Silva, S. . (2024). A utilização de Realidade Aumentada (RA) em histórias de quadrinhos (HQs) aplicadas em contextos educacionais: uma revisão sistemática de literatura : uma revisão sistemática de literatura . Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11461

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Artigos