Educação e Direitos Humanos: a igualdade e a justiça social - submissões até 16 de setembro
A revista Educação e Cultura Contemporânea está com chamada aberta até 16 de setembro de 2024 para artigos que versem sobre a temática "Educação e Direitos Humanos: a igualdade e a justiça social”, a partir dos seguintes eixos:
Eixo 1: Tecnologias Digitais e Processos educacionais: interfaces com os direitos humanos.
Considerando que as tecnologias impactam significativamente os direitos humanos, este eixo propõe artigos que abordem desafios e perspectivas, que visem compreender como os direitos humanos se configuram na interseção entre a Educação e as tecnologias digitais e como essas tecnologias podem promover ou ameaçar os direitos humanos, destacando as implicações éticas, sociais e educacionais dessa relação dinâmica.
Eixo 2: O Direito Humano à Educação como construção social: representações e práticas entre igualdades e diferenças
O Direito Humano à Educação é basilar ao desenvolvimento social e à redução de desigualdades, mas o acesso a esse direito não é equitativo e nem igualitário a todas as pessoas. Portanto, o eixo aborda pesquisas que traduzam a construção social dessa realidade que deflagra práticas educativas desafiadoras em diversos contextos, e recebe artigos que dialoguem com a Teoria das Representações Sociais.
Eixo 3: As políticas educacionais sob a ótica dos Direitos Humanos: questões contemporâneas
As reflexões sobre os Direitos Humanos permeiam as políticas públicas de diferentes formas, assumindo abordagens complexas e multifacetadas. Neste eixo temático, propõe-se a discussão sobre políticas educacionais, em seus diversos níveis e manifestações, a partir dos horizontes de sentido delineados pelos ideais dos Direitos Humanos, refletindo sobre a educação como elemento fundamental para a promoção da dignidade humana na contemporaneidade.
Organizadores:
Profa. Dra. Adriana Maria de Assumpção
Prof. Dr. Guilherme do Nascimento Pereira
Prof. Dr. Silvio Duarte Domingos