Sobre a Revista

A Educação e Cultura Contemporânea divulga trabalhos inéditos de pesquisadores para ampliar o debate sobre os desafios postos à Educação pelas mudanças que caracterizam a cultura contemporânea. Mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, as publicações em português, inglês, francês e espanhol são ininterruptas desde 2004. Sua periodicidade foi trimestral até 2022, sendo que números extras foram publicados. A partir de 2023, passou a ser uma publicação contínua.
São aceitos para avaliação resultados de pesquisas de caráter teórico e/ou empí­rico; revisão crí­tica da literatura de pesquisa educacional, tanto temática quanto metodológica; ensaios; resenhas crí­ticas de livros; e entrevistas com profissionais da área de Educação ou áreas afins. Seu acesso é livre e gratuito, assim como não são cobradas taxas de autores.

The Education and Culture Contemporary Journal (REEDUC) has been supported by the Graduate Program in Education of Estácio de Sá University since 2004 without interruptions. REEDUC is a scientific journal that publishes results of theoretical or empirical research; critical reviews of educational research literature (thematic and methodological); essays; book reviews; interviews with education professionals or of related areas. The journal is open-access and free. There are no fees for the submission, evaluation and publication of texts.

Qualis/Capes Educação e Ensino:A2 (2017-2020)

ISSN online:2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:

Anúncios

Educação e Direitos Humanos: a igualdade e a justiça social - submissões até 16 de setembro

06-08-2024

A revista Educação e Cultura Contemporânea está com chamada aberta até 16 de setembro de 2024 para artigos que versem sobre a temática "Educação e Direitos Humanos: a igualdade e a justiça social”, a partir dos seguintes eixos:

Eixo 1: Tecnologias Digitais e Processos educacionais:  interfaces com os direitos humanos.

Considerando que as tecnologias impactam significativamente os direitos humanos, este eixo propõe artigos que abordem desafios e perspectivas, que visem compreender como os direitos humanos se configuram na interseção entre a Educação e as tecnologias digitais e como essas tecnologias podem promover ou ameaçar os direitos humanos, destacando as implicações éticas, sociais e educacionais dessa relação dinâmica.

Eixo 2: O Direito Humano à Educação como construção social: representações e práticas entre igualdades e diferenças

O Direito Humano à Educação é basilar ao desenvolvimento social e à redução de desigualdades, mas o acesso a esse direito não é equitativo e nem igualitário a todas as pessoas. Portanto, o eixo aborda pesquisas que traduzam a construção social dessa realidade que deflagra práticas educativas desafiadoras em diversos contextos, e recebe artigos que dialoguem com a Teoria das Representações Sociais.

Eixo 3: As políticas educacionais sob a ótica dos Direitos Humanos: questões contemporâneas

As reflexões sobre os Direitos Humanos permeiam as políticas públicas de diferentes formas, assumindo abordagens complexas e multifacetadas. Neste eixo temático, propõe-se a discussão sobre políticas educacionais, em seus diversos níveis e manifestações, a partir dos horizontes de sentido delineados pelos ideais dos Direitos Humanos, refletindo sobre a educação como elemento fundamental para a promoção da dignidade humana na contemporaneidade.

Organizadores: 
Profa. Dra. Adriana Maria de Assumpção
Prof. Dr. Guilherme do Nascimento Pereira
Prof. Dr. Silvio Duarte Domingos

Saiba mais sobre Educação e Direitos Humanos: a igualdade e a justiça social - submissões até 16 de setembro

Edição Atual

v. 21 (2024)
					Visualizar v. 21 (2024)
Publicado: 30-04-2024

Artigos

Ver Todas as Edições