Vol. 8 No. 16 (2011)

v.8, n.16

É com grande satisfação que apresentamos o primeiro número online de nossa Revista Educação e Cultura Contemporânea. Consideramos o acesso livre ao conhecimento de suma importância para o desenvolvimento da pesquisa e, consequentemente, da qualidade de vida no nosso planeta. Por isso, entendemos a versão online deste periódico como um grande passo na direção da democratização do acesso ao conhecimento.

O primeiro artigo, O estudo das representações sociais de alimentação: uma abordagem desenvolvimental integrativa, de Cristina Grabovschi, analisa as representações sociais de alimentação por crianças em idade escolar. A preocupação com a alimentação infantil tem sido objeto de polí­ticas nas áreas de saúde e educação. O artigo focaliza diferenças culturais e a influência da idade e do contexto sociocultural no desenvolvimento dessas representações.

Arthur Powell e Leo Akio Yokoyama analisam no segundo artigo, Proposição de problemas colaborativos online: um estudo preliminar, de que forma estudantes propõem problemas quando refletem sobre objetos e relações entre estes e ambiente online de comunicação.

No artigo seguinte, Análise retórica da Pedagogia do Estado Novo, Tatiane da Silva e Marcus Vinicius da Cunha analisam o discurso expresso em alguns livros, publicados entre 1938 e 1941, que firmam as base teóricas da pedagogia que predominou durante o regime ditatorial implantado por Getúlio Vargas entre 1937 e 1945. Utilizando análise baseada na Teoria da Argumentação, apresentam conclusões que contribuem para caracterizar o movimento escolanovista e para compreender a discussão acerca de sua continuidade ou descontinuidade durante o Estado Novo.

Márcio Roberto de Lima discute, no artigo Educação na cibercultura: novas possibilidades para o ensino-aprendizagem, a reconfiguração do processo de ensino-aprendizagem, inerente í  eminência e consolidação do ciberespaço e de suas funcionalidades. O texto evidencia a necessária conformação do modelo educacional í  realidade da cibercultura, apontando a educação online como uma alternativa em expansão.

Maria Judith Sucupira da Costa Lins analisa em Educação bancária: uma questão filosófica de aprendizagem o significado da aprendizagem que acontece a partir de informação que a pessoa recebe, principalmente do professor.

Na sequência, Laélia Portela Moreira no artigo Memória da pesquisa em educação: problemas de teoria e método em periódicos brasileiros analisa as questões teóricas e metodológicas apresentadas em 45 artigos publicados entre as décadas de 1970 e 2000 em periódicos brasileiros, nos quais diversos autores analisaram a "crise de teoria e método" da investigação educacional, discutindo conceitos de pesquisa e apresentanado propostas de esquemas teóricos julgados adequados para a compreensão do fenômeno educacional e de procedimentos metodológicos.

O último artigo de Vander Jarabiza , O uso do desenho infantil como atividade multidisciplinar, trata do desenho infantil visando sua utilização e valorização em sala de aula como meio de a criança expressar sua visão de mundo.

Finalmente, cabe informar que o próximo número da revista será temático e está aberto a contribuições de artigos sobre Retórica e Educação, até 30 de outubro do corrente ano. Convocamos os colegas pesquisadores a contribuir conosco para o debate das questões atuais do campo da educação.  

 

Monica Rabello de Castro

Editora Responsável

Publié-e: 2011-12-05