Proposição de problemas colaborativos online: um estudo preliminar

Autores

  • Arthur D. Powell Rutgers University
  • Leo Akio Yokoyama UNIBAN/ CAp UFRJ

Resumo

Este estudo preliminar é parte de uma pesquisa maior sobre o desenvolvimento de ideias matemáticas e raciocí­nios de estudantes do Ensino Médio que colaboram entre si, engajados na proposição de problemas matemáticos de determinadas situações, dentro de um ambiente online de comunicação-Virtual Math Teams (VMT). Neste estudo, estamos interessados em entender de que forma os problemas propostos pelos estudantes surgem a partir de suas reflexões sobre objetos e relações entre eles.  Encontramos que os estudantes observaram principalmente objetos geométricos, as relações entre padrões numéricos e objetos geométricos, propuseram novos problemas a partir das interações entre os colegas e a partir da resolução de outros problemas.

Palavras-chave: Proposição de Problemas, Ambiente virtual, VMT, Colaboração.

 

Online collaborative problems posing:
a preliminary study

 

Abstract

This preliminary study is part of a larger investigation on secondary students" development of mathematical ideas and reasoning while they collaborate and are engage in problem posing in an online environment-Virtual Math Teams (VMT). In this study, we are interested in understanding the form of problems that students pose that result from their reflection on objects and relations among objects. We found that students observed principally geometric objects and relations among patterns of numbers and geometric objects, they proposed new problems through their collaborative interactions and through solving other, related problems.

Key words: Problem posing, virtual environments, VMT, collaboration

Downloads

Publicado

06-12-2011

Como Citar

Powell, A. D., & Yokoyama, L. A. (2011). Proposição de problemas colaborativos online: um estudo preliminar. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 8(16). Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/167

Edição

Seção

Artigos