Educação bancária: uma questão filosófica de aprendizagem
Resumo
Este artigo pretende discutir a ideia de Educação Bancária a partir da reflexão filosófica da aprendizagem. Entende-se aprendizagem como resultado de aquisições que transformam o sujeito e o papel do professor no processo de aquisição da aprendizagem é fundamental. O principal objetivo deste artigo é analisar o significado da aprendizagem que acontece a partir de informação que a pessoa recebe, principalmente do professor. O processo de aprendizagem acontece se um professor, ou alguma outra pessoa fornecer informação básica aos estudantes que lhes dê material que possa ser usado por eles para construção da aprendizagem. Aprendizagem é possível por meio de aquisição de algo novo, e mesmo que os alunos tenham que descobrir algo, professores devem ensiná-los, o que não caracteriza uma filosofia da educação opressora. Finalmente, propomos que professores forneçam informação aos alunos para torná-los ricos de materiais que possam multiplicar e usar segundo o próprio discernimento. Receber informação externa é importante para todos de modo que tenham material a ser melhorado, desenvolvido e usado.
Palavras chave: Educação Bancária. Filosofia da Educação. Ensino/Aprendizagem. Aquisição de Informação. Professor.
Banking education: a philosophical learning question
Abstract
This article aims to discuss the idea of Bank Education from the point of view of philosophy of learning. Learning is taken as a result of achievement that changes individuals and teacher"s role is basic for this learning process. Main objective of this article is to analyze the meaning of learning that occurs concerning information that a person receives specially from teacher. Learning process happens if a teacher, or somebody else, provides primary information to students in order to give them material that can be used by them to build learning. Learning is possible through acquisition of something new, and even if students have to discover something, teachers must teach them, and this is not an oppressive philosophy of education. Finally we propose that teachers provide information to students to let them be rich of material to multiply and use according to their own reflexion. Receiving information from outside is important for everybody in order to have stuff to be improved, developed and used.
Key words: Bank Education. Philosophy of Education. Teaching/Learning. Information achievement. Teacher.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos:
I. O(s) autor(es) e o(s) eventual(is) coautor(es) conhecem e declaram concordar com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos e com os termos e diretrizes a seguir;
II. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo;
III. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá;
IV. É responsabilidade do(s) autor(es) assegurar que o manuscrito não contenha elementos que revelem sua identidade, garantindo a revisão cega durante o processo de avaliação por pares. Para isso, devem ser adotadas as seguintes medidas: remover nomes de autores, afiliações institucionais e quaisquer informações pessoais do corpo do texto e das notas de rodapé; substituir referências à própria produção por termos neutros, como “Autor(a)” ou “Autor(a), ano”, evitando citações que permitam a identificação; nomear o arquivo de submissão de forma neutra, sem mencionar o nome do(s) autor(es); e excluir metadados do documento que possam identificar a autoria (ex.: propriedades do arquivo em editores de texto).
V. O responsável pela submissão deve certificar-se do preenchimento completo e correto das informações de todos os colaboradores, conforme solicitado no sistema de submissão, incluindo: nome completo, filiação institucional atualizada, e-mail, link para o currículo Lattes (para participantes brasileiros), ORCID e minicurrículo;
VI. O(s) autor(es) comprometem-se a submeter o manuscrito utilizando exclusivamente o template oficial disponibilizado pela Revista Educação e Cultura Contemporânea (REEDUC), assegurando o cumprimento integral das normas de formatação exigidas. Isso inclui a padronização de margens, fonte, espaçamento, estilo de citações e referências bibliográficas, conforme descrito nas Diretrizes para Autores. Submissões fora do padrão estabelecido poderão ser rejeitadas ou devolvidas para ajustes antes do encaminhamento à avaliação por pares.
VII. Caso tenha sido utilizado algum recurso de inteligência artificial (IA) durante a elaboração do manuscrito, o(s) autor(es) deve(m) declarar esse uso, seguindo as orientações do template e da seção "Declaração de Direito Autoral", disponíveis nesta página.