Resenha do livro: NEVES, Paulo S. C. (Org.). Educação e cidadania: questões contemporâneas. São Paulo: Cortez; São Cristóvão/SE: Ed. UFS, 2009.
Resumo
No contexto de uma época marcada por intensas mutações sociais, econômicas e políticas, oriundas do mundo globalizado e seus amplos canais de comunicação, é que os autores da obra resenhada refletem sobre o tema cidadania, atualmente cercado por inúmeras definições e questionamentos. De que cidadania falam os diversos grupos sociais que ocupam posições tão diferentes na sociedade? O volume organizado por Paulo Neves direciona-se no sentido de perceber como essas transformações modificam a cidadania nos dias atuais, considerando seus múltiplos aspectos a partir da revisão dos seus vários conceitos, chegando até considerações mais específicas como as questões da educação no campo e do sistema de cotas nas universidades brasileiras. Discute, ainda, as conexões entre cidadania e educação na contemporaneidade, edificadas sob a égide de diferentes realidades empíricas, oferecendo também contribuições relativas ao debate sobre as ações educativas. A diversidade do trabalho em pauta permitiu aos autores abordarem significativos aspectos das questões ligadas à cidadania, do ponto de vista das possibilidades de sua apropriação pelo campo da educação.
Palavras-chave: Cidadania. Educação. Questões contemporâneas.
Multiple aspects of the citizenship
Abstract
In the context of a time marked for intense social mutations, economic and politics, deriving of the globalization and its ample communication channels, which the authors of the book reflect on the subject citizenship, currently it is surrounded by innumerable definitions and questionings. Of that citizenship says the diverse social groups that occupy so different positions in the society? The volume organized for Paulo Neves is directed in the direction to perceive as these transformations modify the citizenship in the current days, considering its multiple aspects from the revision of its some concepts, arriving until more specific considerations as the questions of the education in the field and the system of quotas in the Brazilian universities. It argues, still, the connections between citizenship and education in our days built under direction of different empirical realities, offering its relative contributions to the debate on the educative actions. The diversity of the work in guideline allowed the authors to approach significant aspects of on questions to the citizenship, of the point of view of the possibilities of its appropriation for the field of the education.
Key words: citizenship; education; questions contemporaries.
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