Memória da pesquisa em educação:problemas de teoria e método em periódicos brasileiros
Resumo
Diversos autores do campo da formação de professores, da didática e da filosofia da educação têm, recentemente, publicado textos em que tratam do estatuto da Pedagogia, da especificidade da profissão docente e ainda de problemas de teoria e método da pesquisa educacional. O conhecimento desses debates, sua história, seus problemas, ganha importância, nesse contexto, e pode possibilitar, em espaços de interlocução e intervenção formativa, diferentes oportunidades de aprendizagem, contribuindo para a consolidação da coletividade acadêmica desse domínio, especialmente num momento em que se discute a concepção do professor como pesquisador e a preparação para essa prática, no trabalho docente. A pesquisa trata das principais questões teóricas e metodológicas apresentadas em 45 artigos publicados entre as décadas de 1970 e 2000 em periódicos brasileiros, nos quais diversos autores analisaram a "crise de teoria e método" da investigação educacional, além de discutirem conceitos de pesquisa e apresentarem propostas de esquemas teóricos julgados adequados para a compreensão do fenômeno educacional e de procedimentos metodológicos compatíveis com a especificidade do objeto.
Palavras-Chave: Pesquisa educacional. Teoria e método. Educação e epistemologia.
Memory of research in education:
problems of theory and method in brazilian journals
Abstract
Several researchers in teacher training, didactic and philosophy of education have recently published texts dealing with the statute of Pedagogy, the specificity of the teaching and also problems of theory and method of educational research. To know about these debates, its history, its problems gains importance in this context and could allow learning opportunities, contributing to consolidate the academic educational community, especially nowadays when the discussion about teachers as researchers and preparation for this practice in teaching is so important. The text addresses the key theoretical and methodological issues presented in 45 articles published between the 1970 and 2000 in Brazilian journals, in which several authors analyzed the "crisis of theory and method" of educational research, discuss concepts of research and present proposals supposed to be appropriate theoretical frameworks for understanding education and methodological procedures compatible with the specific object.
Key words: Educational research. Theory and method. Education and epistemology.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos:
I. O(s) autor(es) e o(s) eventual(is) coautor(es) conhecem e declaram concordar com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos e com os termos e diretrizes a seguir;
II. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo;
III. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá;
IV. É responsabilidade do(s) autor(es) assegurar que o manuscrito não contenha elementos que revelem sua identidade, garantindo a revisão cega durante o processo de avaliação por pares. Para isso, devem ser adotadas as seguintes medidas: remover nomes de autores, afiliações institucionais e quaisquer informações pessoais do corpo do texto e das notas de rodapé; substituir referências à própria produção por termos neutros, como “Autor(a)” ou “Autor(a), ano”, evitando citações que permitam a identificação; nomear o arquivo de submissão de forma neutra, sem mencionar o nome do(s) autor(es); e excluir metadados do documento que possam identificar a autoria (ex.: propriedades do arquivo em editores de texto).
V. O responsável pela submissão deve certificar-se do preenchimento completo e correto das informações de todos os colaboradores, conforme solicitado no sistema de submissão, incluindo: nome completo, filiação institucional atualizada, e-mail, link para o currículo Lattes (para participantes brasileiros), ORCID e minicurrículo;
VI. O(s) autor(es) comprometem-se a submeter o manuscrito utilizando exclusivamente o template oficial disponibilizado pela Revista Educação e Cultura Contemporânea (REEDUC), assegurando o cumprimento integral das normas de formatação exigidas. Isso inclui a padronização de margens, fonte, espaçamento, estilo de citações e referências bibliográficas, conforme descrito nas Diretrizes para Autores. Submissões fora do padrão estabelecido poderão ser rejeitadas ou devolvidas para ajustes antes do encaminhamento à avaliação por pares.
VII. Caso tenha sido utilizado algum recurso de inteligência artificial (IA) durante a elaboração do manuscrito, o(s) autor(es) deve(m) declarar esse uso, seguindo as orientações do template e da seção "Declaração de Direito Autoral", disponíveis nesta página.