O uso do desenho infantil como atividade multidisciplinar
Resumo
A pesquisa apresentada neste artigo teve como motor a trajetória de um pesquisador que cunhou
uma ferramenta pedagógica, nascida a partir da metodologia de produção de histórias em
quadrinhos denominada "Técnica dos Quadrantes", para facilitar a produção textual verbal e
não-verbal nos anos iniciais do ensino fundamental. Ao longo do artigo, mostra-se ao leitor a
importância da transcrição do imaginário infantil através da utilização e valorização do desenho
infantil em sala de aula, para que o professor, ao fim e ao cabo, consiga fazer com que seus
aprendizes componham sua própria visão de mundo, seja por meio da linguagem verbal, seja
por meio da linguagem não-verbal, no caso, o desenho infantil como atividade multidisciplinar.
Palavras-chave:
The use of children"s drawings as a multidisciplinary activity
Abstract:
The research presented in this article had as its mover the trajectory of a researcher who
invented a pedagogical tool from the methodology of comic production, called "Technique of
the Quadrants", to facilitate the verbal and non-verbal textual production during the initial years
of the elementary school. Throughout the article, it is shown to the reader the importance of the
transcription of children"s imagination through the use and appreciation of their drawings in the
classroom. As a consequence of that, the teacher manages to make his students able to compose
their own view of the world, either through verbal language, or non-verbal language - in this
case, the children"s drawings as a multidisciplinary activity.
Key words:
Children"s Drawings. Multiple Languages. Interdisciplinary.Desenho infantil. Múltiplas linguagens. Interdisciplinaridade.
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