Curso de Pedagogia no Rio de Janeiro após as Diretrizes Curriculares Nacionais: formação docente e gestão educacional

Autores

  • Inês Ferreira de Souza Bragança Faculdade de Formação de Professores da UERJ e Universidade Estácio de Sá

Resumo

O presente artigo focaliza o Curso de Pedagogia no Estado do Rio de Janeiro, após a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais. A proposta da pesquisa envolveu diferentes dimensões, espaços e tempos, em um olhar sobre os atravessamentos entre micro e macropolí­ticas. Apresentaremos uma das etapas do trabalho que consistiu na análise da configuração assumida pelos Cursos, ao incorporarem as modificações indicadas pela polí­tica educacional, especialmente a perspectiva identitária do pedagogo proposta pelas Diretrizes que articula docência e gestão educacional. Tomando como referência uma abordagem qualitativa da pesquisa em educação, realizamos revisão da literatura e estudo de sete propostas pedagógicas e 15 matrizes curriculares de instituições públicas e particulares. No olhar dirigido à literatura, reencontramos antigos debates que trazem perspectivas epistemológicas e configuram diferentes análises sobre o documento que reorganiza o Curso de Pedagogia. A análise nos permitiu perceber que as Diretrizes trouxeram o impacto esperado da força de uma polí­tica educacional na reorganização dos cursos que constituí­ram o objeto da pesquisa. Entretanto, a particularidade da configuração de cada curso traz indí­cios de que as instituições se apropriaram das Diretrizes cumprindo exigências, mas mantendo delineamentos da proposta especí­fica de formação da instituição em diálogo, também, com as demandas dos estudantes e da sociedade. Quanto à articulação entre docência e gestão educacional, é possí­vel afirmar que os cursos atendem a esse indicativo, mas a análise do quantitativo de disciplinas voltadas para cada um dos campos torna visí­vel a centralidade da docência e o pouco espaço de estudos voltados para gestão educacional.

Palavras-chave: Curso de Pedagogia. Diretrizes Curriculares Nacionais. Formação Docente. Gestão Educacional.

 

Pedagogy course in the state of Rio de Janeiro after the National Curricular Guidelines: formation of teachers and educational management

 

Abstract

The present article has its focus on Pedagogy Course in the State of Rio de Janeiro after the publication of Diretrizes Curriculares Nacionais ("The National Curricular Guidelines"). The research proposal involved different dimensions, spaces and times under a look on the overpassing between micro and macro policies. We will present one of the stages that involved the work which consisted of the analysis of the configuration assumed by the Courses when they incorporated the changes determined by the educational policy, especially on the identitary perspective of the pedagogue suggested by the guidelines which articulates, in an indissociable way, teaching and educational management. Considering as reference a qualitative approach of the research in education, we carried out a review of the literature and the studies of seven pedagogical proposals and of fifteen curricular matrixes from public and private institutions. Concerning literature, we found old discussions that bring forward epistemological perspectives and, as from them, configured different analysis on the document that reorganizes de Pedagogy Course. The analysis allowed us to notice that the guidelines brought the expected impact of the force of an educational policy in the reorganization of courses that were the object of the research. Nevertheless, the configuration particularity of each course shows indications that the institutions have appropriated the guidelines not only fulfilling the demands but also keeping the outlining of the specific proposal of the institution formation considering the demands from students and society. On what concerns the articulation between teaching and educational management, one can say that the courses fulfill this mark, but the analysis of the quantitative of subjects applied in each field turns visible the teaching centrality and the little space of studies directed to educational management.

Key words:  Pedagogy Course. The National Curricular Guidelines (Diretrizes Curriculares Nacionais). Formation of Teacher. Educational Management.

Biografia do Autor

Inês Ferreira de Souza Bragança, Faculdade de Formação de Professores da UERJ e Universidade Estácio de Sá

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal, Mestre em Educação e Pedagoga, pela Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Mestrado em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Tem vários trabalhos publicados em capí­tulos de livro, periódicos e anais de eventos nacionais e internacionais sobre formação docente, histórias de vida de professores/as, memória e história das escolas. Faz parte do Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação: Memória e História das Escolas de São Gonçalo (UERJ), do Grupo de Pesquisa ALEPH - Programa de Pesquisa, Aprendizagem-Ensino e Extensão em Formação dos Profissionais da Educação, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora - Portugal (CIEP - UE).

Downloads

Publicado

06-09-2012

Como Citar

Bragança, I. F. de S. (2012). Curso de Pedagogia no Rio de Janeiro após as Diretrizes Curriculares Nacionais: formação docente e gestão educacional. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 9(18), 97–115. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/369

Edição

Seção

Artigos