Contribuições das trajetórias de formação docente para a inclusão do aluno com deficiência visual
Resumo
RESUMO O presente artigo analisa as contribuições da trajetória de formação dos professores diante dos desafios da inclusão dos alunos com deficiência visual na rede regular de ensino. As questões surgiram a partir do trabalho realizado nas escolas municipais da cidade de Teresópolis e focalizam a formação inicial, continuada e o Atendimento Educacional Especializado Itinerante em Deficiência Visual (AEEI-DV). O referencial teórico fundamenta-se na abordagem (auto)biográfica de pesquisa e formação, com ênfase na escuta das narrativas dos professores a respeito de suas experiências com os alunos com deficiência visual, buscando identificar como são construídas estratégias para enfrentar os desafios da prática educativa no cotidiano da escola regular, bem como promover autorreflexão sobre o fazer pedagógico, constituindo-se essa experiência em processo formativo para os participantes. A metodologia tomou como caminhos de trabalho: aplicação de questionário fechado, entrevistas narrativas semiestruturadas, diário de pesquisa com os registros da observação participante e das experiências formativas vivenciadas durante o processo e estudo documental. O corpo do artigo apresenta a proposta da pesquisa, os aparatos legais do campo da formação de professores, na perspectiva da educação inclusiva, e o estudo de material construído ao longo da pesquisa a partir da análise temática de conteúdo. Os resultados indicam que a formação em espaços formais e informais, quando associadas a experiências do cotidiano da escola, constituem indicativos do modo como o professor desenvolve as estratégias pedagógicas inclusivas e que o AEEI-DV se apresenta como apoio técnico ao processo inclusivo desses alunos.Downloads
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