CURSO DE PEDAGOGIA NO RIO DE JANEIRO APÓS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: POLÍTICAS DE CONNHECIMENTO E FORMAÇÃO

Autores

  • Inês Ferreira de Souza Bragança Faculdade de Formação de Professores da UERJ e Universidade Estácio de Sá

Resumo

O presente artigo tem como foco polí­ticas de conhecimento e formação, no contexto do Curso de Pedagogia, organizando-se em duas dimensões que se articulam: (1) a primeira dirige o olhar sobre as polí­ticas que envolveram a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), especificamente no Rio de Janeiro, e (2) a segunda para os processos capilares de formação, por meio do acompanhamento, ao longo de toda graduação, de um grupo de estudantes, tendo como referência teórico-metodológica a abordagem (auto)biográfica. Assim, a pesquisa envolveu diferentes dimensões, espaços e tempos, entre micro e macropolí­ticas. Foram analisadas quinze matrizes curriculares e sete propostas pedagógicas de Cursos de Pedagogia do Rio de Janeiro e realizadas entrevistas com três coordenadoras de curso. Outra dinâmica consistiu na realização de encontros com um grupo de estudantes ao longo dos quatro anos de graduação, visando acompanhar o processo formativo. A pesquisa permitiu perceber que as Diretrizes trouxeram o impacto esperado da força de uma polí­tica educacional na reorganização dos cursos e indicam apropriação dos princí­pios do texto legal quanto à presença da docência, da gestão educacional e da pesquisa no processo formativo. Se por um lado, as polí­ticas de conhecimento e de formação docentes apresentam uma proposta de interferência nas dinâmicas institucionais, nas reformulações curriculares, no perfil profissional, por outro, é na vivência cotidiana dos cursos que esses sentidos se materializam, em um processo identitário singular do próprio curso e dos sujeitos envolvidos - professores/as, alunos/as, coordenadores/as.

Biografia do Autor

Inês Ferreira de Souza Bragança, Faculdade de Formação de Professores da UERJ e Universidade Estácio de Sá

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal, Mestre em Educação e Pedagoga, pela Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Mestrado em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Tem vários trabalhos publicados em capí­tulos de livro, periódicos e anais de eventos nacionais e internacionais sobre formação docente, histórias de vida de professores/as, memória e história das escolas. Faz parte do Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação: Memória e História das Escolas de São Gonçalo (UERJ), do Grupo de Pesquisa ALEPH - Programa de Pesquisa, Aprendizagem-Ensino e Extensão em Formação dos Profissionais da Educação, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora - Portugal (CIEP - UE).

Publicado

02-11-2014

Como Citar

Bragança, I. F. de S. (2014). CURSO DE PEDAGOGIA NO RIO DE JANEIRO APÓS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: POLÍTICAS DE CONNHECIMENTO E FORMAÇÃO. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(26), 136–167. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1101

Edição

Seção

Artigos