A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação

Autores

  • Joelson de Sousa Morais Universidade Estadual de Campinas
  • Inês Ferreira de Souza Bragança Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Tecemos uma reflexão teoricoepistemológica e bibliográfica no contexto de uma pesquisaformação narrativa (auto)biográfica em educação, para pensarmos os modos de produção do conhecimento cientí­fico e as possibilidades com que se configuram as narrativas escritas como um dispositivo de criação artí­stica, estética e sensí­vel na ciência. O objetivo é compreender como as narrativas (auto)biográficas, a partir das escritas de si, podem contribuir na tessitura da pesquisaformação entre pesquisadores/as e professores/as no cotidiano escolar. Refletimos no artigo, à luz de Benjamin (2012), Josso (2010), Ricoeur (2010), Bragança (2012), Delory-Momberger (2008), Rancií¨re (2009) e outros. A pesquisa mostrou-nos que o processo de elaboração das narrativas (auto)biográficas revela-se como uma tessitura criativa e criadora em que o sujeito se desvela em diferentes facetas do encontro consigo e com o outro, gerando transformações e aprendizados efetivos. Palavras-chave: Pesquisaformação. Narrativas (auto)biográficas. Criatividade. Escritas de si. Formação de professores/as.

Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores e Trabalho Docente (Bolsista CAPES). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CNPQ).

Inês Ferreira de Souza Bragança, Universidade Estadual de Campinas

Pós-Doutora pelo programa de Pós-Graduação em educação da Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal. Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP). É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação (FFP/UERJ) e coordenadora do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ).

Downloads

Publicado

14-04-2021

Como Citar

Morais, J. de S., & Bragança, I. F. de S. (2021). A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 182–201. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8907

Edição

Seção

Criatividade, lúdico e interculturalidade