DESCOLONIZANDO LEITURAS:

PRÁTICAS EMANCIPADORAS E INCLUSIVAS PARA PROMOVER O LETRAMENTO LITERÁRIO EM CÍRCULOS DE LEITURA

Autores

Palavras-chave:

Letramento literário, Leitura Cursiva, Círculos de Leitura

Resumo

Este artigo analisa práticas pedagógicas de círculos de leitura desenvolvidas no projeto "Com Texto Literário”, que fomentou o letramento literário por meio do trabalho com obras não-canônicas. Fundamentado em perspectivas teóricas de Antonio Candido, Rildo Cosson, Roxane Rojo, Annie Rouxel e Eliana Yunes, o estudo destaca o impacto dessas práticas na formação crítica e inclusiva de estudantes de Ensino Médio de um município sul-brasileiro de hegemonia eurocêntrica. Utilizando uma metodologia mista, são apresentados dados qualitativos e quantitativos que evidenciam como o projeto incentivou a leitura crítica, a
ampliação de repertório literário e o engajamento dos participantes. O texto explora os efeitos socioemocionais e intelectuais das atividades realizadas, destacando o potencial emancipador de práticas pedagógicas de literatura ancoradas na diversidade  cultural e nos multiletramentos.

Biografia do Autor

Amalia Leites, Instituto Federal Catarinense

Doutora em Letras, área de concentração Estudos Literários, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Espanhola e respectivas literaturas, pela Universidade da Região da Campanha (2006) e Mestrado em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria (2013).Atualmente é professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica na área de Língua Portuguesa e Espanhola, no Instituto Federal Catarinense, no Câmpus Ibirama, e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) no mesmo Câmpus. Tem experiência na Educação Básica em escolas privadas e escolas públicas municipais e estaduais, com o ensino de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Língua Portuguesa para estrangeiros. É membro do grupo de pesquisa Processos Educativos do Instituto Federal Catarinense.

LATTES: https://lattes.cnpq.br/8470807542089996

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Publicado

13-12-2025

Edição

Seção

Seção temática 2025: literacias