DESCOLONIZANDO LEITURAS:

PRÁTICAS EMANCIPADORAS E INCLUSIVAS PARA PROMOVER O LETRAMENTO LITERÁRIO EM CÍRCULOS DE LEITURA

Authors

Keywords:

Literary literacy, Cursive reading, Reading Circles.

Abstract

This article analyzes the pedagogical practices of reading circles developed in the “Literary Context” project, which promoted literary literacy by working with non-canonical works. Based on the theoretical perspectives of Antonio Candido, Rildo Cosson, Roxane Rojo, Annie Rouxel and Eliana Yunes, the study highlights the impact of these practices on the critical and inclusive education of high school students in a southern Brazilian municipality with a Eurocentric hegemony. Using a mixed methodology, qualitative and quantitative data are presented that show how the project encouraged critical reading, the expansion of the literary repertoire and the engagement of the participants. The text explores the socio-emotional and intellectual effects of the activities carried out, highlighting the emancipatory potential of pedagogical literature practices anchored in cultural diversity and multilearning.

Author Biography

Amalia Cardona Leites, Instituto Federal Catarinense

Doutora em Letras, área de concentração Estudos Literários, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Espanhola e respectivas literaturas, pela Universidade da Região da Campanha (2006) e Mestrado em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria (2013).Atualmente é professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica na área de Língua Portuguesa e Espanhola, no Instituto Federal Catarinense, no Câmpus Ibirama, e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) no mesmo Câmpus. Tem experiência na Educação Básica em escolas privadas e escolas públicas municipais e estaduais, com o ensino de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Língua Portuguesa para estrangeiros. É membro do grupo de pesquisa Processos Educativos do Instituto Federal Catarinense.

LATTES: https://lattes.cnpq.br/8470807542089996

References

BARTEL, C; PEDRUZI, T. Descaminhos da História: Ressignificações Identitárias em Ibirama/SC. Anais Eletrônicos do XVII Encontro Estadual da ANPUH/SC. p.1-15, ago. 2018. Disponível em [https://www.encontro2018.sc.anpuh.org/site/anaiscomplementares] Acesso em 20 nov. 2024.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários Escritos. 5.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.p. 171-193

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

EAGLETON, T. Teoria da literatura: uma introdução. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

KLEIMAN, A. Os Significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.

MACHADO, R.C.M; SOARES, I.B. Por um ensino decolonial de literatura. Revista brasileira de linguística aplicada. v.21, n.3, p. 981-1005. Jul-Set 2021. Disponível em: [https://doi.org/10.1590/1984-6398202116960] . Acesso em 10 dez 2024.

ORLANDI, E.P. Discurso e Leitura. São Paulo: Cortez Editora, 1988.

PETRICH, N. Book Clubs: Conversations Inspiring Community. i.e.: inquiry in education: v.7: n.1. 2015, Disponível em: [https://digitalcommons.nl.edu/ie/vol7/iss1/4] Acesso em 10 jan 2025.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROUXEL, A. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Cadernos de Pesquisa, v.42, n.145, jan./abr. 2012. p.272-283. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000100015. Disponível em: [https://www.scielo.br/j/cp/a/vbgD8LhYCcYxjFYf93P4Kwq/abstract/?lang=pt] Acesso em 13 nov 2024.

YUNES, Eliana. Círculos de leitura: teorizando a prática. Leitura: Teoria & Prática. n.33, jun/1999. p.17-21. Porto Alegre, 1999.

Published

2025-12-13

Issue

Section

Seção temática 2025: literacias