DESCOLONIZANDO LEITURAS:
PRÁTICAS EMANCIPADORAS E INCLUSIVAS PARA PROMOVER O LETRAMENTO LITERÁRIO EM CÍRCULOS DE LEITURA
Keywords:
Literary literacy, Cursive reading, Reading Circles.Abstract
This article analyzes the pedagogical practices of reading circles developed in the “Literary Context” project, which promoted literary literacy by working with non-canonical works. Based on the theoretical perspectives of Antonio Candido, Rildo Cosson, Roxane Rojo, Annie Rouxel and Eliana Yunes, the study highlights the impact of these practices on the critical and inclusive education of high school students in a southern Brazilian municipality with a Eurocentric hegemony. Using a mixed methodology, qualitative and quantitative data are presented that show how the project encouraged critical reading, the expansion of the literary repertoire and the engagement of the participants. The text explores the socio-emotional and intellectual effects of the activities carried out, highlighting the emancipatory potential of pedagogical literature practices anchored in cultural diversity and multilearning.
References
BARTEL, C; PEDRUZI, T. Descaminhos da História: Ressignificações Identitárias em Ibirama/SC. Anais Eletrônicos do XVII Encontro Estadual da ANPUH/SC. p.1-15, ago. 2018. Disponível em [https://www.encontro2018.sc.anpuh.org/site/anaiscomplementares] Acesso em 20 nov. 2024.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários Escritos. 5.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.p. 171-193
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
EAGLETON, T. Teoria da literatura: uma introdução. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
KLEIMAN, A. Os Significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.
MACHADO, R.C.M; SOARES, I.B. Por um ensino decolonial de literatura. Revista brasileira de linguística aplicada. v.21, n.3, p. 981-1005. Jul-Set 2021. Disponível em: [https://doi.org/10.1590/1984-6398202116960] . Acesso em 10 dez 2024.
ORLANDI, E.P. Discurso e Leitura. São Paulo: Cortez Editora, 1988.
PETRICH, N. Book Clubs: Conversations Inspiring Community. i.e.: inquiry in education: v.7: n.1. 2015, Disponível em: [https://digitalcommons.nl.edu/ie/vol7/iss1/4] Acesso em 10 jan 2025.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROUXEL, A. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Cadernos de Pesquisa, v.42, n.145, jan./abr. 2012. p.272-283. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000100015. Disponível em: [https://www.scielo.br/j/cp/a/vbgD8LhYCcYxjFYf93P4Kwq/abstract/?lang=pt] Acesso em 13 nov 2024.
YUNES, Eliana. Círculos de leitura: teorizando a prática. Leitura: Teoria & Prática. n.33, jun/1999. p.17-21. Porto Alegre, 1999.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos:
I. O(s) autor(es) e o(s) eventual(is) coautor(es) conhecem e declaram concordar com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos e com os termos e diretrizes a seguir;
II. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo;
III. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá;
IV. É responsabilidade do(s) autor(es) assegurar que o manuscrito não contenha elementos que revelem sua identidade, garantindo a revisão cega durante o processo de avaliação por pares. Para isso, devem ser adotadas as seguintes medidas: remover nomes de autores, afiliações institucionais e quaisquer informações pessoais do corpo do texto e das notas de rodapé; substituir referências à própria produção por termos neutros, como “Autor(a)” ou “Autor(a), ano”, evitando citações que permitam a identificação; nomear o arquivo de submissão de forma neutra, sem mencionar o nome do(s) autor(es); e excluir metadados do documento que possam identificar a autoria (ex.: propriedades do arquivo em editores de texto).
V. O responsável pela submissão deve certificar-se do preenchimento completo e correto das informações de todos os colaboradores, conforme solicitado no sistema de submissão, incluindo: nome completo, filiação institucional atualizada, e-mail, link para o currículo Lattes (para participantes brasileiros), ORCID e minicurrículo;
VI. O(s) autor(es) comprometem-se a submeter o manuscrito utilizando exclusivamente o template oficial disponibilizado pela Revista Educação e Cultura Contemporânea (REEDUC), assegurando o cumprimento integral das normas de formatação exigidas. Isso inclui a padronização de margens, fonte, espaçamento, estilo de citações e referências bibliográficas, conforme descrito nas Diretrizes para Autores. Submissões fora do padrão estabelecido poderão ser rejeitadas ou devolvidas para ajustes antes do encaminhamento à avaliação por pares.
VII. Caso tenha sido utilizado algum recurso de inteligência artificial (IA) durante a elaboração do manuscrito, o(s) autor(es) deve(m) declarar esse uso, seguindo as orientações do template e da seção "Declaração de Direito Autoral", disponíveis nesta página.