DESCOLONIZANDO LEITURAS:

PRÁTICAS EMANCIPADORAS E INCLUSIVAS PARA PROMOVER O LETRAMENTO LITERÁRIO EM CÍRCULOS DE LEITURA

Autores/as

Palabras clave:

Alfabetización literaria, Lectura cursiva, Círculos de lectura

Resumen

ste artículo analiza las prácticas pedagógicas de los círculos de lectura desarrolladas en el proyecto «Com Texto Literário», que promovió la alfabetización literaria trabajando con obras no canónicas. A partir de las perspectivas teóricas de Antonio Candido, Rildo Cosson, Roxane Rojo, Annie Rouxel y Eliana Yunes, el estudio destaca el impacto de esas prácticas en la educación crítica e inclusiva de alumnos de enseñanza media de un municipio del sur de Brasil con hegemonía eurocéntrica. Utilizando una metodología mixta, se presentan datos cualitativos y cuantitativos que muestran cómo el proyecto fomentó la lectura crítica,
la ampliación del repertorio literario y el compromiso de los participantes. El texto explora los efectos socioemocionales e intelectuales de las actividades realizadas, destacando el potencial emancipador de las prácticas literarias pedagógicas ancladas en la diversidad cultural y el multiaprendizaje.

Biografía del autor/a

Amalia Cardona Leites, Instituto Federal Catarinense

Doutora em Letras, área de concentração Estudos Literários, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Espanhola e respectivas literaturas, pela Universidade da Região da Campanha (2006) e Mestrado em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria (2013).Atualmente é professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica na área de Língua Portuguesa e Espanhola, no Instituto Federal Catarinense, no Câmpus Ibirama, e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) no mesmo Câmpus. Tem experiência na Educação Básica em escolas privadas e escolas públicas municipais e estaduais, com o ensino de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Língua Portuguesa para estrangeiros. É membro do grupo de pesquisa Processos Educativos do Instituto Federal Catarinense.

LATTES: https://lattes.cnpq.br/8470807542089996

Citas

BARTEL, C; PEDRUZI, T. Descaminhos da História: Ressignificações Identitárias em Ibirama/SC. Anais Eletrônicos do XVII Encontro Estadual da ANPUH/SC. p.1-15, ago. 2018. Disponível em [https://www.encontro2018.sc.anpuh.org/site/anaiscomplementares] Acesso em 20 nov. 2024.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários Escritos. 5.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.p. 171-193

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

EAGLETON, T. Teoria da literatura: uma introdução. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

KLEIMAN, A. Os Significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.

MACHADO, R.C.M; SOARES, I.B. Por um ensino decolonial de literatura. Revista brasileira de linguística aplicada. v.21, n.3, p. 981-1005. Jul-Set 2021. Disponível em: [https://doi.org/10.1590/1984-6398202116960] . Acesso em 10 dez 2024.

ORLANDI, E.P. Discurso e Leitura. São Paulo: Cortez Editora, 1988.

PETRICH, N. Book Clubs: Conversations Inspiring Community. i.e.: inquiry in education: v.7: n.1. 2015, Disponível em: [https://digitalcommons.nl.edu/ie/vol7/iss1/4] Acesso em 10 jan 2025.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROUXEL, A. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Cadernos de Pesquisa, v.42, n.145, jan./abr. 2012. p.272-283. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000100015. Disponível em: [https://www.scielo.br/j/cp/a/vbgD8LhYCcYxjFYf93P4Kwq/abstract/?lang=pt] Acesso em 13 nov 2024.

YUNES, Eliana. Círculos de leitura: teorizando a prática. Leitura: Teoria & Prática. n.33, jun/1999. p.17-21. Porto Alegre, 1999.

Publicado

2025-12-13

Número

Sección

Seção temática 2025: literacias