DESCOLONIZANDO LEITURAS:
PRÁTICAS EMANCIPADORAS E INCLUSIVAS PARA PROMOVER O LETRAMENTO LITERÁRIO EM CÍRCULOS DE LEITURA
Mots-clés :
Letramento literário, Leitura Cursiva, Círculos de LeituraRésumé
Este artigo analisa práticas pedagógicas de círculos de leitura desenvolvidas no projeto "Com Texto Literário”, que fomentou o letramento literário por meio do trabalho com obras não-canônicas. Fundamentado em perspectivas teóricas de Antonio Candido, Rildo Cosson, Roxane Rojo, Annie Rouxel e Eliana Yunes, o estudo destaca o impacto dessas práticas na formação crítica e inclusiva de estudantes de Ensino Médio de um município sul-brasileiro de hegemonia eurocêntrica. Utilizando uma metodologia mista, são apresentados dados qualitativos e quantitativos que evidenciam como o projeto incentivou a leitura crítica, a
ampliação de repertório literário e o engajamento dos participantes. O texto explora os efeitos socioemocionais e intelectuais das atividades realizadas, destacando o potencial emancipador de práticas pedagógicas de literatura ancoradas na diversidade cultural e nos multiletramentos.
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