DESCOLONIZANDO LEITURAS:

PRÁTICAS EMANCIPADORAS E INCLUSIVAS PARA PROMOVER O LETRAMENTO LITERÁRIO EM CÍRCULOS DE LEITURA

Auteurs-es

Mots-clés :

Letramento literário, Leitura Cursiva, Círculos de Leitura

Résumé

Este artigo analisa práticas pedagógicas de círculos de leitura desenvolvidas no projeto "Com Texto Literário”, que fomentou o letramento literário por meio do trabalho com obras não-canônicas. Fundamentado em perspectivas teóricas de Antonio Candido, Rildo Cosson, Roxane Rojo, Annie Rouxel e Eliana Yunes, o estudo destaca o impacto dessas práticas na formação crítica e inclusiva de estudantes de Ensino Médio de um município sul-brasileiro de hegemonia eurocêntrica. Utilizando uma metodologia mista, são apresentados dados qualitativos e quantitativos que evidenciam como o projeto incentivou a leitura crítica, a
ampliação de repertório literário e o engajamento dos participantes. O texto explora os efeitos socioemocionais e intelectuais das atividades realizadas, destacando o potencial emancipador de práticas pedagógicas de literatura ancoradas na diversidade  cultural e nos multiletramentos.

Biographie de l'auteur-e

Amalia Cardona Leites, Instituto Federal Catarinense

Doutora em Letras, área de concentração Estudos Literários, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Espanhola e respectivas literaturas, pela Universidade da Região da Campanha (2006) e Mestrado em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria (2013).Atualmente é professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica na área de Língua Portuguesa e Espanhola, no Instituto Federal Catarinense, no Câmpus Ibirama, e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) no mesmo Câmpus. Tem experiência na Educação Básica em escolas privadas e escolas públicas municipais e estaduais, com o ensino de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Língua Portuguesa para estrangeiros. É membro do grupo de pesquisa Processos Educativos do Instituto Federal Catarinense.

LATTES: https://lattes.cnpq.br/8470807542089996

Références

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Publié-e

2025-12-13

Numéro

Rubrique

Seção temática 2025: literacias