Educação antirracista e as leis 10.639/2003 e 11.645/2008

reflexões sobre o ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas na educação básica

Autores

Palavras-chave:

Lei 10.639/2003 e 11.645/2008. Educação antirracista. Pedagogia do Evento. Paradigma da contribuição.

Resumo

Passados mais de 20 anos desde a promulgação da Lei 10.639, este artigo pretende retomar a importância da obrigatoriedade do ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas na educação básica no Brasil. Seguindo alguns autores, reflito sobre as barreiras para a implementação das Leis 10.639 e 11.645, como o “paradigma da contribuição” (Bulhões, 2018), o qual limita os conhecimentos, saberes e ciências dos povos negros e indígenas a esferas específicas e estereotipadas; e a “pedagogia do evento” (Bekke, 2011; Oliveira e Nascimento, 2021), cujas atividades pedagógicas para o ensino das histórias e culturas indígenas e afro-brasileiras ficavam restritas a datas ou eventos pontuais. Tendo isso em vista, busco apontar para iniciativas e formas de romper com a invisibilidade desses povos, ressaltando as potências de uma educação antirracista possibilitada pelas Leis 10.639 e 11.645.

Biografia do Autor

Taisa Domiciano Castanha, UFBA

Cientista Social e Pedagoga, mestra em Sociologia da Religião (UFMG) e doutora em Estudos Étnicos e Africanos (Pós-Afro/UFBA).  Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa de Religiões AfroIndígenas (GRAI/UFBA) e do Núcleo de Estudos em Ciências Sociais e Saúde (ECSAS/UFBA).

Referências

ALMEIDA, Sílvio Racismo Estrutural. Belo Horizonte: Letramento, 2018.

ALVES, Adriana de C. Ensino de História e Cultura Indígena: trabalhando com conceitos, desconstruindo estereótipos. In: Revista Espaço Acadêmico – Nº 168 – Maio, 2015.

BAKKE, Raquel Rua Baptista. Na escola com os orixás: o ensino das religiões afro-brasi leiras na aplicação da Lei 10.639. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Departamento de Antropologia, FFLCH, USP. São Paulo, 2011. p.88.

BRASÍLIA, Lei de Diretrizes e Bases, 2003. Link L10639 (planalto.gov.br) (acesso em 16 de maio de 2024).

BULHÕES, Leandro. Ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas entrecruzadas: paradigma da contribuição, pedagogia do evento e emancipações na educação básica. Revista ABPN, v. 10, p. 22-38, 2018.

MEC, “Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana”. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, 2004. diretrizes_curriculares_nacionais_para_a_educacao_das_relacoes_etnico_raciais_e_para_o_ensino_de_historia_e_cultura_afro_brasileira_e_africana.pdf (inep.gov.br) (Acesso em 17 de maio de 2024).

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador. Saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis, RJ: vozes, 2017.

OLIVEIRA, Waldete Tristão Farias e MACHADO, Carlos Eduardo Dias. A demanda da população negra brasileira por educação: um longo trajeto até a lei 10.639/03. Revista da ABPN, v. 10, Ed. Especial - Caderno Temático: Letramentos de Reexistência. Janeiro de 2018.

OLIVEIRA, Rosenilton e NASCIMENTO, Letícia. “Pedagogia do evento”: o dia da consciência negra no contexto escolar. Revista CAMPOS V.22 N.1 p. 135-158 jan-jun, 2021.

QUIJANO. Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. Em: “A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas”. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005.

SANTOS, Jocéli Domanski Gomes. A lei 10.639/03 e a importância de sua implementação na educação básica dos Santos. Site Dia a Dia Educação, s/d. Link: 1409-8.pdf (diaadiaeducacao.pr.gov.br) (Acesso em 12 de Maio de 2024).

PINHEIRO, Bárbara Carine. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Editora Planeta Brasil, 2023.

Downloads

Publicado

20-08-2025

Como Citar

Castanha, T. D. (2025). Educação antirracista e as leis 10.639/2003 e 11.645/2008: reflexões sobre o ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas na educação básica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 22. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11601

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)