Educação antirracista e as leis 10.639/2003 e 11.645/2008

reflexões sobre o ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas na educação básica

Auteurs-es

Mots-clés :

Lei 10.639/2003 e 11.645/2008. Educação antirracista. Pedagogia do Evento. Paradigma da contribuição.

Résumé

Plus de 20 ans après la promulgation de la loi 10.639, cet article entend réaffirmer l’importance de l’enseignement obligatoire des histoires et cultures africaines, afro-brésiliennes et indigènes dans l’éducation de base au Brésil. À la suite de certains auteurs, je réfléchis aux obstacles à la mise en œuvre des lois 10 639 et 11 645, tels que le “paradigme de la contribution” (Bulhões, 2018), qui limite les connaissances, les connaissances et les sciences des peuples noirs et autochtones à des sphères spécifiques et marginalisées; et la “pédagogie de l’événement” (Bekke, 2011; Oliveira et Nascimento, 2021), dont les activités pédagogiques pour l’enseignement des histoires et cultures indigènes et afro-brésiliennes ont été limitées à des dates ou des événements spécifiques. Dans cette optique, je cherche à indiquer des initiatives et des moyens de rompre avec l’invisibilité de ces peuples, en soulignant les pouvoirs d’une éducation antiraciste rendue possible par les Lois 10.639 et 11.645.

Biographie de l'auteur-e

Taisa Domiciano Castanha, UFBA

Cientista Social e Pedagoga, mestra em Sociologia da Religião (UFMG) e doutora em Estudos Étnicos e Africanos (Pós-Afro/UFBA).  Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa de Religiões AfroIndígenas (GRAI/UFBA) e do Núcleo de Estudos em Ciências Sociais e Saúde (ECSAS/UFBA).

Références

ALMEIDA, Sílvio Racismo Estrutural. Belo Horizonte: Letramento, 2018.

ALVES, Adriana de C. Ensino de História e Cultura Indígena: trabalhando com conceitos, desconstruindo estereótipos. In: Revista Espaço Acadêmico – Nº 168 – Maio, 2015.

BAKKE, Raquel Rua Baptista. Na escola com os orixás: o ensino das religiões afro-brasi leiras na aplicação da Lei 10.639. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Departamento de Antropologia, FFLCH, USP. São Paulo, 2011. p.88.

BRASÍLIA, Lei de Diretrizes e Bases, 2003. Link L10639 (planalto.gov.br) (acesso em 16 de maio de 2024).

BULHÕES, Leandro. Ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas entrecruzadas: paradigma da contribuição, pedagogia do evento e emancipações na educação básica. Revista ABPN, v. 10, p. 22-38, 2018.

MEC, “Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana”. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, 2004. diretrizes_curriculares_nacionais_para_a_educacao_das_relacoes_etnico_raciais_e_para_o_ensino_de_historia_e_cultura_afro_brasileira_e_africana.pdf (inep.gov.br) (Acesso em 17 de maio de 2024).

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador. Saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis, RJ: vozes, 2017.

OLIVEIRA, Waldete Tristão Farias e MACHADO, Carlos Eduardo Dias. A demanda da população negra brasileira por educação: um longo trajeto até a lei 10.639/03. Revista da ABPN, v. 10, Ed. Especial - Caderno Temático: Letramentos de Reexistência. Janeiro de 2018.

OLIVEIRA, Rosenilton e NASCIMENTO, Letícia. “Pedagogia do evento”: o dia da consciência negra no contexto escolar. Revista CAMPOS V.22 N.1 p. 135-158 jan-jun, 2021.

QUIJANO. Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. Em: “A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas”. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005.

SANTOS, Jocéli Domanski Gomes. A lei 10.639/03 e a importância de sua implementação na educação básica dos Santos. Site Dia a Dia Educação, s/d. Link: 1409-8.pdf (diaadiaeducacao.pr.gov.br) (Acesso em 12 de Maio de 2024).

PINHEIRO, Bárbara Carine. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Editora Planeta Brasil, 2023.

Téléchargements

Publié-e

2025-08-20

Comment citer

Castanha, T. D. (2025). Educação antirracista e as leis 10.639/2003 e 11.645/2008: reflexões sobre o ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas na educação básica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 22. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11601

Numéro

Rubrique

Artigos (fluxo contínuo)