Educação antirracista e as leis 10.639/2003 e 11.645/2008

reflexões sobre o ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas na educação básica

Authors

Keywords:

Lei 10.639/2003 e 11.645/2008. Educação antirracista. Pedagogia do Evento. Paradigma da contribuição.

Abstract

More than 20 years after the enactment of Law 10.639, this article intends to resume the importance of mandatory teaching of African, Afro-Brazilian and indigenous histories and cultures in basic education in Brazil. Following some authors, I reflect on the barriers to the implementation of Laws 10,639 and 11,645, such as the "contribution paradigm" (Bulhões, 2018), which limits the knowledge, knowledge, and sciences of black and indigenous peoples to specific and marginalized spheres; and the "pedagogy of the event" (Bekke, 2011; Oliveira and Nascimento, 2021), whose pedagogical activities for the teaching of indigenous and Afro-Brazilian histories and cultures were restricted to specific dates or events. With this in mind, I seek to point to initiatives and ways to break with the invisibility of these peoples, emphasizing the powers of an anti-racist education made possible by Laws 10.639 and 11.645.  

Author Biography

Taisa Domiciano Castanha, UFBA

Cientista Social e Pedagoga, mestra em Sociologia da Religião (UFMG) e doutora em Estudos Étnicos e Africanos (Pós-Afro/UFBA).  Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa de Religiões AfroIndígenas (GRAI/UFBA) e do Núcleo de Estudos em Ciências Sociais e Saúde (ECSAS/UFBA).

References

ALMEIDA, Sílvio Racismo Estrutural. Belo Horizonte: Letramento, 2018.

ALVES, Adriana de C. Ensino de História e Cultura Indígena: trabalhando com conceitos, desconstruindo estereótipos. In: Revista Espaço Acadêmico – Nº 168 – Maio, 2015.

BAKKE, Raquel Rua Baptista. Na escola com os orixás: o ensino das religiões afro-brasi leiras na aplicação da Lei 10.639. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Departamento de Antropologia, FFLCH, USP. São Paulo, 2011. p.88.

BRASÍLIA, Lei de Diretrizes e Bases, 2003. Link L10639 (planalto.gov.br) (acesso em 16 de maio de 2024).

BULHÕES, Leandro. Ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas entrecruzadas: paradigma da contribuição, pedagogia do evento e emancipações na educação básica. Revista ABPN, v. 10, p. 22-38, 2018.

MEC, “Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana”. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, 2004. diretrizes_curriculares_nacionais_para_a_educacao_das_relacoes_etnico_raciais_e_para_o_ensino_de_historia_e_cultura_afro_brasileira_e_africana.pdf (inep.gov.br) (Acesso em 17 de maio de 2024).

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador. Saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis, RJ: vozes, 2017.

OLIVEIRA, Waldete Tristão Farias e MACHADO, Carlos Eduardo Dias. A demanda da população negra brasileira por educação: um longo trajeto até a lei 10.639/03. Revista da ABPN, v. 10, Ed. Especial - Caderno Temático: Letramentos de Reexistência. Janeiro de 2018.

OLIVEIRA, Rosenilton e NASCIMENTO, Letícia. “Pedagogia do evento”: o dia da consciência negra no contexto escolar. Revista CAMPOS V.22 N.1 p. 135-158 jan-jun, 2021.

QUIJANO. Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. Em: “A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas”. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005.

SANTOS, Jocéli Domanski Gomes. A lei 10.639/03 e a importância de sua implementação na educação básica dos Santos. Site Dia a Dia Educação, s/d. Link: 1409-8.pdf (diaadiaeducacao.pr.gov.br) (Acesso em 12 de Maio de 2024).

PINHEIRO, Bárbara Carine. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Editora Planeta Brasil, 2023.

Published

2025-08-20

How to Cite

Castanha, T. D. (2025). Educação antirracista e as leis 10.639/2003 e 11.645/2008: reflexões sobre o ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas na educação básica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 22. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11601

Issue

Section

Artigos (fluxo contínuo)