A escola é para quem?: uma análise dos comentários na comunidade do G1 na rede social Facebook sobre adolescentes trans na escola

Autores

Palavras-chave:

Edcação, Transgeneridade, Crianças Trans, Escola

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre o papel social da escola, tendo como ponto fundamental análise de narrativas sobre adolescentes trans estudantes expressas em redes sociais (facebook). As redes sociais são espaços que refletem a dinâmica e as relações sociais e, neste sentido, podem ser um campo vasto de pesquisa. Teoricamente, este estudo alicerça-se em autores que discutem a escola e o papel desempenhado no bojo da dinâmica social, tais como: Emina Santos (2019) e Louro (2003). As questões de gênero baseiam-se nos estudos de Bento & Pelúcio (2012), Modesto (2013), Preciato (2013), entre outros. A metodologia está baseada em: a) pesquisa bibliográfica sobre gênero e transgeneridade, educação e infância / crianças / adolescentes trans, com o levantamento de livros e  artigos com foco em estudos teóricos e os resultados empíricos realizados e publicados no Brasil; b) análise de conteúdo dos comentários/“opiniões” acerca de postagens ou notícias sobre situações envolvendo crianças e adolescentes trans na escola, impressos na rede social facebook. Conclui-se que, de acordo com a maioria das narrativas analisadas, predomina o preconceito e a ideia de que a escola não é lugar para sujeitos que não estão inseridas na lógica heteronormativa.

Biografia do Autor

Rosane Cristina de Oliveira, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Ciências Sociais Pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA) e professora do Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade de Vassouras – Campus de Saquarema.

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Publicado

16-12-2025

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)