Condições de trabalho do professor da educação básica: precarização e adoecimento

Autores

Palavras-chave:

Trabalho docente. Precarização. Adoecimento. Educação Básica.

Resumo

O artigo objetiva compreender os elementos que evidenciam aspectos de precarização nas condições de trabalho de professores da rede estadual de educação básica do Paraná. A justificativa se pauta na preocupação de que há indicativos de um crescente processo de adoecimento docente, intensificado especialmente após a entrada das plataformas digitais nas escolas, cuja pressão pelo acesso e manuseio, tensiona o docente e contribui para a perda da autonomia do seu trabalho. A metodologia se pautou em pesquisa bibliográfica e documental, a partir de referenciais que tratam do trabalho docente. No decorrer da pesquisa, contamos ainda com o uso de dados e depoimentos extraídos de pesquisa realizada pelo Sindicato dos Professores da rede pública estadual do Paraná (APP-Sindicato) em parceria com Instituto IPO (Instituto de Pesquisas de Opinião) em 2023. Diante do cenário educacional do Estado do Paraná, consideramos que há necessidade premente de investir em melhores condições de trabalho, para que o professor, motivado a desempenhar sua função social, possa contribuir para a construção de uma educação mais humanizada e com condições de trabalho mais saudáveis.

Biografia do Autor

Silvia Alves dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

SILVIA ALVES DOS SANTOS  é doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Docente no Departamento de Educação e no Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Educação da Universidade Estadual de Londrina – Paraná.

Isabela Aparecida Rodrigues Costa, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Londrina (UEL) . Pós-graduada em Neuropsicopedagogia, Coordenação do Trabalho Pedagógico e Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Campos Elíseos (2018-2019). Licenciada em Pedagogia pela UEL (2014-2018). É professora estatutária do Município de Londrina.

Referências

Profa. Dra. Silvia Alves dos Santos

Universidade Estadual de Londrina – Londrina - Paraná - Brasil

Departamento de Educação

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho, Políticas Educacionais e Formação Humana (CNPq)

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0647-750X

E-mail: sillalves@uel.br

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6071485632653631

ID Lattes: 6071485632653631

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Atualmente é professora Associada na Universidade Estadual de Londrina .Coordena Grupo de Pesquisa em Trabalho, Políticas Educacionais e Formação Humana na Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais e o mundo do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, Trabalho e Educação, Precarização do trabalho, Trabalho docente, Pedagogia Histórico-Crítica, Ensino Médio, Formação de professores.

Downloads

Publicado

09-12-2025

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)