Condições de trabalho do professor da educação básica: precarização e adoecimento
Mots-clés :
Trabalho docente. Precarização. Adoecimento. Educação Básica.Résumé
O artigo objetiva compreender os elementos que evidenciam aspectos de precarização nas condições de trabalho de professores da rede estadual de educação básica do Paraná. A justificativa se pauta na preocupação de que há indicativos de um crescente processo de adoecimento docente, intensificado especialmente após a entrada das plataformas digitais nas escolas, cuja pressão pelo acesso e manuseio, tensiona o docente e contribui para a perda da autonomia do seu trabalho. A metodologia se pautou em pesquisa bibliográfica e documental, a partir de referenciais que tratam do trabalho docente. No decorrer da pesquisa, contamos ainda com o uso de dados e depoimentos extraídos de pesquisa realizada pelo Sindicato dos Professores da rede pública estadual do Paraná (APP-Sindicato) em parceria com Instituto IPO (Instituto de Pesquisas de Opinião) em 2023. Diante do cenário educacional do Estado do Paraná, consideramos que há necessidade premente de investir em melhores condições de trabalho, para que o professor, motivado a desempenhar sua função social, possa contribuir para a construção de uma educação mais humanizada e com condições de trabalho mais saudáveis.
Références
Profa. Dra. Silvia Alves dos Santos
Universidade Estadual de Londrina – Londrina - Paraná - Brasil
Departamento de Educação
Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho, Políticas Educacionais e Formação Humana (CNPq)
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0647-750X
E-mail: sillalves@uel.br
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6071485632653631
ID Lattes: 6071485632653631
Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Atualmente é professora Associada na Universidade Estadual de Londrina .Coordena Grupo de Pesquisa em Trabalho, Políticas Educacionais e Formação Humana na Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais e o mundo do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, Trabalho e Educação, Precarização do trabalho, Trabalho docente, Pedagogia Histórico-Crítica, Ensino Médio, Formação de professores.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos:
I. O(s) autor(es) e o(s) eventual(is) coautor(es) conhecem e declaram concordar com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos e com os termos e diretrizes a seguir;
II. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo;
III. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá;
IV. É responsabilidade do(s) autor(es) assegurar que o manuscrito não contenha elementos que revelem sua identidade, garantindo a revisão cega durante o processo de avaliação por pares. Para isso, devem ser adotadas as seguintes medidas: remover nomes de autores, afiliações institucionais e quaisquer informações pessoais do corpo do texto e das notas de rodapé; substituir referências à própria produção por termos neutros, como “Autor(a)” ou “Autor(a), ano”, evitando citações que permitam a identificação; nomear o arquivo de submissão de forma neutra, sem mencionar o nome do(s) autor(es); e excluir metadados do documento que possam identificar a autoria (ex.: propriedades do arquivo em editores de texto).
V. O responsável pela submissão deve certificar-se do preenchimento completo e correto das informações de todos os colaboradores, conforme solicitado no sistema de submissão, incluindo: nome completo, filiação institucional atualizada, e-mail, link para o currículo Lattes (para participantes brasileiros), ORCID e minicurrículo;
VI. O(s) autor(es) comprometem-se a submeter o manuscrito utilizando exclusivamente o template oficial disponibilizado pela Revista Educação e Cultura Contemporânea (REEDUC), assegurando o cumprimento integral das normas de formatação exigidas. Isso inclui a padronização de margens, fonte, espaçamento, estilo de citações e referências bibliográficas, conforme descrito nas Diretrizes para Autores. Submissões fora do padrão estabelecido poderão ser rejeitadas ou devolvidas para ajustes antes do encaminhamento à avaliação por pares.
VII. Caso tenha sido utilizado algum recurso de inteligência artificial (IA) durante a elaboração do manuscrito, o(s) autor(es) deve(m) declarar esse uso, seguindo as orientações do template e da seção "Declaração de Direito Autoral", disponíveis nesta página.