Interpretando o TikTok: limiar crítico entre o canto das sereias e a obsolescência da escola

Autores

Palavras-chave:

Cultura Imagética, Convergência tecnológica, Compulsão à repetição, Impactos educacionais

Resumo

Este ensaio discute o impacto das tecnologias digitais nas sociedades contemporâneas, focando na transmissão algorítmica da cultura e sua capacidade de modelar a cognição. O TikTok é analisado como uma expressão de cultura imagética, destacando seu papel como sucessor de tecnologias como televisores e videogames. A ausência de regulamentação permite uma cultura visual dinâmica e, muitas vezes, descontrolada. O ensaio aborda a necessidade de uma análise crítica do TikTok como uma mídia de cultura imagética, considerando seu impacto na produção e consumo cultural. É crucial promover uma cultura imagética saudável e enfrentar os desafios do uso responsável das tecnologias digitais. A educação tem um papel fundamental na conscientização crítica sobre os usos e consequências dessas plataformas. Famílias, escolas, sociedade e políticas públicas devem se unir para garantir um ambiente online seguro e saudável, especialmente para jovens usuários.

Biografia do Autor

Fernando Lionel Quiroga, Universidade Estadual de Goiás

Professor Doutor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) na área de Fundamentos da Educação, em Regime de Tempo Integral de Dedicação à Docência e à Pesquisa (RTIDP). Lotado no Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR), atua na função de Professor Formador e Pesquisador. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagens e Tecnologias (PPG-IELT/ Campus Jundiaí/Anápolis).

Diogo Assis Moreira, Universidade Estadual de Goiás

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Coordenador Pedagógico dos cursos de graduação na Faculdade SENAI Roberto Mange, Anápolis – Goiás.

Adriana Sodré de Assis , Universidade Estadual de Goiás

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Técnica Editora na Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA).

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Publicado

17-06-2025

Como Citar

Quiroga, F. L., Moreira, D. A., & Sodré de Assis , A. . (2025). Interpretando o TikTok: limiar crítico entre o canto das sereias e a obsolescência da escola . Revista Educação E Cultura Contemporânea, 22. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11398

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)