Interpretando o TikTok: limiar crítico entre o canto das sereias e a obsolescência da escola

Auteurs-es

Mots-clés :

Cultura Imagética, Convergência tecnológica, Compulsão à repetição, Impactos educacionais

Résumé

Este ensaio discute o impacto das tecnologias digitais nas sociedades contemporâneas, focando na transmissão algorítmica da cultura e sua capacidade de modelar a cognição. O TikTok é analisado como uma expressão de cultura imagética, destacando seu papel como sucessor de tecnologias como televisores e videogames. A ausência de regulamentação permite uma cultura visual dinâmica e, muitas vezes, descontrolada. O ensaio aborda a necessidade de uma análise crítica do TikTok como uma mídia de cultura imagética, considerando seu impacto na produção e consumo cultural. É crucial promover uma cultura imagética saudável e enfrentar os desafios do uso responsável das tecnologias digitais. A educação tem um papel fundamental na conscientização crítica sobre os usos e consequências dessas plataformas. Famílias, escolas, sociedade e políticas públicas devem se unir para garantir um ambiente online seguro e saudável, especialmente para jovens usuários.

Bibliographies de l'auteur-e

Fernando Lionel Quiroga, Universidade Estadual de Goiás

Professor Doutor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) na área de Fundamentos da Educação, em Regime de Tempo Integral de Dedicação à Docência e à Pesquisa (RTIDP). Lotado no Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR), atua na função de Professor Formador e Pesquisador. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagens e Tecnologias (PPG-IELT/ Campus Jundiaí/Anápolis).

Diogo Assis Moreira, Universidade Estadual de Goiás

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Coordenador Pedagógico dos cursos de graduação na Faculdade SENAI Roberto Mange, Anápolis – Goiás.

Adriana Sodré de Assis , Universidade Estadual de Goiás

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Técnica Editora na Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA).

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Publié-e

2025-06-17

Comment citer

Quiroga, F. L., Moreira, D. A., & Sodré de Assis , A. . (2025). Interpretando o TikTok: limiar crítico entre o canto das sereias e a obsolescência da escola . Revista Educação E Cultura Contemporânea, 22. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11398

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Rubrique

Artigos (fluxo contínuo)