O trabalho docente como profissão

tecendo reflexões e articulações sobre seus processos constitutivos

Autores

Palavras-chave:

Profissão docente. Valorização social. Processos constituintes.

Resumo

Este artigo, de cunho teórico, discute o trabalho docente na Educação Básica como profissão a partir de seus quatro processos constituintes, a saber: profissionalização, profissionalismo, profissionalidade e professoralidade. Reconhecemos que mesmo sendo processos autônomos, eles sugerem uma tétrade, cuja finalidade é promover o diálogo e a força política docente na luta por valorização social. Com base em fontes primárias como Souza (2004), Freire (2021), Enguita (1991), Tardif (2000), entre outros, destacamos o atual cenário de desencantamento docente no que tange a imagem (e autoimagem) do professor e a fragilidade com a qual os processos constituintes dessa profissão são tratados politicamente no Brasil. Consideramos que essa fragilidade intenta à necessidade de políticas públicas eficazes à força política docente, bem como mais estudos nessa área, reforçando que o professor é um profissional legítimo, e que sua veia política se inicia na formação inicial.

Biografia do Autor

Ivis Chagas da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisador da sociedade do desencantamento docente, a partir da Teoria das Representações Sociais.

Laêda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003).  Atualmente, é Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional. Atua como docente no curso de Pedagogia e demais licenciaturas oferecidas pelo Centro de Educação da UFPE desde 1998. É professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação (CE). Líder do Grupo de pesquisa Educação e Representações sociais/CNPq. Desde 2020 integra o Comitê interno do Programa de Iniciação Científica da UFPE/CNPq. É docente bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2012, e pesquisadora associada ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação da Fundação Carlos Chagas CIERS-ed, Fundação Carlos Chagas-FCC. Até 2019 atuou como co-editora do periódico Revista de Administração Educacional. Integra o conselho editorial dos periódicos: Caderno CEDES-UNICAMP e Revista Práxis Educativa (UEPG) e Administração Educacional (UFPE).

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Publicado

17-06-2025

Como Citar

Chagas da Silva, I., & Bezerra Machado, L. (2025). O trabalho docente como profissão: tecendo reflexões e articulações sobre seus processos constitutivos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 22. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11339

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)