O trabalho docente como profissão

tecendo reflexões e articulações sobre seus processos constitutivos

Auteurs-es

Mots-clés :

Profissão docente. Valorização social. Processos constituintes.

Résumé

Este artigo, de cunho teórico, discute o trabalho docente na Educação Básica como profissão a partir de seus quatro processos constituintes, a saber: profissionalização, profissionalismo, profissionalidade e professoralidade. Reconhecemos que mesmo sendo processos autônomos, eles sugerem uma tétrade, cuja finalidade é promover o diálogo e a força política docente na luta por valorização social. Com base em fontes primárias como Souza (2004), Freire (2021), Enguita (1991), Tardif (2000), entre outros, destacamos o atual cenário de desencantamento docente no que tange a imagem (e autoimagem) do professor e a fragilidade com a qual os processos constituintes dessa profissão são tratados politicamente no Brasil. Consideramos que essa fragilidade intenta à necessidade de políticas públicas eficazes à força política docente, bem como mais estudos nessa área, reforçando que o professor é um profissional legítimo, e que sua veia política se inicia na formação inicial.

Bibliographies de l'auteur-e

Ivis Chagas da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisador da sociedade do desencantamento docente, a partir da Teoria das Representações Sociais.

Laêda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Doctorat en éducation de l'Université fédérale de Rio Grande do Norte (2003). Actuellement, elle est professeur titulaire au Centre d'éducation de l'Université fédérale de Pernambuco (UFPE), lié au Département d'administration scolaire et de planification de l'éducation. Elle enseigne le cours de Pédagogie et d'autres diplômes proposés par le Centre d'Éducation de l'UFPE depuis 1998. Elle est professeure permanente au Programme Postgraduate en Éducation du Centre d'Éducation (CE). Responsable du groupe de recherche Éducation et représentations sociales/CNPq. Depuis 2020, il est membre du comité interne du Programme d'Initiation Scientifique UFPE/CNPq. Elle est professeur titulaire d'une bourse de productivité de la recherche du CNPq depuis 2012 et chercheuse associée au Centre international d'études sur les représentations sociales et la subjectivité éducative de la Fundação Carlos Chagas CIERS-ed, Fundação Carlos Chagas-FCC. Jusqu'en 2019, elle a été co-rédactrice en chef de la revue Revista de Administração Educacional. Il est membre du comité de rédaction des revues Caderno CEDES-UNICAMP et Revista Práxis Educativa (UEPG) et Administração Educacional (UFPE).

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Publié-e

2025-06-17

Comment citer

Chagas da Silva, I., & Bezerra Machado, L. (2025). O trabalho docente como profissão: tecendo reflexões e articulações sobre seus processos constitutivos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 22. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11339

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Rubrique

Artigos (fluxo contínuo)