O trabalho docente como profissão
tecendo reflexões e articulações sobre seus processos constitutivos
Mots-clés :
Profissão docente. Valorização social. Processos constituintes.Résumé
Este artigo, de cunho teórico, discute o trabalho docente na Educação Básica como profissão a partir de seus quatro processos constituintes, a saber: profissionalização, profissionalismo, profissionalidade e professoralidade. Reconhecemos que mesmo sendo processos autônomos, eles sugerem uma tétrade, cuja finalidade é promover o diálogo e a força política docente na luta por valorização social. Com base em fontes primárias como Souza (2004), Freire (2021), Enguita (1991), Tardif (2000), entre outros, destacamos o atual cenário de desencantamento docente no que tange a imagem (e autoimagem) do professor e a fragilidade com a qual os processos constituintes dessa profissão são tratados politicamente no Brasil. Consideramos que essa fragilidade intenta à necessidade de políticas públicas eficazes à força política docente, bem como mais estudos nessa área, reforçando que o professor é um profissional legítimo, e que sua veia política se inicia na formação inicial.
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