Rede social Instagram e práticas de subjetivação contemporâneas: uma revisão de literatura

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Palavras-chave:

Palavras-chave: redes sociais; Instagram; práticas de subjetividade; sociedade contemporânea

Resumo

Este artigo tem o propósito de examinar o poder da rede social Instagram na configuração das subjetividades contemporâneas. Trata-se de uma revisão de literatura, recorte de uma pesquisa mais ampla, que busca analisar práticas de subjetivação mediadas pelas redes sociais. Para a revisão, utilizou-se como base de consulta o portal de periódicos da Capes, tomando como string de busca: Redes sociais AND Subjetividades AND Instagram. Selecionaram-se publicações dos últimos quatro anos (2019-2023) para destacar a atualidade e as tendências recentes na área. Foram encontrados 32 estudos e, após aplicados os critérios de elegibilidade, restaram nove artigos para análise e discussão. Os artigos abordam temas como influência estudantil, estetização da saúde, posicionamentos políticos, resistência em pandemias, empoderamento feminino e percepção de moda, oferecendo uma crítica das práticas digitais contemporâneas.

Biografia do Autor

Patrícia Nogueira, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Lucas (FSL). Atualmente, professora da Secretaria Estadual de Educação de Rondônia (SEDUC-RO), onde desenvolve práticas pedagógicas no ensino de Ciências e Biologia com ênfase em inclusão e formação crítica.

Regina Célia Hostins, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Mestre e doutora em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000; 2006). Realizou Pós-doutorado em 2013, no Institute of Education, University College of London, Inglaterra, com a colaboração do Prof Dr Stephen Ball, no campo da Sociologia da Educação, desenvolvendo estudos sobre Abordagens Teórico-metodológicas na Pesquisa de Políticas Educacionais. É pesquisadora Produtividade - PQ-2 CNPq e professora tempo integral no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Vale do Itajaí, SC. Coordena o grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Educacionais, no qual desenvolve pesquisas, subsidiadas pelo CNPq, pela CAPES e FAPESC e participa como pesquisadora convidada no Laboratório Observatório de Práticas Escolares, (OPE/UDESC) e no Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ). Suas pesquisas têm sido direcionadas para dois eixos de investigação: 1. Políticas de Ensino superior (Graduação e Pós-Graduação); 2. Políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva

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Publicado

23-12-2025

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)