Rede social Instagram e práticas de subjetivação contemporâneas: uma revisão de literatura

Auteurs-es

Mots-clés :

Palavras-chave: redes sociais; Instagram; práticas de subjetividade; sociedade contemporânea

Résumé

Este artigo tem o propósito de examinar o poder da rede social Instagram na configuração das subjetividades contemporâneas. Trata-se de uma revisão de literatura, recorte de uma pesquisa mais ampla, que busca analisar práticas de subjetivação mediadas pelas redes sociais. Para a revisão, utilizou-se como base de consulta o portal de periódicos da Capes, tomando como string de busca: Redes sociais AND Subjetividades AND Instagram. Selecionaram-se publicações dos últimos quatro anos (2019-2023) para destacar a atualidade e as tendências recentes na área. Foram encontrados 32 estudos e, após aplicados os critérios de elegibilidade, restaram nove artigos para análise e discussão. Os artigos abordam temas como influência estudantil, estetização da saúde, posicionamentos políticos, resistência em pandemias, empoderamento feminino e percepção de moda, oferecendo uma crítica das práticas digitais contemporâneas.

Bibliographies de l'auteur-e

Patrícia Nogueira, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Lucas (FSL). Atualmente, professora da Secretaria Estadual de Educação de Rondônia (SEDUC-RO), onde desenvolve práticas pedagógicas no ensino de Ciências e Biologia com ênfase em inclusão e formação crítica.

Regina Célia Linhares Hostins, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Maestría et Doctorado en Sciences de l'Éducation de l'Université Fédérale de Santa Catarina (2000 ; 2006). Réalisé en tant que docteur en 2013, à l'Institute of Education, University College of London, Angleterre, avec la collaboration du professeur Dr. Stephen Ball, sur le terrain de sociologie de l'éducation, développant des études sur les études théoriques et métodolologiques dans la recherche politique. Éducatifs. . Elle est chercheuse en productivité - PQ-2 CNPq et professeure de temps complet dans le programme de troisième cycle en éducation (maestrie et doctorat) de l'Université de Vale do Itajaí, SC. Coordonner le Grupo de Investigación Observatorio de Políticas Educativas, en ce qui concerne les enquêtes subsidiées par le CNPq, la CAPES et la FAPESC et participer comme enquêteur invité au Laboratorio Observatorio de Practicas Escolares (OPE/UDESC) et au Grupo de Investigación Observatorio de Politiques éducatives spéciales. Éducation et inclusion éducative (ObEE/UFRRJ). Votre enquête est orientée vers deux ans de l'enquête : 1. Politiques d'éducation supérieure (prégrado et postgrado) ; 2. Politiques d'éducation spéciales du point de vue de l'éducation inclusive.

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Publié-e

2025-12-23

Numéro

Rubrique

Artigos (fluxo contínuo)