O uso da matriz de comunicação na educação: compreendendo e avaliando a linguagem de pessoas com necessidades complexas de comunicação
DOI :
https://doi.org/10.5935/2238-1279.2025v220033Mots-clés :
matriz de comunicação, dispositivo gerador de fala, comunicação aumentativa e alternativa, autismo, inclusãoRésumé
A comunicação humana é composta por signos linguísticos organizados a partir de determinadas convenções e podem variar de acordo com o tempo e grupo social. Crianças com autismo ou transtornos do neurodesenvolvimento podem apresentar dificuldades acentuadas na sua linguagem e comunicação. Baseado nisso, buscou-se investigar os efeitos do uso do dispositivo gerador de fala na comunicação de crianças com autismo com necessidades complexas de comunicação em atividades lúdico-pedagógicas. Foram acompanhadas três crianças com idades entre 5 e 9 anos, cada uma em um ambiente: espaço terapêutico, escolar e residencial. A metodologia utilizada foi o delineamento de pesquisa quase experimental intra-sujeito A-B. A questão que norteou o estudo foi como usar a Matriz de Comunicação para identificar e compreender os comportamentos comunicativos utilizados por cada criança. Este artigo tem por objetivo apresentar e refletir sobre o uso deste instrumento como um dos principais recursos de avaliação utilizados nesta pesquisa. Os resultados apontaram que a matriz pode auxiliar não apenas na compreensão da forma como a pessoa se comunica, mas principalmente, nas estratégias que podem ser desenvolvidas por profissionais, inclusive oferecendo suporte para a estruturação de atividades nos diversos ambientes sociais.
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