The use of the communication matrix in education: understanding and assessing the language of people with complex communication needs

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.2025v220033

Keywords:

matriz de comunicação, dispositivo gerador de fala, comunicação aumentativa e alternativa, autismo, inclusão

Abstract

Human communication is made up of linguistic signs organized based on certain conventions and can vary according to time and social group. Children with autism or neurodevelopmental disorders may experience marked difficulties in their language and communication. Based on this, we sought to investigate the effects of using a speech-generating device on the communication of children with autism with complex communication needs in recreational-pedagogical activities. Three children aged between 5 and 9 years were monitored, each in a different environment: therapeutic, school and residential space. The methodology used was the intra-subject A-B quasi-experimental research design. The question that guided the study was how to use the Communication Matrix to identify and understand the communicative behaviors used by each child. This article aims to present and reflect on the use of this instrument as one of the main assessment resources used in this research. The results showed that the matrix can help not only in understanding the way a person communicates, but mainly in the strategies that can be developed by professionals, including offering support for structuring activities in different social environments.

Author Biographies

Fabiana Ferreira do Nascimento, Secretaria Municipal de Duque de Caxias (SMDC)

Doutora em Educação (Linha Educação Inclusiva e Processos Educacionais) PROPED/UERJ. Mestre em Ensino da Educação Básica pelo PPGEB-CAP/UERJ (2017). Possui graduação em Pedagogia pela UFRJ (2003). Especialização em Psicopedagogia, Educação Infantil e Educação Especial pela UCAM; e Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ. Atualmente é Pedagoga do Projeto AIPEN - Enfermagem/UERJ e Professora do Atendimento Educacional Especializado do Município de Duque de Caxias/RJ. Possui artigos publicados em revistas cientificas e livro na área de Ensino, Educação, Educação e Saúde, Acessibilidade, Recursos Tecnológicos e Educação Especial (Pedagogia Hospitalar e Autismo).

Mara Reis Monteiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Fonoaudióloga, Mestre e doutora em Educação. Autora de diversas publicações nas áreas de linguagem, ensino e aprendizagem de pessoas com deficiências e transtornos de aprendizagem ou desenvolvimento, mais especificamente abordando os temas Alfabetização e Letramento, Tecnologia Assistiva, Tecnologias da Comunicação e da Informação, Deficiência intelectual, Transtornos do Espectro do Autismo e Transtornos de aprendizagem.

Catia Crivelenti de Figueiredo Walter, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduação em Fonoaudiologia - USC-Bauru (1985), possui mestrado e doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela UFSCar-PPGEEs (2000 e 2006). Pós doutorado em Educação - projeto em Comunicação em Comunicação Alternativa (PROPED-UERJ). É professora Associada do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada e do Programa de Pós Graduação em Educação (PROPED) na linha de pesquisa em Educação Inclusiva e Processos Educacionais. Atualmente é bolsista procientista UERJ (desde 2015) e CIENTISTA DO NOSSO ESTADO FAPERJ (desde 2021).Docente no Curso de Pedagogia presencial e à distância (CEDERJ) da Faculdade de Educação e das Licenciaturas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Líder do grupo de pesquisa CNPq - COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA ALUNOS SEM FALA ARTICULADA e coordenadora do Laboratório de Tecnologia Assistiva/Comunicação Alternativa - LATECA - PROPED-UERJ. Foi professora Visitante na University of Central Florida de janeiro a julho de 2019 com bolsa CAPES (PVE). Atua como pesquisadora e orientadora no grupo de pesquisa em Linguagem e Comunicação Alternativa do ProPEd-UERJ. É fundadora e conselheira do Centro Ann Sullivan do Brasil de Ribeirão Preto e assessora de projetos do Instituto JNG (RJ). Tem experiência na área de fonoaudiologia clínica e Educação Especial, com ênfase em formação acadêmica, docência, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e avaliação de linguagem, educação especial, Transtorno do Espectro Autista, pessoas com deficiência intelectual, paralisia cerebral, distúrbios de linguagem, técnicas de ensino especializado, PECS-Adaptado, comunicação alternativa e capacitação de familiares e de professores do ensino regular e especial. É membro associado da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica do INEP. Atualmente é Council Chair da International Society for Augmentative and Alternative Communication - ISAAC (2024-2026) e faz parte do Comitê Cientifico da ISAAC-Brasil, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial ABPEE) e membro afiliada internacional da American Speech-Language-Hearing Association (ASHA).

References

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Published

2025-11-29

Issue

Section

Artigos (fluxo contínuo)