El uso de la matriz de comunicación en educación: compreendiendo y evaluando el lenguaje de las personas con necesidades de comunicación complejas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.2025v220033

Palabras clave:

matriz de comunicação, dispositivo gerador de fala, comunicação aumentativa e alternativa, autismo, inclusão

Resumen

La comunicación humana se compone de signos lingüísticos organizados según ciertas convenciones y puede variar según la época y el grupo social. Los niños con autismo o trastornos del desarrollo neurológico pueden tener dificultades agudas con el lenguaje y la comunicación. Con base en esto, buscamos investigar los efectos del uso del dispositivo generador de voz en la comunicación de niños con autismo con necesidades de comunicación complejas en actividades lúdico-pedagógicas. Se realizó el seguimiento de tres niños de entre 5 y 9 años, cada uno en un entorno diferente: espacio terapéutico, escuela y residencial. La metodología utilizada fue el diseño de investigación cuasiexperimental intra-sujeto A-B. La pregunta que guió el estudio fue cómo utilizar la Matriz de Comunicación para identificar y comprender las conductas comunicativas de cada niño. Este artículo busca presentar y reflexionar sobre el uso de este instrumento como uno de los principales recursos de evaluación utilizados en esta investigación. Los resultados mostraron que la matriz puede ayudar no sólo en la comprensión de cómo una persona se comunica, sino principalmente en las estrategias que pueden desarrollar los profesionales, incluyendo el ofrecimiento de apoyo para la estructuración de actividades en diferentes entornos sociales.

Biografía del autor/a

Fabiana Ferreira do Nascimento, Secretaria Municipal de Duque de Caxias (SMDC)

Doutora em Educação (Linha Educação Inclusiva e Processos Educacionais) PROPED/UERJ. Mestre em Ensino da Educação Básica pelo PPGEB-CAP/UERJ (2017). Possui graduação em Pedagogia pela UFRJ (2003). Especialização em Psicopedagogia, Educação Infantil e Educação Especial pela UCAM; e Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ. Atualmente é Pedagoga do Projeto AIPEN - Enfermagem/UERJ e Professora do Atendimento Educacional Especializado do Município de Duque de Caxias/RJ. Possui artigos publicados em revistas cientificas e livro na área de Ensino, Educação, Educação e Saúde, Acessibilidade, Recursos Tecnológicos e Educação Especial (Pedagogia Hospitalar e Autismo).

Mara Reis Monteiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Fonoaudióloga, Mestre e doutora em Educação. Autora de diversas publicações nas áreas de linguagem, ensino e aprendizagem de pessoas com deficiências e transtornos de aprendizagem ou desenvolvimento, mais especificamente abordando os temas Alfabetização e Letramento, Tecnologia Assistiva, Tecnologias da Comunicação e da Informação, Deficiência intelectual, Transtornos do Espectro do Autismo e Transtornos de aprendizagem.

Catia Crivelenti de Figueiredo Walter, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduação em Fonoaudiologia - USC-Bauru (1985), possui mestrado e doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela UFSCar-PPGEEs (2000 e 2006). Pós doutorado em Educação - projeto em Comunicação em Comunicação Alternativa (PROPED-UERJ). É professora Associada do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada e do Programa de Pós Graduação em Educação (PROPED) na linha de pesquisa em Educação Inclusiva e Processos Educacionais. Atualmente é bolsista procientista UERJ (desde 2015) e CIENTISTA DO NOSSO ESTADO FAPERJ (desde 2021).Docente no Curso de Pedagogia presencial e à distância (CEDERJ) da Faculdade de Educação e das Licenciaturas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Líder do grupo de pesquisa CNPq - COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA ALUNOS SEM FALA ARTICULADA e coordenadora do Laboratório de Tecnologia Assistiva/Comunicação Alternativa - LATECA - PROPED-UERJ. Foi professora Visitante na University of Central Florida de janeiro a julho de 2019 com bolsa CAPES (PVE). Atua como pesquisadora e orientadora no grupo de pesquisa em Linguagem e Comunicação Alternativa do ProPEd-UERJ. É fundadora e conselheira do Centro Ann Sullivan do Brasil de Ribeirão Preto e assessora de projetos do Instituto JNG (RJ). Tem experiência na área de fonoaudiologia clínica e Educação Especial, com ênfase em formação acadêmica, docência, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e avaliação de linguagem, educação especial, Transtorno do Espectro Autista, pessoas com deficiência intelectual, paralisia cerebral, distúrbios de linguagem, técnicas de ensino especializado, PECS-Adaptado, comunicação alternativa e capacitação de familiares e de professores do ensino regular e especial. É membro associado da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica do INEP. Atualmente é Council Chair da International Society for Augmentative and Alternative Communication - ISAAC (2024-2026) e faz parte do Comitê Cientifico da ISAAC-Brasil, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial ABPEE) e membro afiliada internacional da American Speech-Language-Hearing Association (ASHA).

Citas

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Publicado

2025-11-29

Número

Sección

Artigos (fluxo contínuo)