Educação Alimentar e Nutricional nas escolas: garantia do Direito Humano à alimentação adequada
guaranteeing the Human Right to adequate food
Mots-clés :
educação alimentar e nutricional, segurança alimentar e nutricional, direito à alimentação, colonialidade alimentar, participação comunitáriaRésumé
Na América Latina, a insegurança alimentar e nutricional tem aumentado desde a pandemia da Covid-19, destacando a importância de projetos de Educação Alimentar e Nutricional para promover acesso a alimentos saudáveis e combater a fome. Este artigo objetiva analisar as contribuições dos projetos de Educação Alimentar e Nutricional para mitigar essa problemática na rede pública de ensino de Araranguá, Santa Catarina. Os procedimentos metodológicos foram: a aplicação de questionários para levantamento de dados e mapeamento dos projetos nas escolas; e entrevistas com educadoras, para entender melhor as práticas adotadas, o que contribuiu para identificar os principais fatores de sucesso e desafios dos projetos analisados. A análise qualitativa dos dados permitiu discutir três categorias: segurança alimentar e nutricional, práticas pedagógicas e envolvimento da comunidade escolar. Os resultados destacam o potencial das práticas de educação alimentar nas escolas para fortalecer a segurança alimentar, especialmente com engajamento da comunidade.
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