Literatura no ensino de História para quê?
Mots-clés :
Ensino, História, LiteraturaRésumé
Esse artigo tem como objetivo promover um debate sobre a articulação entre literatura e ensino de História. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica. A partir dos textos teóricos o artigo traz algumas contribuições acerca da temática proposta. No campo literário, o artigo recorre a autores como Compagnon (2009), Candido (2002; 2012), Franchetti (2009) e Bakhtin (2011; 2017). O suporte teórico da área de História vem de autores como Bloch (2002), Febvre (2011), Chartier (1990), Koselleck (2007; 2014) e Rüsen (2015). As reflexões apresentadas enfatizam a relevância da interdisciplinaridade entre História e Literatura, embasada na concepção da História como um contínuo diálogo entre diferentes períodos e na capacidade singular da Literatura em capturar a essência e nuances de uma determinada era. Essa abordagem, ao desafiar preconceitos disciplinares e fomentar uma visão unificada do conhecimento, concorre para o desenvolvimento de uma consciência histórica mais enriquecedora e abrangente.
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