Literature in History teaching for what?

Authors

Keywords:

Ensino, História, Literatura

Abstract

Este artículo tiene como objetivo promover un debate sobre la articulación entre la literatura y la enseñanza de la Historia. La metodología utilizada es la revisión bibliográfica. A partir de los textos teóricos, el artículo aporta algunos aportes sobre el tema propuesto. En el campo literario, el artículo utiliza autores como Compagnon (2009), Candido (2002; 2012), Franchetti (2009) y Bakhtin (2011; 2017). El sustento teórico del área de Historia proviene de autores como Bloch (2002), Febvre (2011), Chartier (1990), Koselleck (2007; 2014) y Rüsen (2015). Las reflexiones presentadas enfatizan la relevancia de la interdisciplinariedad entre la Historia y la Literatura, basada en la concepción de la Historia como un diálogo continuo entre diferentes épocas y en la capacidad única de la Literatura para captar la esencia y los matices de una época determinada. Este enfoque, al desafiar los prejuicios disciplinarios y fomentar una visión unificada del conocimiento, contribuye al desarrollo de una conciencia histórica más enriquecedora y comprensiva.

Author Biographies

Letícia Queiroz de Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Educação e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Docente efetiva do Instituto Federal do Espírito Santo - campus Vitória, onde atua nos mestrados profissionais em Letras e Humanidades e na graduação em Letras - Português (presencial e a distância).

Luiz de Souza Porto Coêlho, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Mestrando em Ensino de Humanidades no Ifes – Vitória, na linha de formação de professores. Graduado em Filosofia pela Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo (2012) e em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Atualmente é professor de História na Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo e na Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha - ES. Áreas de interesse: teoria e metodologia do Ensino de História; totalitarismo; autoritarismo; Segunda Guerra Mundial; Literatura de Testemunho; cotidiano, cultura e sexualidade.

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Published

2025-12-08

Issue

Section

Artigos (fluxo contínuo)