Literatura na escola: questões sobre práxis literária docente

Autores

  • Letícia Queiroz de Carvalho Instituto Federal do ES
  • Erineu Foerste Universidade Federal do Espí­rito Santo - Ufes
  • Bernd Fichtner Universití¤t Siegen (Siegener Zentrumfí¼r Kindheit

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a leitura literária na escola. Problematiza o trabalho docente a partir de dados qualitativos (FICHTNER et al., 2020). Beneficia-se de entrevistas e observações, com as quais discute como a leitura literária pode contribuir para a formação de leitores crí­ticos e emancipados (LEAHY-DIOS, 2000; SOARES, 2003). Entretanto, acrescenta ao núcleo dessa discussão como a escolarização inadequada da literatura desafia a formação do professor, para se produzir a "revolutioní¤re Praxis" no currí­culo. Palavras-chave: Escola. Literatura. Professor. Práxis.

Biografia do Autor

Letícia Queiroz de Carvalho, Instituto Federal do ES

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Educação e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espí­rito Santo (Ufes). Docente efetiva do Instituto Federal do Espí­rito Santo - campus Vitória, onde atua nos mestrados profissionais em Letras e Humanidades e na graduação em Letras - Português (presencial e a distância).

Erineu Foerste, Universidade Federal do Espí­rito Santo - Ufes

Graduou-se na Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos em 1984 (UNISINOS). Pós-graduou-se no mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás em 1996 (UFG), no doutorado em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2002 (PUC-Rio) e pós-doutorado na Erziehungswissenschaftliche Fakultí¤t da Universtí¤t-Siegen na Alemanha (UNISIEGEN) em 2011. Foi Professor Visitante no Institut fí¼r Romanistik da Justus Liebig Universití¤t-GieíŸen na Alemanha (UNI-GieíŸen), na Kulturwissenschaftliche Fakultí¤t da Europa-Universití¤t-Viadriana Frankfurt Oder na Alemanha (EUV-Frankfurt Oder), na Erziehungswissenschaftliche Fakultí¤t da Universití¤t-Siegen na Alemanha (UNISIEGEN), na Universití  degli Studi di Sassari na Itália (UNISS). É Professor Associado de Tempo de Dedicação Exclusiva (DE) da Universidade Federal do Espí­rito Santo (UFES). Está vinculado ao Departamento de Linguagens, Culturas e Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espí­rito Santo (DLCE/CE/UFES), em que realiza projetos de ensino-pesquisa-extensão no Curso de Letras. É membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espí­rito Santo (PPGE/UFES). Fundou e lidera o Grupo de Pesquisa (CNPq) Culturas, Parcerias e Educação do Campo. Fundador e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação do Campo, da Cidade e Educação Social (NEPECES). Coordena o Programa de Educação do Campo/UFES.

Bernd Fichtner, Universití¤t Siegen (Siegener Zentrumfí¼r Kindheit

Possui doutorado em Pí¤dagogik pela Pí¤dagogische Hochschule Mí¼nster (1974). É livre docente pela Universidade de Siegen (1989). Atualmente é professor titular concursado da Universití¤t Siegen (Siegener Zentrumfí¼r Kindheits-, Jugend-und Biografiefor), sendo ainda colaborador junto í  Universidade Alanus de Arte e Sociedade. É Membro de corpo editorial da Kulturen des Lernens. Atua principalmente nos temas: Pesquisa qualitativa, Educação, Ensino e Aprendizagem, Pedagogia Social, Ciência Educacional, Teoria Educacional e Antropologia, além de Estudos sobre Walter Benjamin e Vigotski. Desenvolve pesquisa em parceria com Universidades estrangeiras, entre elas a pesquisa sobre os CEUs da cidade de São Paulo (Brasil), envolvendo a PMSP, a Universidade Presbiteriana Mackenzie e as Universidades de Siegen e Alanus. Foi diretor do primeiro curso de Doutorado Internacional em Educação (INEDD) ? International Education Doctorate - na Universidade de Siegen. Atua em parceria e colaboração interinstitucional com universidades brasileiras em Brasí­lia, Cuiabá, Juiz de Fora, Pelotas, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, tanto no desenvolvimento de projetos de pesquisa quanto como professor visitante. É ainda membro de vários grupos de pesquisa e estudos em Pedagogia Social no Brasil e Alemanha. Tem vários livros e artigos no campo da Pedagogia, da Educação Social, Arte e Cultura.

Downloads

Publicado

08-10-2022

Como Citar

de Carvalho, L. Q., Foerste, E., & Fichtner, B. (2022). Literatura na escola: questões sobre práxis literária docente. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(60), 112–134. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10653

Edição

Seção

Artigos