As tentativas de Fernand Deligny: um estudo teórico sobre a rede com crianças autistas

Autores

Palavras-chave:

Fernand Deligny, Autistas, Inclusão, Diferenças

Resumo

Na França, antes da introdução da noção de deficiência nas políticas públicas, a categoria “infância inadaptada” designava crianças e adolescentes considerados anormais ou desviantes. Fernand Deligny, educador francês do século XX, participou da constituição de tecnologias médico-jurídico-sociais voltadas para esses sujeitos, integradas às políticas educacionais entre as décadas de 1940 e 1960. Questionando a centralidade da linguagem verbal na definição do humano, Deligny buscou criar condições para o desenvolvimento criativo de inadaptados por meio de experimentações que chamou de tentativas. Interessado em sua experiência com crianças autistas e na escrita errática de seus textos, este estudo propõe uma compreensão teórica das noções de tentativa e rede em Deligny, explorando suas implicações no plano conceitual.

Biografia do Autor

Pedro Ferreira, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Graduado em psicologia, mestre e doutorando em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Andrea Wuo, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestre e doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SUP) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

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p. 147-165.

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Publicado

28-11-2025

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)