As Redes de Polí­ticas e a Teoria do Discurso: potências teórico-epistemológicas para leitura do movimento polí­tico-educacional na contemporaneidade

Autores

  • Rita de Cássia Prazeres Frangella
  • Ana Paula Carvalho
  • Bonnie Axer

Resumo

O presente texto visa destacar a potência teórico-epistemológica nas aproximações entre a perspectiva de redes de polí­ticas, desenvolvida por Stephen Ball, e a Teoria do Discurso, subsidiada nas discussões de Ernesto Laclau, para a leitura das polí­ticas educacionais no Brasil e na América Latina. A proposição desse entrecruzamento teórico-epistemológico visa destacar a riqueza fronteiriça entre essas duas concepções, que nos permite discutir o movimento polí­tico-educacional na sua complexidade e intenso dinamismo, inerente à contemporaneidade. Assim, discorreremos sobre as possibilidades de abordagem das redes de polí­ticas como redes de equivalência, de modo a problematizá-las no campo da discursividade, em que os sentidos polí­ticos estão sendo constantemente disputados e negociados, desestabilizando estruturas aparentemente fixas de poder. Palavras-chave: Polí­ticas educacionais. Redes de polí­ticas. Teoria do Discurso.

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Publicado

11-11-2019

Como Citar

Frangella, R. de C. P., Carvalho, A. P., & Axer, B. (2019). As Redes de Polí­ticas e a Teoria do Discurso: potências teórico-epistemológicas para leitura do movimento polí­tico-educacional na contemporaneidade. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 69–85. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6926

Edição

Seção

Temática dezembro