As Redes de Políticas e a Teoria do Discurso: potências teórico-epistemológicas para leitura do movimento político-educacional na contemporaneidade
Resumen
O presente texto visa destacar a potência teórico-epistemológica nas aproximações entre a perspectiva de redes de políticas, desenvolvida por Stephen Ball, e a Teoria do Discurso, subsidiada nas discussões de Ernesto Laclau, para a leitura das políticas educacionais no Brasil e na América Latina. A proposição desse entrecruzamento teórico-epistemológico visa destacar a riqueza fronteiriça entre essas duas concepções, que nos permite discutir o movimento político-educacional na sua complexidade e intenso dinamismo, inerente à contemporaneidade. Assim, discorreremos sobre as possibilidades de abordagem das redes de políticas como redes de equivalência, de modo a problematizá-las no campo da discursividade, em que os sentidos políticos estão sendo constantemente disputados e negociados, desestabilizando estruturas aparentemente fixas de poder. Palavras-chave: Políticas educacionais. Redes de políticas. Teoria do Discurso.Descargas
Publicado
2019-11-11
Cómo citar
Frangella, R. de C. P., Carvalho, A. P., & Axer, B. (2019). As Redes de Políticas e a Teoria do Discurso: potências teórico-epistemológicas para leitura do movimento político-educacional na contemporaneidade. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 69–85. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6926
Número
Sección
Temática dezembro