Salas de acolhimento do ProJovem: reflexões acerca do direito à educação
Resumo
Na ocasião em que a sociedade se mobiliza visando à institucionalização de espaços para receber crianças de famílias que trabalham e/ou estudam à noite, este artigo apresenta os resultados de pesquisa acerca do processo de implantação, em 2012, das chamadas salas de acolhimento para os filhos dos estudantes do ProJovem Urbano, demanda nacional desde o início do Programa, em 2005. A metodologia articula abordagens quantitativas e qualitativas, em estudo de caso no município de Itaboraí (RJ). Os resultados mostram que tais salas são instrumento de apoio bastante eficiente para a permanência dos jovens na escola, mas não se configuram a única solução para a evasão observada. A expectativa é que as recomendações aqui presentes subsidiem ações similares visando à permanência escolar, considerando a importância que esses equipamentos assumem para aqueles que são privados do direito à educação, por não terem com quem deixar seus filhos enquanto estudam. Palavras-chave: Direito à educação. Educação de jovens e adultos. Juventude. ProJovem Urbano. Salas de acolhimento.Downloads
Publicado
15-05-2020
Como Citar
Ferreira, R. G. da F., & Esteves, L. C. G. (2020). Salas de acolhimento do ProJovem: reflexões acerca do direito à educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(50), 343–371. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6070
Edição
Seção
Artigos