Salas de acolhimento do ProJovem: reflexões acerca do direito à educação

Autores/as

  • Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Luiz Carlos Gil Esteves Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumen

Na ocasião em que a sociedade se mobiliza visando à institucionalização de espaços para receber crianças de famí­lias que trabalham e/ou estudam à noite, este artigo apresenta os resultados de pesquisa acerca do processo de implantação, em 2012, das chamadas salas de acolhimento para os filhos dos estudantes do ProJovem Urbano, demanda nacional desde o iní­cio do Programa, em 2005. A metodologia articula abordagens quantitativas e qualitativas, em estudo de caso no municí­pio de Itaboraí­ (RJ). Os resultados mostram que tais salas são instrumento de apoio bastante eficiente para a permanência dos jovens na escola, mas não se configuram a única solução para a evasão observada. A expectativa é que as recomendações aqui presentes subsidiem ações similares visando à permanência escolar, considerando a importância que esses equipamentos assumem para aqueles que são privados do direito à educação, por não terem com quem deixar seus filhos enquanto estudam. Palavras-chave: Direito à educação. Educação de jovens e adultos. Juventude. ProJovem Urbano. Salas de acolhimento.

Biografía del autor/a

Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio, bolsista CAPES e Assistente de Pesquisa do Núcleo Juventude: polí­ticas públicas, processos sociais e educação da Unirio.

Luiz Carlos Gil Esteves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor e pesquisador da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2005) e mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1993). Graduado em Comunicação Social pelo Centro Unificado Profissional - CUP (1980) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1982). Possui experiência na área da Educação, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes campos: polí­ticas públicas, juventude, pesquisa e avaliação de programas governamentais, formação docente, educação básica e financiamento da educação.

Publicado

2020-05-15

Cómo citar

Ferreira, R. G. da F., & Esteves, L. C. G. (2020). Salas de acolhimento do ProJovem: reflexões acerca do direito à educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(50), 343–371. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6070

Número

Sección

Artigos