Mulheres e Meninas e as tecnologias digitais: o protagonismo feminino em websites

Autores

  • Rita Peixoto Migliora Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Carmen Irene Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Estudos sobre gênero e tecnologias digitais realizados no Brasil, na última década, indicam que as desigualdades de gênero impactam a inserção de mulheres nas carreiras tecnológicas, especialmente em informática e computação. Diante disso, um significativo número de mulheres vem criando coletivos e comunidades virtuais, voltados para o empoderamento de meninas e mulheres para atuação nessas áreas. Este artigo tem como objetivo observar como as relações entre técnica e representações de gênero são apresentadas pelas criadoras e autoras de três trabalhos: Mulheres na Tecnologia, Meninas Digitais (da Sociedade Brasileira de Computação) e RodAda Hacker, que abordam esta temática. Pretendemos descrever, analisar e discutir os conteúdos nas páginas e suas estratégias pedagógicas, e especialmente as relações apresentadas entre técnica e gênero a partir das imagens postadas pelas mulheres que criam e mantém ativas essas comunidades.

Biografia do Autor

Rita Peixoto Migliora, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988) e graduação em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Educação na PUC-Rio (2007), doutorado em Educação na PUC-Rio (2013) e pós-doutorado na UNIRIO (2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Mí­dia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, recepção, criança, mí­dias, significação e habilidades educacionais. Vice-coordenadora do GRUPEM - Grupo de Pesquisa em Educação e Mí­dia, da PUC-RIO e pesquisadora colaboradora do grupo de pesquisa Educação, discurso e mí­dia, coordenado pela ProfªGuaracira Gouvêa de Sousa da UNIRIO;

Carmen Irene Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Bacharelado e Licenciatura em Letras (Português-Francês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde foi bolsista IC/Faperj; IC/CNPq e Bolsista Aperfeiçoamento CNPq. Mestrado em Memória Social e Documento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense em convênio com o IBICT. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ? UNRIO, sendo Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIRIO). Pertence Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, cadastrado no CNPq. Também é, atualmente, Coordenadora de Educação a Distância e Coordenadora UAB/Unirio. Desenvolve pesquisas no âmbito da educação, nas temáticas de educação/cultura/divulgação cientí­fica; educação cientí­fica e imagens fixas e em movimento; memória e imagem, com discussões ancoradas nas relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Atualmente é Coordenadora de Educação a Distância e Coordenadora UAB da UNIRIO.

Publicado

22-02-2019

Como Citar

Migliora, R. P., & Oliveira, C. I. (2019). Mulheres e Meninas e as tecnologias digitais: o protagonismo feminino em websites. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(43), 396–418. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5904

Edição

Seção

Artigos