Mulheres e Meninas e as tecnologias digitais: o protagonismo feminino em websites

Authors

  • Rita Peixoto Migliora Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Carmen Irene Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Abstract

Estudos sobre gênero e tecnologias digitais realizados no Brasil, na última década, indicam que as desigualdades de gênero impactam a inserção de mulheres nas carreiras tecnológicas, especialmente em informática e computação. Diante disso, um significativo número de mulheres vem criando coletivos e comunidades virtuais, voltados para o empoderamento de meninas e mulheres para atuação nessas áreas. Este artigo tem como objetivo observar como as relações entre técnica e representações de gênero são apresentadas pelas criadoras e autoras de três trabalhos: Mulheres na Tecnologia, Meninas Digitais (da Sociedade Brasileira de Computação) e RodAda Hacker, que abordam esta temática. Pretendemos descrever, analisar e discutir os conteúdos nas páginas e suas estratégias pedagógicas, e especialmente as relações apresentadas entre técnica e gênero a partir das imagens postadas pelas mulheres que criam e mantém ativas essas comunidades.

Author Biographies

Rita Peixoto Migliora, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988) e graduação em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Educação na PUC-Rio (2007), doutorado em Educação na PUC-Rio (2013) e pós-doutorado na UNIRIO (2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Mí­dia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, recepção, criança, mí­dias, significação e habilidades educacionais. Vice-coordenadora do GRUPEM - Grupo de Pesquisa em Educação e Mí­dia, da PUC-RIO e pesquisadora colaboradora do grupo de pesquisa Educação, discurso e mí­dia, coordenado pela ProfªGuaracira Gouvêa de Sousa da UNIRIO;

Carmen Irene Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Bacharelado e Licenciatura em Letras (Português-Francês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde foi bolsista IC/Faperj; IC/CNPq e Bolsista Aperfeiçoamento CNPq. Mestrado em Memória Social e Documento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense em convênio com o IBICT. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ? UNRIO, sendo Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIRIO). Pertence Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, cadastrado no CNPq. Também é, atualmente, Coordenadora de Educação a Distância e Coordenadora UAB/Unirio. Desenvolve pesquisas no âmbito da educação, nas temáticas de educação/cultura/divulgação cientí­fica; educação cientí­fica e imagens fixas e em movimento; memória e imagem, com discussões ancoradas nas relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Atualmente é Coordenadora de Educação a Distância e Coordenadora UAB da UNIRIO.

Published

2019-02-22

How to Cite

Migliora, R. P., & Oliveira, C. I. (2019). Mulheres e Meninas e as tecnologias digitais: o protagonismo feminino em websites. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(43), 396–418. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5904

Issue

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Artigos