Mulheres e Meninas e as tecnologias digitais: o protagonismo feminino em websites
Resumen
Estudos sobre gênero e tecnologias digitais realizados no Brasil, na última década, indicam que as desigualdades de gênero impactam a inserção de mulheres nas carreiras tecnológicas, especialmente em informática e computação. Diante disso, um significativo número de mulheres vem criando coletivos e comunidades virtuais, voltados para o empoderamento de meninas e mulheres para atuação nessas áreas. Este artigo tem como objetivo observar como as relações entre técnica e representações de gênero são apresentadas pelas criadoras e autoras de três trabalhos: Mulheres na Tecnologia, Meninas Digitais (da Sociedade Brasileira de Computação) e RodAda Hacker, que abordam esta temática. Pretendemos descrever, analisar e discutir os conteúdos nas páginas e suas estratégias pedagógicas, e especialmente as relações apresentadas entre técnica e gênero a partir das imagens postadas pelas mulheres que criam e mantém ativas essas comunidades.Descargas
Publicado
2019-02-22
Cómo citar
Migliora, R. P., & Oliveira, C. I. (2019). Mulheres e Meninas e as tecnologias digitais: o protagonismo feminino em websites. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(43), 396–418. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5904
Número
Sección
Artigos