Influência da sociedade brasileira na educação contemporânea: gênese internacional e condicionantes históricos

Autores

Palavras-chave:

Educação, Sociedade Brasileira, Marcos Históricos, Equidade, Emancipação

Resumo

Este estudo busca investigar como a formação histórica da sociedade brasileira impactou a estrutura educacional contemporânea, analisando sua evolução desde a colonização até os desafios atuais, perpassando pela influência de estudos internacionais. Com a utilização de uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva e apoiada em fontes bibliográficas e documentais, foram examinadas as dinâmicas sociais, políticas e econômicas que moldaram a trajetória educacional do país. Os resultados evidenciam como políticas de austeridade e interesses econômicos internacionais contribuíram para a perpetuação de desigualdades estruturais, restringindo o acesso universal à educação como direito social. Apesar dos avanços impulsionados por movimentos sociais, permanecem barreiras significativas à consolidação de um sistema educacional equitativo e transformador. Conclui-se que estratégias inclusivas e investimentos públicos robustos são cruciais para superar desafios históricos e fortalecer a educação como eixo central para a promoção da emancipação social.

Biografia do Autor

Deuzilene Pereira da Cunha, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo PROFNIT/UFPI. Graduada em Pedagogia-Magistério e Licenciatura em Computação pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Atualmente, atua como Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Piauí e como professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEDUC-PI). Além disso, leciona matemática no ensino médio do Piauí e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Jairo de Carvalho Guimarães, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professor permanente e subcoordenador (2022-2025) do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) vinculado ao CCHL - Centro de Ciências Humanas e Letras (Teresina-PI). Doutorado em Educação (UFRJ); mestrado em Controladoria e Administração (UFC); especialização em Contabilidade e Planejamento Tributário (UFC); Graduação em Administração (FACE - Fortaleza). Atuou por 30 anos na iniciativa privada, em bancos e seguradoras. Atuou como gerente regional e gerente comercial, respectivamente, nas corretoras de seguros da CAIXA e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Há 10 (dez) anos é professor formador do PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores. Foi membro docente junto ao CEPEX e CONSUN pelo Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos) no período 2011/2012. Foi Coordenador do Curso de Administração do Campus Picos. Foi coordenador do Curso de Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS) em dois mandatos: julho de 2016 a julho de 2018 e de agosto de 2018 a agosto de 2020. Foi membro representante docente do CAFS junto ao CONSUN - Conselho Universitário, CEPEX - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, CAMEN - Câmara de Ensino, ligada à PREG - Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e CAMEX - Câmara de Extensão (PREXC). Foi, por 02 (dois) anos, presidente da CPAD - Comissão Própria de Avaliação Docente, setorial Floriano. Foi designado presidente da CPAD (Campus Floriano/UFPI) a partir de julho de 2023. Foi membro efetivo da CPA - Comissão Própria de Avaliação, setorial Floriano. Foi professor da Rede E-TEC por 2 (dois) anos, vinculado ao Colégio Técnico de Floriano, polo Guadalupe (PI). É membro do CAT - Comitê de Assessoramento Técnico Científico da PROPESQI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação. Foi, por 04 (quatro) anos, membro do Comitê Interno do PIBEX - Programa Institucional de Bolsas de Projetos e Programas de Extensão, vinculado à PREXC - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Foi Coordenador Acadêmico do Curso de Especialização (Lato Sensu) em Gestão de Pequenas e Médias Empresas (carga horária de 450 horas), turma I. Possui Projetos de Pesquisa em vigência. É o representante do Estado do Piauí junto à ANGRAD - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (biênio 2018-2019 e biênio 2020-2021). Atua como Elaborador de Itens para o BNI - Banco Nacional de Itens do ENADE (INEP-MEC) desde 2018. Foi membro titular do Conselho Curador (2019-2021) da FADEX - FUNDAÇÃO CULTURAL E DE FOMENTO À PESQUISA, ENSINO, EXTENSÃO E INOVAÇÃO. Desde 2018 é parecerista de trabalhos submetidos ao SEMEAD (PPGA/FEA/USP). Desde 2016 é parecerista de trabalhos submetidos ao ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, promovido pela ANGRAD. É Coordenador do tema 2 – Empreendedorismo, Startups e Inovação do ENANGRAD 2023. É líder de tema do EGEPE. É líder de tema do EIGEDIN. É líder do tema 11 – Educação para o Empreendedorismo na divisão ITE – Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, triênio 2022-2024 da ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração. É moderador de sessões científicas do ENANGRAD, EIGEDIN, ENGEMA. Foi editor adjunto do dossiê Políticas Públicas de Estímulo ao Empreendedorismo, publicado pela RELISE - Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo. Foi Coordenador de Estágio Obrigatório (2020-2021) do Curso de Administração do CAFS/UFPI, reconduzido por mais um ano (2021-2022). É membro efetivo da ANPAD e da ANEGEPE. Realiza pesquisas no campo do Empreendedorismo (econômico, social, institucional e educacional); Gestão Ambiental e Sustentabilidade; Currículo; Competências Docentes; Relações do Trabalho; Motivação, Gestão de Pessoas, Gestão e Políticas Públicas; Educação, Estado e Sociedade; Transformações Sociais; Capitalismo e Políticas Públicas; Direitos Sociais e Cidadania. Bolsista de Produtividade CNPq (2024-2027).

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Publicado

29-11-2025

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)